Coluna Minas Gerais

Triângulo entre os maiores produtores

Publicados

em

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Triângulo entre os maiores produtores 

Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se consolidaram como líderes na produção agrícola nacional. Segundo dados recentes do IBGE, municípios como Uberaba, Patrocínio, Perdizes e Rio Paranaíba alcançaram o topo do ranking em diversas culturas, incluindo cana-de-açúcar, café, batata-inglesa, alho e abacate. A força da região é visível em várias monoculturas. Na cana-de-açúcar, Minas Gerais ocupa a segunda posição nacional, com 11% da produção. Uberaba é o grande destaque, sendo o maior produtor do Brasil. Já a batata-inglesa tem sua maior produção no país em Perdizes, cidade mineira que responde por 34,3% do total nacional. (Regionalzão – Uberlândia)

https://regionalzao.com.br/agro/triangulo-mineiro-e-alto-paranaiba-despontam-entre-os-maiores-produtores-agricolas-do-pais/

Prefeito terá de exonerar parentes

O Ministério Público de Minas Gerais expediu recomendação para que o prefeito de Córrego Novo, Elon Ferrari, exonere em até 15 dias, todos os parentes dele da prefeitura. Deverão ser demitidas uma tia da esposa do prefeito, o sogro dele, uma irmã e a irmã do vice-prefeito. De acordo com o MP, servidores com relação de parentesco até o terceiro grau foram nomeados em cargos em comissão, contrariando o disposto no artigo 18 da Lei Orgânica do município. (Jornal dos Vales)

Leia Também:  Mais produtores serão legalizados por meio do Projeto Queijo Minas Legal

https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/57980/ministerio-publico-recomenda-prefeito-elon-ferrari-exonere-os-parentes-da-prefeitura

Viçosa quer 120 milhões do Finisa

A Prefeitura de Viçosa encaminhou à Câmara Municipal o Projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito de até R$ 120 milhões na Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Caso seja aprovado pelos vereadores, o valor representará uma das maiores operações de crédito já realizadas pelo município. Segundo o Executivo, a proposta visa ampliar a capacidade de investimento da administração municipal. (Folha da Mata – Viçosa)

https://www.folhadamata.com.br/pmv-planeja-contratacao-de-credito-de-r-120-milhoes-para-13-acoesnomunicipio

Ipatinga vai monitorar veículos

O governo de Ipatinga avança em mais uma etapa da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Nesta fase, estão sendo instalados modernos equipamentos de monitoramento nas principais vias da cidade, que passam a realizar a contagem contínua e em tempo real do fluxo de veículos. O novo sistema permite precisão maior nos dados, fornecendo informações atualizadas a todo momento sobre o tráfego. Esses registros serão fundamentais para embasar diagnósticos e orientar as soluções de mobilidade a curto, médio e longo prazo. (Diário do Aço)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0127805-administracao-de-ipatinga-instala-cameras-para-contagem-de-veiculos

Prêmio tem recorde de inscrições

A Região do Cerrado Mineiro vive um momento histórico. O 13º Prêmio Região do Cerrado registrou 714 inscrições de amostras de café, maior número já alcançado em todas as edições. O resultado supera as 547 inscrições do ano passado e consolida o Prêmio como uma das mais relevantes iniciativas de valorização da cafeicultura brasileira. As inscrições se distribuíram entre quatro categorias: 272 amostras no Café Natural, 105 no Cereja Descascado, 207 no Fermentado e 130 na inédita Doce Cerrado Mineiro, que estreia este ano para premiar os cafés mais doces e típicos da região. (Jornal de Patrocínio)

Leia Também:  Wilson Lima lamenta morte de Amazonino: "Maiores líderes da história"

https://www.jornaldepatrocinio.com/recorde-historico-13a-edicao-do-premio-regiao-do-cerrado-mineiro-tem-714-inscricoes

Formiga quer cadastrar ambulantes

A Prefeitura de Formiga divulgou uma orientação sobre a legalização dos ambulantes no município. Segundo ela, a lei 5.212, que existe desde 2017, exige o registro desses profissionais junto ao Executivo. Para trabalhar de forma legalizada e tranquila como ambulante, o primeiro passo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Para isso, basta apresentar a documentação necessária e garantir o espaço de trabalho dentro da lei. Com o cadastro, o ambulante trabalhará com mais tranquilidade e dignidade; evitará multas e apreensão de mercadorias e contribuirá para uma cidade mais organizada e justa. A iniciativa também beneficia a população, que terá mais segurança e conforto”, ressaltou a Prefeitura. (O Pergaminho – Formiga)

https://www.opergaminho.com.br/prefeitura-orienta-sobre-legalizacao-de-ambulantes-em-formiga

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Utilização de drones no campo avança no Norte de Minas

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Tecnologia, sustentabilidade e aumento da produtividade. Essa união tem levado cada vez mais produtores rurais a buscarem capacitação para operar drones em áreas rurais. As aeronaves facilitam o mapeamento de áreas, controle de pragas e planejamento das atividades rurais.

Somente neste ano, até setembro, mais de 500 produtores rurais do Norte de Minas participaram de cursos ofertados pelo Sistema Faemg Senar, número que já supera em 12% o total realizado em 2024.

Fabrício Viana, produtor rural em Januária, atua com pimentas e tomates para exportação e tem visto os drones como ferramenta indispensável para o planejamento dos negócios.

“O uso do drone fez diminuir mais de 50% do volume de aplicações e da quantidade de produtos usados, preservando mais a nossa biota. O drone tem a capacidade de atuar no momento que o solo não permitiria a entrada do pulverizador via trator, evitando perda de produtividade”, explicou Fabrício Viana.

Ele participou do curso avançado de “Pulverização de Defensivos Agrícolas”. Outras modalidades muito procuradas são “Operador de Aeronaves – Operações Básicas” e “Mapeamento e Interpretação Agronômica de Imagens”, esta última essencial para Fernando Henrique Ribeiro Júnior, produtor de pecuária de corte em Janaúba.

“Com mais de 200 animais no plantel e três fazendas, adotei a tecnologia para demarcação de terrenos, georreferenciamento, mapeamento de pragas nas pastagens e controle de animais. Na última terra adquirida, usei o drone para medir a área real e planejar o início do plantio, definindo as divisões de cercas”, contou Fernando Henrique.

Com turmas sempre cheias e percorrendo diversas cidades da região, os cursos incentivam que mais produtores iniciem a transição para novas tecnologias, aumentando a eficiência e sustentabilidade.

“Os resultados dos cursos são claros: os produtores aplicam a tecnologia com mais precisão, reduzem desperdício de insumos, evitam o amassamento de plantas, preservam o solo e alcançam maior sustentabilidade. Esse conhecimento transforma o manejo das propriedades, tornando a produção mais rentável e sustentável”, destaca Raphael Versiani, instrutor dos cursos de drones do Senar Minas.

Jean Fabrício Alves Ferreira, produtor de bananas e milho em Nova Porteirinha, também participou da capacitação.

Leia Também:  Acordo impulsiona reciclagem de carbono

“Cinco anos atrás fazíamos toda a pulverização manualmente, em áreas fracionadas ao longo da semana. Não conseguíamos combater as pragas de uma só vez. Com a eficiência do drone, agora é possível otimizar todo o processo”, relatou Jean Fabrício.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA