Coluna Minas Gerais

Uberlândia tem 49 casos de tuberculose

Publicados

em

Foto: Agecom Bahia/DU

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Uberlândia tem 49 casos de tuberculose
Uberlândia já registrou 49 casos de tuberculose em 2025, conforme apontam dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS). No ano passado, a cidade registrou 278 notificações da doença. Apesar de ser uma das enfermidades mais antigas da humanidade, a tuberculose ainda representa um desafio global. Em Uberlândia, o SUS oferece o tratamento gratuitamente, preferencialmente no regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), em que um profissional de saúde supervisiona a administração dos medicamentos. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37721/uberlandia-ja-soma-49-casos-tuberculose-2025

Clube pode fechar em Guaxupé
O centenário Clube Guaxupé, tradicional espaço de lazer, cultura e convivência da cidade, poderá ter suas atividades encerradas. O motivo é o agravamento do déficit mensal enfrentado pela associação, que será tema central de uma Assembleia Geral Extraordinária convocada para o dia 8 de abril de 2025. Na pauta da Assembleia constam quatro itens, sendo o mais sensível deles a deliberação sobre o “destino da associação”, com três possíveis encaminhamentos: dissolução, fusão com outro clube ou continuidade mediante antecipação das eleições do Conselho e da Diretoria. (Revista Midia Brasil – Guaxupé)
https://www.revistamidiabrasil.com.br/post/clube-guaxup%C3%A9-pode-ser-fechado-assembleia-extraordin%C3%A1ria-discutir%C3%A1-futuro-da-associa%C3%A7%C3%A3o

Ipatinga faz censo do TEA
A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou o Projeto de Lei nº 041/2025, que atualiza o Programa “Censo de Pessoas Diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” e inclui pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e seus familiares no levantamento. A proposta, apresentada pelo vereador Elias da Fonte, atualiza um projeto original do vereador Avelino, apresentado no ano de 2021, com o objetivo de garantir a execução efetiva do censo, previsto, mas ainda não implementado pelo Executivo municipal. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/ipatinga-podera-mapear-populacao-com-tea-e-tdah-a-cada-quatro-anos/

Leia Também:  Fecomércio MG e deputados na luta para adiar pagamento do IPVA

Mineira expande fornecimento de energia
A Cemig SIM anunciou a expansão da sua operação para outras distribuidoras, iniciativa que faz parte do plano de investimento de R$3,5 bilhões até 2029. A empresa, que tem portfólio de capacidade instalada atual de 300 MWp operacionais, atua no segmento de minigeração fotovoltaica, na modalidade de energia solar remota (assinatura). Segundo a companhia, estudos de viabilidade operacional têm sido realizados em diferentes estados do País, com atenção especial para as regiões Sudeste e Centro-oeste, onde a presença da Energia Livre Cemig já é sólida. (Cidade Conecta – Belo Horizonte)
https://www.itatiaia.com.br/cidade-conecta/2025/03/24/empresa-mineira-expande-fornecimento-de-energia-para-outros-estados

MG entrega novos ônibus em Sabará
O Governo de Minas Gerais entregou mais de 500 novos ônibus, com um investimento de quase R$ 500 milhões, para melhorar o transporte público em Sabará e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A renovação da frota visa proporcionar mais conforto, segurança e eficiência aos usuários, além de reduzir a emissão de poluentes, já que os novos veículos possuem tecnologia Euro 6. A entrega é parte de um projeto maior que prevê a modernização de 850 veículos até 2025, com o objetivo de reduzir a idade média da frota de 11 para 6 anos. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/43410/governo-de-minas-entrega-mais-de-500-novos-onibus-e-reforca-transporte-publico-em-sabara-e-na-rmbh

Cresce preocupação com febre amarela
Em Minas Gerais, a preocupação com a febre amarela cresce devido ao aumento de casos em alguns estados, incluindo a descoberta de macacos mortos em Patos de Minas, que servem como sinalizadores da doença. A Secretaria de Saúde local alerta a população sobre a importância da vacinação, a única medida eficaz contra a febre amarela. A vacina está disponível gratuitamente em unidades de saúde e é parte do calendário vacinal para crianças até 5 anos. A cidade já alcançou 88,84% de cobertura vacinal, mas busca atingir a meta de 95%. (Folha Patense – Patos de Minas)
https://www.folhapatense.com.br/cresce-preocupacao-com-febre-amarela-e-saude-convoca-populacao-para-colocar-a-vacinacao-em-dia

Leia Também:  Vacinação em massa em Serrana reduz casos graves e mortes por Covid-19

Patrocínio faz pacto pela alfabetização
O município de Patrocínio oficializou sua adesão ao Pacto pela Alfabetização em 20 de março, com a presença do prefeito Gustavo Brasileiro e do secretário de Educação, Professor Alexandre Vitor Castro da Cruz. O programa visa garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, com foco na melhoria da educação básica. A adesão ao pacto representa um avanço significativo para a qualidade do ensino na cidade, com ações estruturadas, capacitação de professores e o uso de metodologias baseadas em evidências científicas. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/municipio-de-patrocinio-formaliza-adesao-ao-pacto-pela-alfabetizacao

Três Pontas reduz casos de dengue
Três Pontas tem conseguido reduzir significativamente os casos de dengue graças a um trabalho intensivo de prevenção e conscientização. Comparando os dados de 2024 com 2025, houve uma queda de 92,8% nos casos confirmados da doença, passando de 448 para 32. A cidade também registrou uma redução de 74,2% nos casos totais, de 701 para 181. Essas melhorias são atribuídas a ações da Vigilância Epidemiológica, como fumos de fumacê, aplicação de larvicida, visitas de agentes de Combate às Endemias, mutirões de limpeza e fiscalização. (Jornal Correio Trespontano – Três Pontas)
https://jornalcorreiotrespontano.com.br/2025/03/24/tres-pontas-reduz-casos-de-dengue-com-trabalho-e-conscientizacao/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Marcelo Aro destaca excelência do trabalho do presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, e reforça parceria em prol dos municípios mineiros

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA