Coluna Minas Gerais
Turismo Rural: alternativa para vivenciar as tradições mineiras no Carnaval

FAEMG SENAR | Reprodução
Com a chegada do Carnaval, cresce a busca por experiências mais tranquilas e em contato com a natureza, longe da agitação dos grandes centros urbanos. O turismo rural tem se consolidado como uma excelente opção, proporcionando imersão na cultura local e no dia a dia do campo.
Em Minas Gerais, o setor tem se fortalecido com iniciativas de qualificação profissional, como o Programa de Agente de Turismo Rural, promovido pelo Sistema Faemg Senar. O curso capacita profissionais para desenvolver roteiros que destacam cultura, gastronomia e tradições regionais, impulsionando o turismo como alternativa socioeconômica sustentável.
“A qualificação no turismo rural fortalece a economia local, gera oportunidades de emprego e valoriza a cultura do campo. No Carnaval, essa modalidade se destaca como opção para quem busca tranquilidade e autenticidade, promovendo experiências enriquecedoras para os visitantes e benefícios para as comunidades”, afirma Marília Saraiva, analista técnica de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar. Nos últimos 10 anos, a instituição capacitou cerca de 6 mil pessoas no Programa de Agente de Turismo Rural e outros cursos formais na área de turismo.
Roteiros em Destaque
No Sul de Minas, o município de Pratápolis se destaca com o roteiro “Caminho das Frutas”, que inclui visitas a parreirais e fazendas para degustação de uvas, maracujás e produtos artesanais. Outra opção é o percurso “Sabores de Pratápolis”, que une natureza e gastronomia típica da região.
Em Poços de Caldas, roteiros foram desenvolvidos a partir do programa Agente de Turismo Rural. O “Caldas Milagrosas” oferece visitas a uma fábrica de farinha de milho, ao balneário com águas sulfurosas e a belas cachoeiras, além de experiências gastronômicas e artesanais. O passeio “Sabores e Saberes” inclui degustação de vinhos em parreirais, visita ao Pico do Gavião – um dos melhores locais para a prática de voo livre – e imersão na cultura da produção de azeite em olivais da região.
Na Zona da Mata, Juiz de Fora e Belmiro Braga contam com a “Rota dos Sentidos”, que proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer a produção de queijos artesanais e desvendar os segredos das abelhas em um meliponário, com direito à degustação de mel fresco, e experiências com óleos essenciais.
“A minha fonte de renda hoje vem do turismo rural. Há uns dois anos aproximadamente criamos a Rota dos Sentidos, depois do programa Agente de Turismo Rural do Senar Minas, e recebemos cerca de 300 pessoas por final de semana. Estamos nos preparando para receber turistas nesse Carnaval, com expectativa para cerca de 2500 pessoas ao longo dos quatro dias”, explicou o agente de turismo rural Alex Ferreira, de Juiz de Fora.


Coluna Minas Gerais
Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

FAEMG SENAR | Divulgação
Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina
Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.
“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”
Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.
“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.” – João Martins, presidente da CNA
Objetivos e temáticas
O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:
-
Tendências de consumo no Brasil e no exterior
-
Qualidade e padrões de carne para produtores
-
Carne do futuro e tecnologias de produção
-
Expectativas sobre o mercado do boi
-
Casos de sucesso na pecuária
-
Apresentação de cortes especiais
Perfis confirmados
Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:
-
João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)
-
Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg
-
Governador Romeu Zema (MG), convidado especial
-
Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
-
Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)
Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.
Importância regional e nacional
Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.
O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.
-
GERAL16 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia