Coluna Minas Gerais
Valadares terá debate sobre deportados
Foto: Reprodução AgBR
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Valadares terá debate sobre deportados
Os impactos da política migratória do presidente americano Donald Trump para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos serão debatidos em Governador Valadares pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Audiência pública com essa finalidade, solicitada pelo deputado Betão, será realizada nesta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal. O objetivo é discutir políticas públicas de apoio aos trabalhadores brasileiros deportados e avaliar os impactos das deportações para a economia do Vale do Rio Doce. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
BH faz parceria com a Google
Belo Horizonte se prepara para dar um salto tecnológico. Nesta segunda-feira, 15 de setembro, em São Paulo, o prefeito Álvaro Damião firmou um protocolo de intenções com o Google Brasil, e abriu caminho para uma agenda de cooperação voltada à inovação na gestão pública. A parceria prevê ações em áreas estratégicas como segurança, sustentabilidade, resiliência climática, tecnologia em nuvem e inteligência artificial. No setor de mobilidade, BH será usada como cidade-piloto em testes de uma ferramenta desenvolvida pelo Google para otimizar o trânsito em grandes centros urbanos. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/belo-horizonte-faz-parceria-com-o-google/
Operação combate garimpo ilegal
Em cumprimento às ordens de serviços – “Operação Extração Mineral 3” e “Operação Mananciais Protegidos”, as equipes do 5º Pelotão da 3ª Cia Polícia Militar de Meio Ambiente, sediadas em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, e uma equipe da 3ª Cia PM Meio Ambiente, sediada em Governador Valadares, realizaram operações de apoio ao Grupamento PM MAmb nas cidades de Araçuaí e Itaobim, de 10 a 12 de setembro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=31188
Cooperação em defesa do clima em Patos
Avança uma nova cooperação estratégica entre o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e o Centro Universitário de Patos de Minas, ampliando as ações de resiliência regional no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, em alinhamento à agenda 2030. No dia 9 de setembro, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar apresentou à Diretoria Executiva do Centro Universitário uma proposta de Termo de Cooperação Mútua. O encontro teve como objetivo demonstrar a importância de unir esforços entre as instituições para o fortalecimento da gestão de risco de desastres e da resiliência climática na região. (Folha Patense)
Sabará faz mutirão de cidadania
Sabará se prepara para receber, nesta sexta, 19, uma grande ação de cidadania. O “Mutirão Cidadão: uma praça de serviços procê”, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Prefeitura de Sabará, vai oferecer mais de 30 serviços gratuitos à população. O atendimento será realizado de 9h às 16h, em um espaço preparado para acolher os moradores com orientações, escuta ativa e serviços essenciais. A ação tem como objetivo aproximar os cidadãos de órgãos públicos e facilitar o acesso a direitos básicos, em um só lugar. (Folha de Sabará)
Fundação faz parceria com italianos
Os diretores da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e do Hospital Márcio Cunha (HMC) estiveram em Milão, na Itália, para uma visita institucional ao Instituto Humanitas, uma das mais renomadas redes hospitalares da Europa, referência em assistência, ensino e pesquisa clínica. A rede faz parte do Grupo Techint, acionista da Usiminas por meio da Ternium, e mantém forte atuação global em saúde, inovação e educação. A agenda reforça a relevância da parceria estratégica entre o Grupo Techint e a FSFX. (Portal Silmara Freitas)
Coluna Minas Gerais
Lei autoriza controle populacional do javali&europeu
Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle
FAEMG SENAR | Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.
Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.
│ “Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.
Métodos de controle populacional e manejo
A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.
O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.
O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.
│ “A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.
Próximos passos
A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.
A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais9 horas atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais9 horas atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásAgronegócio mineiro cresce



