Coluna Minas Gerais

Vale do Aço tem crédito ampliado

Publicados

em

Foto: Divulgação BDMG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Vale do Aço tem crédito ampliado
As empresas do Vale do Aço começaram 2025 buscando por mais financiamentos no comparativo com 2024. Entre janeiro e março deste ano, foram liberados R$ 24 milhões em créditos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para fortalecer negócios de todos os portes na região. A informação foi repassada por Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG. Considerando a atuação do banco no Vale do Aço, o número de empresas de todos os portes atendidas está maior em 2025, com crescimento de 60% no primeiro trimestre no comparativo com o mesmo período do ano passado. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0124352-bdmg-amplia-credito-no-vale-do-aco-e-libera-r-24-milhoes-no-1-trimestre

Poços reúne Guarda de 11 cidades
Está sendo realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas um curso intensivo de nivelamento Tático Operacional até este sábado, 10 de maio, voltado à qualificação de agentes para atuação em situações de maior complexidade e risco. A capacitação conta com a presença de instrutores especializados das cidades de São Paulo e Campinas, com vasta experiência em operações táticas. O curso tem como foco a formação técnica e prática, com abordagem em diversos eixos fundamentais para a atuação especializada da GCM. A capacitação reúne guardas civis de 11 municípios mineiros. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/05/09/curso-tatico-reune-guardas-municipais-de-11-cidades-em-pocos-de-caldas/

Leia Também:  Governo cria linha de crédito emergencial para o Nordeste e o norte de Minas Gerais

MP pede mandatos de prefeito
O Ministério Público Eleitoral acionou a justiça com pedido de cassação dos registros ou diplomas do prefeito Dr. Paulo, (PDT) e do vice-prefeito Eliel, (MDB) da cidade de Mendes Pimentel. De acordo com o MPE houve abuso e uso de recursos da máquina administrativa municipal em benefício próprio para alavancar a campanha os candidatos nas eleições de 2024. Constam na acusação: desvio de recursos patrimoniais para uso de propaganda em redes sociais e promoção de festividades e distribuição de títulos e programas sociais. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54578/ministerio-publico-eleitoral-pede-cassacao-do-mandato-do-prefeito-e-viceprefeito-de-mendes-pimentel

Empresários levam esperança ao sertão
O projeto “Amigos do Bem”, fundado por Alcione Albanesi, tem transformado a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino, com o apoio de empresários mineiros. A organização garante a dignidade básica de famílias carentes por meio da distribuição de cestas básicas, mas vai além ao oferecer educação de qualidade para mais de 10 mil crianças e jovens, gerando emprego e oportunidades na região. Além disso, a iniciativa construiu “Cidades do Bem”, com infraestrutura completa, atendendo saúde, moradia e acesso à água potável. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/empresarios-mineiros-levam-esperanca-e-transformacao-ao-sertao-nordestino/

Leia Também:  Aeroportos de Minas recebem investimentos

Caratinga amplia vacinação
Para conter o avanço das doenças respiratórias, Caratinga ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, em resposta ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre idosos. Embora o número total de internações tenha caído ligeiramente em comparação com 2024, os casos entre pessoas com 60 anos ou mais cresceram significativamente, com destaque para os maiores de 80 anos. A situação reflete uma tendência estadual, que levou o governo de Minas Gerais a decretar estado de emergência em saúde pública por 180 dias. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/caratinga-amplia-vacinacao-para-conter-avanco-de-doencas-respiratorias/

Pouso Alegre regulariza Distrito
A Prefeitura de Pouso Alegre publicou, nesta terça-feira (22), o Decreto nº 6.116/2025, que institui o procedimento administrativo para a Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano identificado como Distrito Industrial São João. A medida tem como objetivo garantir a promoção da integração social, geração de emprego e renda, e assegurar a efetivação da função social da propriedade, conforme determina a Lei Federal nº 13.465/2017 e o Decreto nº 9.310/2018, que regulamentam a regularização fundiária em núcleos urbanos informais. (Diário Regional – Pouso Alegre)
https://jornaldiarioregional.com.br/2025/05/07/prefeitura-de-pouso-alegre-inicia-processo-de-regularizacao-fundiaria-no-distrito-industrial-sao-joao/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar lança novos cursos

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O Sistema Faemg Senar acaba de incluir dois novos treinamentos no catálogo do Senar Minas, reforçando o compromisso com a qualificação profissional no meio rural. As capacitações atendem demandas técnicas e ampliam as oportunidades de formação para produtores e trabalhadores rurais.

Um dos cursos é o de Gestão Financeira, voltado para a administração da empresa rural. O treinamento aborda princípios financeiros, análise de crédito, planejamento e viabilidade econômica, além de desenvolver a leitura de indicadores e dados para aprimorar o controle de recursos. A capacitação também orienta o uso de ferramentas financeiras na tomada de decisões estratégicas. O curso é presencial, tem carga horária de 24 horas e idade mínima de 16 anos.

A outra novidade é o curso de Operação e Manutenção de Roçadeira, que capacita o trabalhador para a utilização segura e eficiente do equipamento, com foco na durabilidade, na responsabilidade ambiental e na prevenção de acidentes. O conteúdo inclui uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gestão de resíduos, preparo adequado de combustíveis e lubrificantes, manutenção preventiva e boas práticas no dia a dia. A formação é presencial, com carga horária de 16 horas e idade mínima de 18 anos.

  • Qualificação
Leia Também:  Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

Os novos treinamentos se somam a outros três lançados recentemente: Manutenção de Drone Agrícola, Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP&D) e Manutenção de Sistemas de Refrigeração em Máquinas Automotrizes Agrícolas e Pesadas Cabinadas.

Produtores, trabalhadores rurais e demais interessados em participar dos cursos devem procurar a entidade cooperada do Sistema Faemg Senar mais próxima e entrar em contato com o Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) para consultar a programação disponível em sua região.

  • Drone Agrícola

O curso de Manutenção de Drone Agrícola se destaca em um cenário em que o campo está cada vez mais tecnológico. Os participantes aprendem sobre os principais conceitos e práticas relacionadas à manutenção de drones utilizados no meio rural: identificação dos componentes da aeronave, uso correto das ferramentas, cuidados com a segurança do trabalho, saúde do operador, entre outros temas.

┃ É um curso muito completo, em que o Sistema Faemg Senar reafirma o compromisso de oferecer treinamento em tecnologia com qualidade para os produtores rurais, explicou o instrutor Francismar Silva Coelho.

O curso piloto foi realizado em Aimorés, no Leste de Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Para o presidente do Sindicato, Josimar Zuccon (Tampinha), a realização do curso na região representa um avanço importante para a agricultura.

Leia Também:  BNDES anuncia mais R$ 3 bilhões para crédito pelo Plano Safra

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O produtor rural Marcos Parentes Faria ressaltou o aproveitamento do conteúdo.

┃ Aprendi bastante e saí mais confiante. É um investimento que realmente faz a diferença no dia a dia do produtor. Para quem quer atuar nessa área, é uma grande oportunidade que abre novas portas, afirmou.

O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos Martins, que acompanhou o curso em Aimorés, ressaltou que o treinamento passa a integrar o portfólio da instituição na área de drones, contemplando desde a operação básica — para quem nunca pilotou uma ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) — até mapeamento, pulverização, emissão do CAAR (Certificado de Aplicação Aeroagrícola Remota) e manutenção das aeronaves.

┃ Com essa formação, o participante pode acessar todos os nossos treinamentos e sair preparado para atuar no mercado de trabalho, atendendo às necessidades do agro tecnológico, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA