Pesquisar
Close this search box.

Política

PEC sobre ICMS da educação tem parecer aprovado na CCJ

Publicados

em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião na manhã desta terça-feira (30/5/23), parecer de 1º turno pela legalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/23, que tem como primeiro signatário o deputado Zé Guilherme (PP) e é de autoria de mais de um terço dos deputados estaduais.

O parecer do relator e presidente da comissão, deputado Arnaldo Silva (União), foi pela aprovação da matéria em sua forma original. A proposição, que estabelece novos critérios para repartição da parcela do Imposto sobre a Circulação e Prestação de Serviços (ICMS) pertencente aos municípios, seguirá agora à análise de comissão especial antes de ser votada de forma preliminar pelo Plenário da ALMG.

O texto da PEC 14/23 prevê a alteração dos incisos I e II do parágrafo 1º do artigo 150 da Constituição do Estado, detalhando, assim, que a divisão do ICMS que compete aos municípios passará a ser realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • 65%, no mínimo, na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, realizadas em seus territórios;
  • até 35%, de acordo com o que dispuser lei estadual, observada, obrigatoriamente, a distribuição de, no mínimo, dez pontos percentuais com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos.
Leia Também:  Saiba o que fazer em casos de queda de cabos da rede elétrica sobre carros

O parecer aprovado pelos deputados da CCJ lembra que, conforme já determina a Constituição Federal, do total do ICMS arrecadado pelo Estado, 25% pertencem aos municípios.

Desse montante, até o advento da Emenda 108, de 2020, 75% no mínimo eram distribuídos aos municípios na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizadas em seus territórios, o chamado Valor Adicionado Fiscal (VAF).

Já o restante (25%), ainda de acordo com o parecer aprovado, deveria ser distribuído conforme dispusesse lei estadual, que, no caso de Minas Gerais, é a Lei 18.030, de 2009.

Mas a Emenda 108, conforme lembra o parecer, alterou a forma de distribuição do ICMS para determinar que 65% (e não mais 75%) dos recursos serão distribuídos com base no VAF, e que até 35% (e não mais 25%) serão distribuídos de acordo com o que dispuser lei estadual, observada, obrigatoriamente, a distribuição de, no mínimo, 10 pontos percentuais com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos.

Leia Também:  Morre o ex-deputado estadual Orlando de Oliveira Vaz Filho

Nessa lógica, na avaliação do relator, a PEC 14/23 pretende apenas atualizar a Constituição Estadual conforme a versão vigente da Constituição Federal nesse assunto, evitando-se dúvidas interpretativas e seguindo os princípios da técnica legislativa.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  PL veta competição física de pessoas do sexo biológico feminino com transgêneros

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA