Pesquisar
Close this search box.

FEMAGRI 2023

Sebrae Minas promove capacitações para produtores rurais na Femagri, em Guaxupé

Publicados

em

Estande do projeto Educampo oferece palestras, painéis e oficinas gratuitas para o público do evento
Produtores rurais de Guaxupé e região terão um espaço para receber orientações e capacitações gratuitas durante a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), que ocorre nesta semana (8 a 10/2). Em parceria com a Cooperativa Regional de Cafeicultores (COOXUPÉ), o Sebrae Minas diponibiliza um estande do Projeto Educampo durante o evento.
O projeto oferece capacitação em gestão de negócios para empresários rurais, a fim de ampliar a capacidade do produtor para gerir suas atividades. Esse diferencial permite ganhos quantitativos e qualitativos ao produtor, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades.
Além de apoio ao agronegócio, no estande também haverá espaço para os jovens. Uma das atividades programadas é a Oficina de Robótica, para despertar, especialmente nos filhos dos produtores rurais, o interesse pela tecnologia. Na programação ainda estão atividades voltadas para o público feminino; palestra sobre sucessão familiar no segmento agro; Roda de Prosa e diversas oficinas para despertar o interesse e disseminar a tecnologia e a inovação no agronegócio.
“A Femagri é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o produtor rural, dar visibilidade ao Educampo e, especialmente, promover capacitação para a cadeia do agronegócio”, destaca a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni.
Confira a programação do Sebrae Minas no estande Educampo:
08/02 – Sebrae Delas e Donas do Café
 
13h: Palestra Empreendedorismo Feminino, com Rachel Dornelas, analista da unidade de educação empreendedora do Sebrae Minas.
16h: Painel/Roda de Prosa feminino. Mediadora: Carmem Lúcia Chaves de Brito (Ucha), cafeicultora e empresária rural, com participações de Maria Dirceia Mendes, gerente comercial e administrativa da SMC Specialty Coffees; Rachel Dornelas, analista analista da unidade de educação empreendedora do Sebrae Minas e Lucilene Pessoni de Moura, analista do Sebrae Minas.
 
09/02 – Sucessão Familiar
 
9h – Palestra: Sucessão familiar na propriedade rural, com Augusto Faria (Fundaccer).
11h30 às 15h30 – Oficina de Robótica: Educação rural. Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 16 anos
16h – Palestra: Sucessão familiar, com Augusto Faria (Fundaccer).
 
10/02 – Gestão na Propriedade
 
9h – Painel/Roda de Prosa: A importância da gestão na propriedade rural, com Leonardo Pedron, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.
11h30 às 15h30 – Oficina de Robótica: Educação rural. Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 16 anos
16h – Palestra: A importância da gestão na propriedade rural, com Leonardo Pedron, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.
 
Serviço

Estande do Programa Educampo, do Sebrae Minas.
Data: 08/02/2023 à 10/02
Local: Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) – Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé, MG.

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

 
 

 

Leia Também:  O MELHOR GRELHADO DA CIDADE É AQUI NO RESTAURANTE VENTANIA!

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CONSUMIDOR

Confiança dos pequenos negócios mineiros em dezembro foi a menor do ano

Publicados

em

Pesquisa do Sebrae Minas registra quedas sucessivas do Iscon nos últimos três meses de 2022
A confiança dos donos de pequenos negócios de Minas Gerais caiu no último mês de 2022, de acordo com a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), que ouviu 1.078 participantes entre os dias 6 e 21 de dezembro. O índice de dezembro foi o menor do ano.
O Iscon do último mês de 2022 fechou em 108 pontos, valor próximo ao de tendência à estabilidade (próxima de 100 pontos) com expectativa de leve melhoria. A pesquisa também mostrou que nos últimos três meses do ano passado houve uma queda significativa da confiança dos pequenos negócios mineiros. Em relação a novembro, o indicador caiu 2 pontos, já em comparação a outubro, a diferença foi de 16 pontos.
“Alguns dos motivos que podem ser atribuídos a esse resultado são o aumento do grau de incerteza, as projeções de baixo crescimento da economia brasileira e a desaceleração econômica a nível mundial. No front doméstico, a inflação fechou o ano de 2022 acima da meta definida pelo governo, mantendo os preços ainda pressionados. Os juros básicos também tendem a permanecer em um patamar mais elevado, podendo impactar o consumo das famílias e os investimentos”, afirma a analista do Sebrae Minas Bárbara Alves.
Em dezembro, o setor mais confiante foi a Construção Civil, que atingiu 111 pontos. Serviços e Indústria registraram o mesmo valor de confiança, 110 pontos. Já o Comércio obteve o menor índice (104 pontos) entre os setores no período, ficando inclusive abaixo da média geral dos pequenos negócios mineiros (108 pontos).
Em relação a novembro, apenas o setor da Indústria teve um aumento no nível de confiança, de 2 pontos, e o setor de Serviços se manteve estável no comparativo. Ambos tiveram aumento no Índice de Situação Esperada (ISE). Por outro lado, os setores de Construção Civil e do Comércio tiveram quedas na variação mensal, de 9 e 5 pontos, respectivamente.
O Iscon mede a confiança do empresário sobre a condição e a expectativa para seu ramo de negócio e para a economia nacional. O índice é baseado em questões relacionadas a condições (para a empresa e para a economia nos últimos três meses) e expectativas (para a empresa e para a economia nos próximos três meses). O número de empregados, o faturamento e a infraestrutura são variáveis que compõem o Iscon, que começou a ser medido em novembro de 2020.
MEI mais otimistas
 
Em dezembro, os microempreendedores individuais (MEI) foram novamente os mais otimistas entre os portes, repetindo o comportamento confiante obtido no mês anterior, com um Iscon de 109 pontos. As microempresas (ME) registraram 107 pontos, 2 pontos abaixo do registrado em novembro. Já as empresas de pequeno porte (EPP) registraram 102, 2 pontos acima do registrado no mês anterior.

Ana Gabriella dos Santos

Leia Também:  Safra de café em Minas Gerais: Produtividade em 2024 deve superar projeções

   Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas
Regional Centro-Oeste e Sudoeste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA