Coluna Minas Gerais

Vale do Aço tem crédito ampliado

Publicados

em

Foto: Divulgação BDMG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Vale do Aço tem crédito ampliado
As empresas do Vale do Aço começaram 2025 buscando por mais financiamentos no comparativo com 2024. Entre janeiro e março deste ano, foram liberados R$ 24 milhões em créditos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para fortalecer negócios de todos os portes na região. A informação foi repassada por Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG. Considerando a atuação do banco no Vale do Aço, o número de empresas de todos os portes atendidas está maior em 2025, com crescimento de 60% no primeiro trimestre no comparativo com o mesmo período do ano passado. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0124352-bdmg-amplia-credito-no-vale-do-aco-e-libera-r-24-milhoes-no-1-trimestre

Poços reúne Guarda de 11 cidades
Está sendo realizado na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas um curso intensivo de nivelamento Tático Operacional até este sábado, 10 de maio, voltado à qualificação de agentes para atuação em situações de maior complexidade e risco. A capacitação conta com a presença de instrutores especializados das cidades de São Paulo e Campinas, com vasta experiência em operações táticas. O curso tem como foco a formação técnica e prática, com abordagem em diversos eixos fundamentais para a atuação especializada da GCM. A capacitação reúne guardas civis de 11 municípios mineiros. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/05/09/curso-tatico-reune-guardas-municipais-de-11-cidades-em-pocos-de-caldas/

Leia Também:  Aproximar a AMM dos municípios, afiliar as 853 cidades e levar capacitação a todas as regiões mineiras são prioridades da gestão do presidente Falcão

MP pede mandatos de prefeito
O Ministério Público Eleitoral acionou a justiça com pedido de cassação dos registros ou diplomas do prefeito Dr. Paulo, (PDT) e do vice-prefeito Eliel, (MDB) da cidade de Mendes Pimentel. De acordo com o MPE houve abuso e uso de recursos da máquina administrativa municipal em benefício próprio para alavancar a campanha os candidatos nas eleições de 2024. Constam na acusação: desvio de recursos patrimoniais para uso de propaganda em redes sociais e promoção de festividades e distribuição de títulos e programas sociais. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54578/ministerio-publico-eleitoral-pede-cassacao-do-mandato-do-prefeito-e-viceprefeito-de-mendes-pimentel

Empresários levam esperança ao sertão
O projeto “Amigos do Bem”, fundado por Alcione Albanesi, tem transformado a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino, com o apoio de empresários mineiros. A organização garante a dignidade básica de famílias carentes por meio da distribuição de cestas básicas, mas vai além ao oferecer educação de qualidade para mais de 10 mil crianças e jovens, gerando emprego e oportunidades na região. Além disso, a iniciativa construiu “Cidades do Bem”, com infraestrutura completa, atendendo saúde, moradia e acesso à água potável. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/empresarios-mineiros-levam-esperanca-e-transformacao-ao-sertao-nordestino/

Leia Também:  Programa de crédito fundiário pauta audiência pública

Caratinga amplia vacinação
Para conter o avanço das doenças respiratórias, Caratinga ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, em resposta ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre idosos. Embora o número total de internações tenha caído ligeiramente em comparação com 2024, os casos entre pessoas com 60 anos ou mais cresceram significativamente, com destaque para os maiores de 80 anos. A situação reflete uma tendência estadual, que levou o governo de Minas Gerais a decretar estado de emergência em saúde pública por 180 dias. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/caratinga-amplia-vacinacao-para-conter-avanco-de-doencas-respiratorias/

Pouso Alegre regulariza Distrito
A Prefeitura de Pouso Alegre publicou, nesta terça-feira (22), o Decreto nº 6.116/2025, que institui o procedimento administrativo para a Regularização Fundiária Urbana (REURB) do núcleo urbano identificado como Distrito Industrial São João. A medida tem como objetivo garantir a promoção da integração social, geração de emprego e renda, e assegurar a efetivação da função social da propriedade, conforme determina a Lei Federal nº 13.465/2017 e o Decreto nº 9.310/2018, que regulamentam a regularização fundiária em núcleos urbanos informais. (Diário Regional – Pouso Alegre)
https://jornaldiarioregional.com.br/2025/05/07/prefeitura-de-pouso-alegre-inicia-processo-de-regularizacao-fundiaria-no-distrito-industrial-sao-joao/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

JF faz concorrência do transporte

Publicados

em

Foto: Divulgação/Redes sociais/TM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

JF faz concorrência do transporte
A abertura da concorrência do Novo Transporte Público de Juiz de Fora está marcada para a próxima quarta-feira (11). O projeto atual prevê 16 linhas expressas para as ligações diretas com o Centro e 72 pontos de integração com os bairros. A nova estrutura deve oferecer, no mínimo, 254 linhas, distribuídas entre 654 veículos, dos quais 595 serão operacionais e 59 para reserva. Atualmente, a Via JF (que absorveu rotas do Consórcio Manchester) atua com 602 veículos e 271 linhas. A concessão havia sido licitada em 2014, com vigência de 10 anos. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/08-02-2026/onibus-licitacao-transporte-publico.html

15 mil faltam nos procedimentos em Viçosa
Segundo a Prefeitura de Viçosa, cerca de 15 mil pessoas deixaram de comparecer a consultas e outros procedimentos agendados na Secretaria de Saúde de Viçosa, em 2025, para o Cismiv (Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Viçosa). Os dados são do Setor de Marcação e Regulação da Secretaria municipal de Saúde.No total, foram 3.299 consultas com especialistas e 11.639 procedimentos entre janeiro e dezembro que deixaram de ser realizados por conta da ausência de pacientes, o que atrapalha o planejamento e também quem está aguardando na fila. (Folha da Mata)
https://folhadamata.com.br/vicosa-registra-15-mil-faltas-em-consultas-e-exames-em-2025-1-a-cada-4-pacientes-nao-comparece

Triângulo terá radar meteorológico
O Governo de Minas Gerais determinou no último fim de semana, via despacho governamental, que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) assegure recursos para garantir a aquisição de um radar meteorológico para atender Uberlândia e cidades do Triângulo Mineiro. Até então, a região era a única do estado que ainda não contava com a proteção. A iniciativa atende uma reivindicação da Prefeitura de Uberlândia e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap). A aquisição do radar meteorológico para atender os municípios do Triângulo Mineiro tem o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento, prevenir e antecipar possíveis eventualidades climáticas extremas e proporcionar maior segurança à população da região. (Diário de Uberlândia)

Leia Também:  EMTI será ampliado para 721 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais 

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39842/uberlandia-e-cidades-do-triapos-anos-sem-cobertura-triangulo-mineiro-tera-radar-meteorolog

Moradores de rua aumentam em Timóteo
Eles estão nas calçadas da Alameda 31 de Outubro, sob marquises e em abrigos nas praças. Já não é raro ver colchões, cobertores e barracas improvisadas, especialmente na região central. Invisíveis para muitos, o número de pessoas em situação de rua cresceu assustadoramente nos últimos dias em Timóteo. Hoje, há inúmeras pessoas vivendo nas ruas da cidade, muitas com problemas graves de saúde mental, dependência de álcool e drogas. Parte dessas pessoas não é da cidade e vem para cá por saber que a cidade não tem uma política específica para a situação, e pela invisibilidade das ruas. (Jornal Bairros Net)
https://www.jornalbairrosnet.com.br/2026/destaques/cresce-o-numero-de-moradores-em-situacao-de-rua-no-centro-comercial-de-timoteo/

Leia Também:  InfraBusiness Expo quer impulsionar mercado de construção pesada no Brasil

MP entrega escola em Andradas
O Ministério Público de Minas Gerais entregou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, a nova sede da escola municipal de Andradas. A unidade educacional foi viabilizada com recursos provenientes de indenizações por dano moral coletivo, decorrentes de ações conduzidas pela Promotoria de Justiça da comarca. Ao todo, foram direcionados R$ 7,2 milhões. A construção foi planejada para atender cerca de 600 alunos de diferentes bairros da cidade. A unidade já iniciou suas atividades nesta quarta-feira com 500 estudantes matriculados. (Poços Com)
https://pocoscom.com/ministerio-publico-entrega-nova-escola-municipal-em-andradas/

Patos e região têm nova subestação
A Cemig concluiu obras estratégicas para modernizar o sistema elétrico e aumentar a disponibilidade de energia em Patos de Minas e região, permitindo a conexão a novos clientes em uma região que se desenvolve de forma acelerada. A subestação Patos de Minas 2 passou a operar com capacidade dobrada após a instalação de um novo transformador de potência, garantindo mais confiabilidade e suporte ao desenvolvimento local. O investimento, que totalizou R$ 3,3 milhões, permite que a subestação atenda cerca de 60 mil imóveis de forma direta e indireta, reforçando a infraestrutura elétrica e aumentando a resiliência do sistema elétrico. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/cemig-amplia-oferta-de-energia-em-patos-de-minas-com-modernizacao-de-subestacao

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA