Coluna Minas Gerais
Triângulo entre os maiores produtores
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Triângulo entre os maiores produtores
Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se consolidaram como líderes na produção agrícola nacional. Segundo dados recentes do IBGE, municípios como Uberaba, Patrocínio, Perdizes e Rio Paranaíba alcançaram o topo do ranking em diversas culturas, incluindo cana-de-açúcar, café, batata-inglesa, alho e abacate. A força da região é visível em várias monoculturas. Na cana-de-açúcar, Minas Gerais ocupa a segunda posição nacional, com 11% da produção. Uberaba é o grande destaque, sendo o maior produtor do Brasil. Já a batata-inglesa tem sua maior produção no país em Perdizes, cidade mineira que responde por 34,3% do total nacional. (Regionalzão – Uberlândia)
Prefeito terá de exonerar parentes
O Ministério Público de Minas Gerais expediu recomendação para que o prefeito de Córrego Novo, Elon Ferrari, exonere em até 15 dias, todos os parentes dele da prefeitura. Deverão ser demitidas uma tia da esposa do prefeito, o sogro dele, uma irmã e a irmã do vice-prefeito. De acordo com o MP, servidores com relação de parentesco até o terceiro grau foram nomeados em cargos em comissão, contrariando o disposto no artigo 18 da Lei Orgânica do município. (Jornal dos Vales)
Viçosa quer 120 milhões do Finisa
A Prefeitura de Viçosa encaminhou à Câmara Municipal o Projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito de até R$ 120 milhões na Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Caso seja aprovado pelos vereadores, o valor representará uma das maiores operações de crédito já realizadas pelo município. Segundo o Executivo, a proposta visa ampliar a capacidade de investimento da administração municipal. (Folha da Mata – Viçosa)
Ipatinga vai monitorar veículos
O governo de Ipatinga avança em mais uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Nesta fase, estão sendo instalados modernos equipamentos de monitoramento nas principais vias da cidade, que passam a realizar a contagem contínua e em tempo real do fluxo de veículos. O novo sistema permite precisão maior nos dados, fornecendo informações atualizadas a todo momento sobre o tráfego. Esses registros serão fundamentais para embasar diagnósticos e orientar as soluções de mobilidade a curto, médio e longo prazo. (Diário do Aço)
Prêmio tem recorde de inscrições
A Região do Cerrado Mineiro vive um momento histórico. O 13º Prêmio Região do Cerrado registrou 714 inscrições de amostras de café, maior número já alcançado em todas as edições. O resultado supera as 547 inscrições do ano passado e consolida o Prêmio como uma das mais relevantes iniciativas de valorização da cafeicultura brasileira. As inscrições se distribuíram entre quatro categorias: 272 amostras no Café Natural, 105 no Cereja Descascado, 207 no Fermentado e 130 na inédita Doce Cerrado Mineiro, que estreia este ano para premiar os cafés mais doces e típicos da região. (Jornal de Patrocínio)
Formiga quer cadastrar ambulantes
A Prefeitura de Formiga divulgou uma orientação sobre a legalização dos ambulantes no município. Segundo ela, a lei 5.212, que existe desde 2017, exige o registro desses profissionais junto ao Executivo. Para trabalhar de forma legalizada e tranquila como ambulante, o primeiro passo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Para isso, basta apresentar a documentação necessária e garantir o espaço de trabalho dentro da lei. Com o cadastro, o ambulante trabalhará com mais tranquilidade e dignidade; evitará multas e apreensão de mercadorias e contribuirá para uma cidade mais organizada e justa. A iniciativa também beneficia a população, que terá mais segurança e conforto”, ressaltou a Prefeitura. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/prefeitura-orienta-sobre-legalizacao-de-ambulantes-em-formiga
Coluna Minas Gerais
Municípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
AMM | Divulgação
Gestores e equipes municipais têm até o dia 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos inovadores no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de dezembro, contemplando quatro eixos da administração pública municipal: Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde.
A premiação é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) e tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras, que contribuam para uma gestão pública mais eficiente e para a melhoria da qualidade de vida da população.
O Prêmio AMM de Boas Práticas busca demonstrar que é possível inovar no âmbito da gestão municipal, transformando políticas públicas bem-sucedidas em instrumentos de uma administração moderna, orientada por resultados e focada no desenvolvimento dos municípios.
As inscrições devem ser realizadas pelo hotsite do Prêmio de Boas Práticas, onde também está disponível o regulamento completo.
Clique aqui para acessar.
Poderão participar do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal apenas os municípios filiados à AMM que estejam com as mensalidades em dia até o último dia de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição.
Os vencedores serão anunciados durante cerimônia especial no 41º Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado em maio de 2026. Além do reconhecimento, as prefeituras premiadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, inspirando outras gestões municipais.
│ “O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal reforça o compromisso dos nossos gestores com a inovação, a transparência e a eficiência na administração pública. Ao longo dos anos, acompanhei de perto o impacto transformador que iniciativas bem planejadas geram na vida das pessoas, inclusive em Patos de Minas, que já recebeu esse reconhecimento algumas vezes. Como presidente da AMM, acredito que cada edição do prêmio inspira prefeitos e equipes a compartilhar soluções que fazem diferença no dia a dia da população. Que esse reconhecimento continue estimulando boas ideias, fortalecendo a gestão pública e valorizando quem trabalha, com dedicação, para melhorar a vida dos mineiros.”
Cronograma
-
Inscrição e candidatura: de 02/12/2025 a 24/02/2026
-
Avaliação dos projetos: de 25/02/2026 a 13/03/2026
-
Contato e visita às prefeituras selecionadas: de 16/03/2026 a 20/03/2026
-
Visita técnica in loco: de 23/03/2026 a 17/04/2026
-
Cerimônia de premiação: durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios
Conheça os eixos
Assistência Social
Visa premiar os municípios que atuaram na melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo proteção social a indivíduos, famílias e comunidades, por meio do combate à pobreza, à exclusão social e às contingências sociais.
Cultura
Premia municípios que desenvolveram ações culturais diversificadas, utilizaram praças e espaços públicos para atividades culturais, priorizaram o audiovisual e aplicaram recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, valorizando e fortalecendo a cultura local.
Esporte
Reconhece iniciativas que ampliaram o acesso à prática esportiva, com campeonatos em diferentes categorias, uso de espaços públicos de lazer e incentivo ao esporte para a terceira idade.
Saúde
Destaca práticas da gestão municipal voltadas à melhoria da qualidade da assistência, da gestão e da implementação de políticas públicas no SUS, com potencial de replicação em outros municípios.
Avaliação
A atribuição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal será feita por uma Comissão Avaliativa, composta por representantes da AMM, de órgãos do Governo Estadual e de instituições acadêmicas ou parceiras, todos com experiência em gestão pública municipal.
│ “Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, sendo responsáveis por analisar minuciosamente o processo de implantação e execução das práticas apresentadas. Essa avaliação é baseada nas informações fornecidas nos projetos, exigindo um olhar técnico, crítico e aprofundado”, explica o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy.
│ “É fundamental garantir o cumprimento rigoroso dos critérios estabelecidos, bem como a coerência, a imparcialidade e a integridade do processo de avaliação, respeitando eventuais conflitos de interesse e assegurando a credibilidade da seleção”, completa.
Sobre o Prêmio
Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal integra a missão da AMM de impulsionar uma administração pública mais eficiente, ao incentivar a divulgação de iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas por municípios de todas as regiões de Minas Gerais.
Promovido anualmente, o prêmio destaca gestões que adotaram soluções inovadoras e eficazes, contribuindo para a modernização e a melhoria dos serviços públicos.
A AMM permanece à disposição para orientar os municípios interessados, garantindo o atendimento a todos os critérios do regulamento.
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (31) 2125-2400 – Opção 16 – Prêmio AMM
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPrefeito vai vetar aumento dos vereadores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJornada Pedagógica qualifica instrutores e fortalece a educação no meio rural
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásOuro Preto ganha parque tecnológico
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJF emite 100 mil identidades



