Coluna Minas Gerais
Usina fotovoltaica avança em Uberaba
Foto: Reprodução/JM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Usina fotovoltaica avança em Uberaba
Uberaba avança para as etapas finais da implantação da usina de geração de energia fotovoltaica viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e que vai abastecer as repartições públicas municipais. As obras físicas do projeto já foram concluídas e o cronograma agora concentra-se na energização das unidades e na conexão definitiva ao sistema elétrico, passos que antecedem o início da produção de energia. A Cemig já finalizou a implantação da rede de distribuição necessária para a interligação das usinas.
https://www.jmonline.com.br/politica/usina-fotovoltaica-da-prefeitura-de-uberaba-entra-na-etapa-final-de-implantac-o-1.589679
Norte tem representante no comitê gestor
O ex-presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene e atual vice-prefeito de Januária, José Reis Noguera de Barros, foi eleito como o único representante da área mineira da Sudene no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), ocupando a posição de 1º suplente. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada em Brasília, que definiu os representantes municipais na gestão do novo tributo instituído pela Reforma Tributária. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/ex-presidente-da-amams-e-eleito-para-comite-gestor-do-ibs-e-reforca-representacao-do-norte-de-minas-na-reforma-tributaria/
Cirurgia com neuronavegação em Barbacena
O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou a primeira cirurgia com uso de neuronavegação, uma tecnologia utilizada para localizar lesões com precisão durante procedimentos no cérebro, no último dia 24. A neuronavegação utiliza exames de tomografia e ressonância magnética do paciente para mapear e orientar o médico em tempo real, indicando a posição exata da lesão durante a cirurgia, inclusive em regiões profundas ou próximas a áreas nobres. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/01-02-2026/cirurgia-neuronavegacao-primeira-vez-barbacena.html
Caratinga em alerta por caramujo
O caramujo africano é um animal que vem preocupando autoridades de saúde em todo o Brasil. Nos últimos, moradores de algumas localidades de Caratinga na área urbana e rural têm se queixado da ocorrência de infestação desses caramujos e apresentado dúvidas sobre o combate. De acordo com o diretor do Departamento de Epidemiologia e Estatística, Brenner Pereira Almeida de Carvalho, o caramujo africano pode transmitir uma doença chamada angiostrongilíase, que atinge o ser humano de forma acidental. “As pessoas não são o alvo natural do parasita, mas podem se contaminar ao ter contato com o caramujo ou com a secreção que ele deixa pelo caminho”, alerta Brenner. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/vigilancia-orienta-sobre-infestacao-de-caramujos-africanos/
Santos Dumont faz protestos por animais
Protestos acontecem em diversos locais do Brasil no domingo, 1, pedindo justiça, rigor nas investigações e punição aos responsáveis por casos de violência contra animais. As mortes dos cães comunitários Orelha e Abacate foram as principais motivações para as manifestações. Em Santos Dumont, um grupo se reuniu na Rua Maquinista João Mendes e percorreu a popular rua da feira até o calçadão da Antônio Ladeira com cartazes, bolas, camisas e gritos pedindo justiça e reforçando a necessidade de responsabilização dos envolvidos. (Portal 14B)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=646692
BH ganha opção gastronômica
Belo Horizonte conta com uma nova opção gastronômica, o Maendú – Sabores do Brasil. O restaurante, do Ibis BH Savassi, foi inaugurado oficialmente na noite de quarta-feira, 28, em evento fechado com a presença da imprensa e convidados. A proposta do restaurante foi apresentada aos convidados, de forma sensorial, destacando sabores, aromas e a identidade da culinária brasileira. Com base no conceito do Maendú – Sabores do Brasil, o espaço foi ambientado com flores naturais, pimentas e ramos de alecrim, elementos que dialogam com a culinária brasileira e despertam os sentidos. (Jornal MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/maendu-sabores-do-brasil-e-inaugurado-em-bh-com-proposta-gastronomica-brasileira/
Projeto fortalece o acesso à cultura
O Projeto Museu de Portas Abertas, do Museu de Patos de Minas (MuP) reafirmou, ao longo de 2025, o papel do MuP como um espaço vivo, dinâmico e acessível à comunidade. De maio a dezembro, foi promovida uma programação contínua que aproximou o público da história, da cultura e de múltiplas formas de expressão artística. Ao todo, foram realizados 85 eventos, incluindo exposições, oficinas, rodas de conversa e ações educativas, fortalecendo o museu como um importante ponto de encontro e troca de saberes. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/projeto-museu-de-portas-abertas-fortalece-o-acesso-a-cultura-em-patos-de-minas
Coluna Minas Gerais
Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
FECOMÉRCIO | Divulgação
Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país
O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.
No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.
Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.
Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.
No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.
Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.
Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.
- Sobre a Fecomércio MG
A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.
Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.
Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFatura da conta de luz tem novo modelo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásUberlândia perderá 38 orelhões até 28
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá



