Educação
Passos mantém prova do Enem neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2020 terá o seu primeiro dia de prova realizado neste domingo, 17. Em Passos, mesmo com o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus tendo aumentado consideravelmente nesta semana, a avaliação deve ser mantida conforme informou a coordenação local do Enem.
De acordo com Ministério da Educação (MEC), não há intenção por parte do órgão de cancelamento da prova, porém os municípios devem decidir se existe ou não condições de segurança para a realização. Quinze escolas em Passos foram selecionadas para receber os estudantes neste domingo. Entre elas, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais(IFSULDEMINAS). (Veja a lista completa no quadro abaixo).
Cerca de 100 educadores de Passos e de municípios vizinhos passaram por treinamento online para trabalhar como aplicadores no exame e, neste domingo pela manhã, eles participarão de um novo treino, desta vez presencial, para que a avaliação transcorra dentro da programação, tranquilamente, adotando todas as medidas preventivas necessárias para este momento de pandemia.
O Enem é considerado uma das principais portas de entrada para os estudantes que desejam ingressar na universidade. Conforme o Instituto Anísio Teixeira (INEP), a edição de 2020 contou com 5.783.357 inscritos em todo o país.
De acordo com a programação, a abertura dos portões acontece às 11h30 com fechamento às 13h. Às 13h30 será dado início a prova que deve encerrar às 19h. Já na sala de aula, deve ser respeitada a distância de dois metros entre as carteiras e feita a abertura das janelas para ventilação no ambiente. Serão escalados dois aplicadores para cada sala. Estudantes devem levar o próprio álcool gel e fazer o uso de máscara durante toda a prova.
Várias adaptações foram necessárias na realização do exame para o atendimento das normas de segurança e prevenção a Covid.A última mudança anunciada pelo INEP diz respeito a alteração no horário de abertura dos portões das escolas, que passou das 12h para as 11h30, dando um prazo maior para que os estudantes tenham acesso ao local sem aglomerações.
Não só a Pandemia, mas sensação de despreparo também assusta.
Além do medo de contaminação pelo coronavírus, estudante entrevistada pelo gmaisbrazil.com.br confessa que o sentimento de despreparo para a prova também assusta. Maysa Silva dos Santos é estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Júlia Kubitschek. Ela contou que não se sente preparada para um bom desempenho no exame e alega que no ano de 2020 enfrentou muitasdificuldades com o ensino remoto.
“Consegui realizar todas as atividades, porém não aprendimuito pelo fato de ter que ajudar os meus irmãos pequenos nas atividades deles também. Tudo foi feito pelo celular”, contou a jovem argumentando que isso também atrapalhou a aprendizagem e que o aparelho telefônico não suportou o armazenamento dos arquivos.
Quanto às medidas preventivas e de proteção a Covid, ela já sabe como tem que fazer. “Tenho que levar o meu álcool gel e usar máscara. Estou com medo, porém vou fazer a prova tomando todos os cuidados necessários para evitar qualquer risco de contaminação”, falou Maysa que realizará a prova do Enem pela primeira vez e sonha cursar faculdade de medicina.
QUADRO
Confira os locais de prova do Enem em Passos
Escola Estadual Jair Santos
Escola Estadual Caetano Machado da Silveira
Escola Municipal Professora Ângela Aparecida da Silveira
Escola Estadual Nazle Jabur
Escola Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho
Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza – Polivalente
Escola Estadual São José
Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves
IFSUL –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Escola Estadual Nossa Senhora da Penha
Escola Estadual Geraldo Starling Soares
Escola Estadual Neca Quirino
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Passos
Colégio Tiradentes – PMMG
Escola Municipal Professor Hilarino Moraes
FOTO: Maysa fará a prova do Enem pela primeira vez e sonha cursar faculdade de medicina
Por Valéria Faleiros
Para o GMais.TV
#enem#passos#gmaisbrazil.com.br


Educação
Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.
Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.
O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.
Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.
Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF