Coluna Minas Gerais
Vale do Aço tem crédito ampliado
Foto: Divulgação BDMG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Vale do Aço tem crédito ampliado
As empresas do Vale do Aço começaram 2025 buscando por mais financiamentos no comparativo com 2024. Entre janeiro e março deste ano, foram liberados R$ 24 milhões em créditos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para fortalecer negócios de todos os portes na região. A informação foi repassada por Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG. Considerando a atuação do banco no Vale do Aço, o número de empresas de todos os portes atendidas está maior em 2025, com crescimento de 60% no primeiro trimestre no comparativo com o mesmo período do ano passado. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0124352-bdmg-amplia-credito-no-vale-do-aco-e-libera-r-24-milhoes-no-1-trimestre
Poços reúne Guarda de 11 cidades
Está sendo realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas um curso intensivo de nivelamento Tático Operacional até este sábado, 10 de maio, voltado à qualificação de agentes para atuação em situações de maior complexidade e risco. A capacitação conta com a presença de instrutores especializados das cidades de São Paulo e Campinas, com vasta experiência em operações táticas. O curso tem como foco a formação técnica e prática, com abordagem em diversos eixos fundamentais para a atuação especializada da GCM. A capacitação reúne guardas civis de 11 municípios mineiros. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/05/09/curso-tatico-reune-guardas-municipais-de-11-cidades-em-pocos-de-caldas/
MP pede mandatos de prefeito
O Ministério Público Eleitoral acionou a justiça com pedido de cassação dos registros ou diplomas do prefeito Dr. Paulo, (PDT) e do vice-prefeito Eliel, (MDB) da cidade de Mendes Pimentel. De acordo com o MPE houve abuso e uso de recursos da máquina administrativa municipal em benefício próprio para alavancar a campanha os candidatos nas eleições de 2024. Constam na acusação: desvio de recursos patrimoniais para uso de propaganda em redes sociais e promoção de festividades e distribuição de títulos e programas sociais. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54578/ministerio-publico-eleitoral-pede-cassacao-do-mandato-do-prefeito-e-viceprefeito-de-mendes-pimentel
Empresários levam esperança ao sertão
O projeto “Amigos do Bem”, fundado por Alcione Albanesi, tem transformado a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino, com o apoio de empresários mineiros. A organização garante a dignidade básica de famílias carentes por meio da distribuição de cestas básicas, mas vai além ao oferecer educação de qualidade para mais de 10 mil crianças e jovens, gerando emprego e oportunidades na região. Além disso, a iniciativa construiu “Cidades do Bem”, com infraestrutura completa, atendendo saúde, moradia e acesso à água potável. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/empresarios-mineiros-levam-esperanca-e-transformacao-ao-sertao-nordestino/
Caratinga amplia vacinação
Para conter o avanço das doenças respiratórias, Caratinga ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, em resposta ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre idosos. Embora o número total de internações tenha caído ligeiramente em comparação com 2024, os casos entre pessoas com 60 anos ou mais cresceram significativamente, com destaque para os maiores de 80 anos. A situação reflete uma tendência estadual, que levou o governo de Minas Gerais a decretar estado de emergência em saúde pública por 180 dias. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/caratinga-amplia-vacinacao-para-conter-avanco-de-doencas-respiratorias/
Pouso Alegre regulariza Distrito
A Prefeitura de Pouso Alegre publicou, nesta terça-feira (22), o Decreto nº 6.116/2025, que institui o procedimento administrativo para a Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano identificado como Distrito Industrial São João. A medida tem como objetivo garantir a promoção da integração social, geração de emprego e renda, e assegurar a efetivação da função social da propriedade, conforme determina a Lei Federal nº 13.465/2017 e o Decreto nº 9.310/2018, que regulamentam a regularização fundiária em núcleos urbanos informais. (Diário Regional – Pouso Alegre)
https://jornaldiarioregional.com.br/2025/05/07/prefeitura-de-pouso-alegre-inicia-processo-de-regularizacao-fundiaria-no-distrito-industrial-sao-joao/
Coluna Minas Gerais
Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
FECOMÉRCIO | Divulgação
Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país
O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.
No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.
Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.
Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.
No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.
Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.
Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.
- Sobre a Fecomércio MG
A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.
Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.
Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFatura da conta de luz tem novo modelo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásUberlândia perderá 38 orelhões até 28
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional



