Coluna Minas Gerais

Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia

Publicados

em

Foto: José Cruz/Agência Brasil

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia

Os veículos elétricos e híbridos têm tomado cada vez mais espaço no mercado automotivo de Uberlândia. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), nos últimos anos, a venda de automóveis do tipo cresceu significativamente e, atualmente, o município de Uberlândia tem uma frota de 2.187 veículos eletrificados. Ainda de acordo com o levantamento, em 2022, foram registradas 246 vendas de veículos elétricos na cidade. Número que aumentou 157% no ano seguinte, chegando a 634 automóveis vendidos. Em 2024, a quantidade saltou para 1.174, um crescimento de quase 400% em dois anos.  (Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38828/vendas-de-veiculos-eletricos-hibridos-uberlandia-crescem

Vereador acusado de assédio renuncia

O vereador Odair Braz de Azevedo, conhecido como Odair Lobo, renunciou na semana passada na cidade de Nova Resende, no Sudoeste de Minas. A decisão ocorreu após fortes repercussões de depoimentos prestados durante sessão legislativa recente, nos quais servidoras relataram episódios de assédio sexual, moral, desacato e abuso de poder praticados pelo parlamentar enquanto vereador na gestão passada e atual. Essas acusações são recorrentes. Ele já havia sido denunciado por assédio sexual, episódio que permanece lembrado na cidade. (Jornal Terra do Café – Nova Resende)

Leia Também:  Marcelo Aro destaca excelência do trabalho do presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, e reforça parceria em prol dos municípios mineiros

https://www.aterradocafe.com.br/denuncias-de-assedio-derrubam-vereador-em-nova-resende

Criança de Timóteo avaliada com QI de 7

Uma menina de três anos e dez meses, moradora do bairro Timotinho, em Timóteo, foi avaliada com altas habilidades/superdotação. A pequena Liz Andrade, filha de Bárbara Andrade, tem um Quociente de inteligência (QI) de uma criança de sete anos e vive o desafio de se desenvolver também emocionalmente nesse cenário. A mãe de Liz relata que a família sempre percebeu algo diferente, mas como era a primeira filha, não havia parâmetro para comparação. Bárbara relata que Liz sempre alcançou alguns marcos do desenvolvimento antes do tempo padrão: andou aos dez meses, seus dentes nasceram cedo. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0127360-aos-tres-anos-crianca-de-timoteo-e-avaliada-com-qi-de-7

Varginha pioneira no teste de CPK

A Prefeitura de Varginha anunciou a implantação do teste de CPK para recém-nascidos, tornando-se a primeira cidade do Brasil a disponibilizar o exame de forma gratuita à população. A iniciativa reforça o compromisso do município em ser referência em saúde e prevenção de doenças raras. De acordo com o prefeito Leonardo Ciaci, com a iniciativa a cidade continua sendo referência não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. O teste de CPK é realizado a partir da coleta de sangue no pezinho do bebê, geralmente nos primeiros 30 dias de vida. (Gazeta de Varginha)

Leia Também:  Vendas de etanol hidratado cresceram 92,91% em janeiro

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/varginha

Monte Carmelo investe em educação

A Prefeitura de Monte Carmelo deu mais um o significativo em seu compromisso com a educação de qualidade, anunciando a entrega de dois novos micro-ônibus destinados ao transporte de alunos. A iniciativa visa garantir maior segurança, conforto e eficiência para os estudantes, em especial aqueles que residem em áreas mais distantes, como o distrito de Celso Bueno. A entrega dos veículos, que agora integram a frota municipal, é uma resposta direta à necessidade de renovação e ampliação do serviço de transporte escolar. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

https://gazetadotriangulo-br.diariomineiro.net/prefeitura-de-monte-carmelo-investe-em-educacao-com-entrega-de-micro-onibus/

Produtos irregulares apreendidos em JF

Mais de 800 produtos irregulares foram apreendidos durante a operação “Comércio Legal”, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), na última quarta-feira (3), no Centro da cidade. Segundo a PJF, a ação resultou na retirada de 657 pares de meias, 133 óculos e diversas peças de roupas, acessórios e alimentos. O objetivo, ainda de acordo com a Administração municipal, é organizar os espaços públicos, proteger consumidores contra produtos sem procedência e assegurar condições justas aos comerciantes regularizados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/05-09-2025/mais-de-800-produtos-irregulares-sao-apreendidos-em-operacao-no-centro.html

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação

Publicados

em

Mesmo cumprindo os requisitos legais, mais de uma centena de municípios mineiros deixa de acessar recursos fundamentais para investimentos em saneamento básico devido à ausência de habilitação dos seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs), etapa necessária para garantir os repasses aos Fundos Municipais de Saneamento.

Na prática, isso significa que obras essenciais para ampliar o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto, e, consequentemente, melhorar a saúde pública e o meio ambiente, estão deixando de sair do papel por entraves burocráticos que poderiam ser resolvidos com planejamento e organização.

Em abril de 2025, a Gerência de Fiscalização Econômico (GFE) da Arsae-MG realizou uma análise cruzada entre a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e os municípios regulados pela Agência. O levantamento identificou 131 municípios que já possuem PMSBs elaborados, mas ainda não concluíram a habilitação do Fundo Municipal de Saneamento.

Para apoiar diretamente os gestores municipais, a Arsae-MG encaminhou ofícios personalizados aos prefeitos, detalhando os valores estimados de repasse e fornecendo links com orientações práticas para concluir a habilitação. Os documentos foram assinados pela Diretoria da Agência e enviados nominalmente aos chefes do Executivo municipal, reforçando o compromisso institucional com o fortalecimento da política pública de saneamento em Minas Gerais.

Leia Também:  Polo atrai investimentos para Montes Claros

A habilitação permite que os municípios recebam valores mensais que podem ser aplicados diretamente em obras e ações para melhorar a prestação dos serviços de água e esgoto. A expectativa é que, ao longo do tempo, os recursos impulsionem avanços concretos na qualidade de vida da população, além de contribuir com as metas de universalização dos serviços de saneamento no estado.

Municípios que ainda não concluíram a habilitação do Fundo Municipal de Saneamento Básico:
Água Comprida, Alto Jequitibá, Alvarenga, Andradas, Angelândia, Araçai, Aracitaba, Arcos, Baldim, Bambuí, Barão de Cocais, Barbacena, Barroso, Belo Oriente, Berilo, Berizal, Bom Jesus do Amparo, Braúnas, Brumadinho, Bugre, Campanário, Campestre, Campos Altos, Canápolis, Caraí, Careaçu, Caxambu, Centralina, Chapada Gaúcha, Coimbra, Conceição do Pará, Conceição do Rio Verde, Congonhas, Córrego Novo, Couto de Magalhães de Minas, Cuparaque, Desterro do Melo, Divisa Nova, Durandé, Entre Rios de Minas, Estiva, Ferros, Fortaleza de Minas, Francisco Badaró, Frei Gaspar, Fronteira, Frutal, Grão Mogol, Grupiara, Guaraciama, Guarda-Mor, Guidoval, Guimarânia, Igaratinga, Indianópolis, Iraí de Minas, Itamogi, Itaú de Minas, Itaverava, Itueta, Jaíba, Japonvar, Jequitaí, Jequitiba, Lagoa Dourada, Luislândia, Luz, Malacacheta, Maria da Fé, Mário Campos, Mata Verde, Materlândia, Matias Barbosa, Matias Cardoso, Matutina, Mendes Pimentel, Miravânia, Monjolos, Monsenhor Paulo, Monte Formoso, Monte Santo de Minas, Nacip Raidan, Nova Lima, Nova Módica, Nova União, Novorizonte, Novo Oriente de Minas, Onça de Pitangui, Pai Pedro, Patis, Patrocínio do Muriaé, Peçanha, Pedra do Indaiá, Perdizes, Piedade dos Gerais, Piedade do Rio Grande, Piranga, Presidente Bernardes, Presidente Olegário, Riacho dos Machados, Rio Novo, Rio Paranaíba, Rosário da Limeira, Rubelita, Santana do Manhuaçu, Santa Cruz do Escalvado, Santa Helena de Minas, Santa Maria de Itabira, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Sapucaí, Santa Rosa da Serra, Santa Vitória, Santo Antônio do Itambé, São Brás do Suaçuí, São Félix de Minas, São João Del Rei, São José da Barra, São José da Safira, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Miguel do Anta, São Romão, Sericita, Serrania, Serra do Salitre, Serro, Simonésia, Tiros, Ubaí, Umburatiba, Veríssimo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA