ENTRETENIMENTO
AUTOR ALPINOPOLENSE FAZ ENTREGA DE LIVROS
ALPINÓPOLIS, o policial militar Cabo Juliano Pereira de Souza, autor fez a distribuição aos patrocinadores e para a população do livro de sua autoria: “Ventania Valorizando Nosso Povo– Conhecendo Nossa História”, que trata de alguns personagens históricos da cidade, desde que o lugar denominava-se Fazenda Ventania, depois Arraial de São Sebastião da Ventania e por ultimo Alpinópolis.
Cabo Juliano, além de fazer parte da assessoria de comunicação organizacional do 3º Pel PM/ 110ª Cia/ 12º BPM também é genealogista, historiador e autor em seus momentos de folga, ao longo dos anos vêm realizando pesquisas sobre a genealogia da cidade e com isso acumulando documentos e conteúdos históricos. O pesquisador também percorreu várias cidades da região como Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Nova Resende, Passos e São José da Barra, cidades que fotografou vários documentos e obteve um grande acervo.
A ideia do livro surgiu no início do ano 2019, quando o policial militar elaborou um documento e foi levado a Câmara Municipal e apresentado aos vereadores, que continha alguns personagens históricos que fazem parte da história da cidade, porém não foram reconhecidos até o dia de hoje pelas autoridades e não possuem nomes em logradouros públicos. Tal documento foi repassado a parte da população que chamou a atenção de alguns empresários e comerciantes, que patrocinaram a publicação do material.
O lançamento que estava marcado para o dia 18 de março desde ano, foi adiado devido a eclosão da Pandemia de Covid 19 e agora no final do mês de outubro o autor decidiu realizar a entrega aos patrocinadores e populares interessados no material. O livro também serão doado as escolas municipais e estaduais para enriquecerem o acervo local.
O livro: “Ventania Valorizando Nosso Povo– Conhecendo Nossa História”, o seu formato tipo revista ficou moderno e atrativo, em sua capa leva a fotografia da Serra da Ventania, símbolo da cidade e de seu povo, a contra capa leva a fotografia do Morro do Chapéu, local de vegetação de serrado e com altitude elevada, podendo avistar várias cidades da região no seu cume. As 88 páginas o leitor poderá descobrir várias curiosidades da cidade, das pessoas, das famílias, das festas, fazendo o leitor dar uma volta ao passado e relembrar dos antepassados, que muito fizeram pela nossa Ventania.
“E com muito prazer que levo esse livro a toda população alpinopolense, para que possam compreender de onde viemos e quem muito fez pela nossa cidade e região, desde já agradeço a todos pelo apoio e colaboração, bem como não poderia de agradecer imensamente meus professores ao longo da vida que muito contribuíram para minha formação”. Disse o Cabo Juliano Pereira de Souza, o autor da obra.
ENTRETENIMENTO
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias da Ventania” e distribuição de livros a alunos da rede municipal
Alpinópolis se prepara para sediar, nos dias 5 e 6 de novembro, o 1º Encontro Literário dos Amigos da História, que será realizado na Câmara Municipal. O evento, idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza, tem como objetivo valorizar a literatura, a memória e a cultura local, além de promover o lançamento do documentário “Memórias da Ventania”, baseado em seu livro “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, obra que retrata a formação histórica do município.
O idealizador e o propósito do evento
Juliano Pereira de Souza, além de escritor e pesquisador da história local, é sargento da Polícia Militar de Minas Gerais e tem se dedicado à preservação da memória e valorização dos personagens e tradições regionais. Segundo ele, o encontro é uma forma de reconhecer talentos locais e fortalecer o vínculo da comunidade com sua história.
“Este evento busca revelar ao nosso povo que, bem perto de nós, existem escritores, poetas, artistas e histórias. Precisamos reconhecer e valorizar essas pessoas enquanto estão vivas, enaltecendo sua importância na cultura, educação, segurança, política e na vida da comunidade. Que este seja apenas o primeiro de muitos Encontros Literários dos Amigos da História”, destacou Juliano.
Programação
📅 Dia 5 de novembro – Palestra sobre Inteligência Artificial
Na quarta-feira (05/11), às 8h, a escritora Conceição de Lima ministrará uma palestra e debate sobre Inteligência Artificial (IA). Autora das obras “Inteligência Artificial Generativa e Comunicação Humana: 2023 – O Marco Inicial” e “Tendências – Muito Além da Inteligência Artificial Generativa”, Conceição, natural de Alpinópolis, possui vasta produção literária e acadêmica sobre tecnologia e comunicação.
A palestra é aberta ao público, com destaque para estudantes do ensino médio das redes pública e particular, pois o tema tem relevância educacional e poderá ser explorado em avaliações como o ENEM 2025. Durante o encontro, interlocutores previamente selecionados farão perguntas à palestrante, promovendo diálogo e reflexão coletiva, com participação ativa de escritores e convidados.
📅 Dia 6 de novembro – Encontro Literário e exibição do documentário “Memórias da Ventania”
Na quinta-feira (06/11), também às 8h, o evento prossegue com o Encontro Literário, reunindo escritores locais, regionais e convidados especiais. A programação inclui exposição de obras literárias, diálogo com o público e a exibição do documentário “Memórias da Ventania”, que destaca momentos marcantes da história de Alpinópolis.
Autores já confirmados:
Juliano Souza, Conceição de Lima, Joel Reis, Daniel de Paula, Paulo Jorge, Irene Brasileiro, Lília Bueno, Zgê Geraes, Rosilda Moreira, Cézar de Paula, Lázaro Freire (São José da Barra), Ana Elisa Gonçalves (Piumhi), José Dalton (Guapé), Carlos Sérgio (Conceição da Aparecida), Sebastião Wenceslau (Passos), Renato Freire (Carmo do Rio Claro) e Paulo Roberto “Coró” (Carmo do Rio Claro).
Participações on-line: professor Gustavo Uchôa (Varginha) e o escritor português Antônio Andresen Guimarães.
A lista permanece aberta para novas confirmações.Durante a manhã, alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais participarão da programação, tendo contato direto com autores e obras — uma oportunidade de incentivo à leitura e à valorização da cultura local.
-
ESPORTES6 dias atrásCapitólio brilha como palco do vôlei de praia mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrásAlpinópolis escreve sua própria história
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSIC 2025 reforça inovação e liderança do café
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDivinópolis terá Oncologia Pediátrica
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCervejaria pode triplicar de tamanho
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásApostas: 30% dos mineiros atrasam o aluguel
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásRecorde histórico na 9ª edição do Cupping ATeG Café + Forte
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFestival SESI de Robótica premia equipes e celebra a criatividade dos jovens inovadores



