ENTRETENIMENTO

Psicanalista Fabiana Guntovitch destaca a importância da saúde mental

Publicados

em

Muitos são os fatores que determinaram o aumento da visibilidade para a saúde mental: a pandemia de covid-19, filmes e séries que abordam o assunto e até mesmo as campanhas mensais que trazem conscientização. Mas, ainda assim, a temática é, por vezes, abordada com alguns estigmas e tabus.

Para a psicanalista Fabiana Guntovich, a saúde mental está diretamente relacionada à qualidade de vida. Sem saúde mental, não há paz interior, o discernimento e o bom senso podem ficar prejudicados e até a saúde física pode ser impactada. “Hoje, tanto a medicina quanto a psicologia entendem a saúde mental como uma questão biopsicossocial, ou seja, que depende das vulnerabilidades do DNA da pessoa, de como essa pessoa percebe o mundo e a si mesma e como ela se comporta, como seu inconsciente se relaciona com o consciente e com o ambiente, que vai de desde todos os ambiente e relações familiares, sociais, profissionais, até as mídias sociais e como elas interferem e impactam no indivíduo”, explica a especialista.

Leia Também:  PL do vereador Alex Cavalcante (PSDB) é aprovado por unanimidade e torna atividade física essencial em Alpinópolis

Diante da campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização de prevenção ao suicídio, Fabiana valoriza também a força do diálogo e da empatia. “Falar de morte, apesar de ser desconfortável, faz parte da vida. Além de todas as questões e tabus que envolvem o tema, precisamos olhar para isso de um novo prisma, com mais responsabilidade”, avalia ela. “Tirar a própria vida não é sobre não desejar mais viver, mas sobre não suportar mais as dores e as pressões que a vida apresenta para esta pessoa. Nunca é sobre acabar com a vida. Suicídio é sobre acabar com uma dor insuportável da alma, e nós, como sociedade, precisamos olhar para as dores da alma do ser humano com mais gentileza e compaixão”, completa, ressaltando ainda o valor da comunicação interpessoal.

Apesar de ainda ser motivo de preconceito e rejeição, as terapias vieram para ficar. “Tanto a área da psicoterapia quanto a psiquiatria, são áreas relativamente novas e passaram por um início turbulento, mas isso ficou no passado. Atualmente, os remédios evoluíram, as psicopatologias são melhor entendidas e as psicoterapias ocupam um lugar que vai muito além do tratamento, mas de prevenção e de oportunidade de autoconhecimento, autossuporte e enfrentamento dos tantos desafios que a vida atual nos oferece”, define Fabiana.

Leia Também:  Mirella Santos curte dia de praia com fio enterrado: “Cheguei no nordesteeeee!”

Somando mais de 17 mil seguidores no Instagram, além da rotina em consultório, ela também associa o uso das redes sociais para prestar suporte nas mais diversas temáticas. “Não devemos demonizar as redes sociais. Precisamos é ter um olhar atento a tudo que compartilhamos e tudo o que consumimos. O livre arbítrio é e deve ser sempre soberano”, afirma.

Fonte: TOP FAMOSOS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EMOÇÕES

Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

Publicados

em

 

Por Alex Cavalcante Gonçalves

Na noite de 19 de novembro de 2025, o Clube Campestre Escarpas do Lago, em Capitólio, recebeu um dos eventos mais emocionantes do ano: o lançamento da coletânea “Mulheres que Marcaram Caminhos”, uma obra que eterniza histórias de força, fé, superação e empreendedorismo feminino.

O projeto, desenvolvido pela Câmara da Mulher Empreendedora de Capitólio – ACIAC, nasceu do desejo de celebrar o protagonismo das mulheres que constroem, silenciosamente ou à vista de todos, o futuro da cidade e da região. A coletânea reúne relatos reais que inspiram não apenas pela trajetória individual de cada coautora, mas pela mensagem universal que carregam: quando uma mulher avança, toda a comunidade avança com ela.

A noite de lançamento reuniu autoridades políticas, familiares, convidados especiais e dezenas de moradoras de Capitólio e municípios vizinhos, que foram prestigiar as coautoras. O clima era de orgulho, emoção e pertencimento.

Em seu discurso, Eliza Soares Pereira, coordenadora do projeto e coautora da obra, resumiu a essência do movimento:

Leia Também:  Após prisão, Diego Alemão deve continuar tratamento no Estados Unidos: ‘Difícil’

“Este livro é mais do que uma publicação. É um legado. Cada história escrita é uma semente de coragem e esperança que floresce no coração de quem lê. Que este livro seja o marco de um novo tempo — um tempo em que as mulheres seguem marcando caminhos com amor, sabedoria e propósito.”

Já a presidente da ACIAC, Valeria Soares e Silva, destacou a importância do trabalho para o desenvolvimento do município:

“Para a ACIAC, este projeto representa o compromisso com o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico de Capitólio. Valorizar as memórias das mulheres capitolinas é preservar, acima de tudo, a nossa identidade.”

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Capitólio, Elizângela Alves Costa Gini, emocionou o público ao relembrar a origem do movimento “Mulheres que Inspiram Mulheres”, iniciativa que deu vida ao livro:

“Começou pequeno, simples, sem pretensão… mas cresceu, tocou vidas e se tornou símbolo de reconhecimento às trajetórias femininas em Capitólio e na região. Desse movimento nasceu este livro — um livro que eterniza histórias reais, vividas, sentidas. Histórias que marcam, que mudam e que fazem nossa cidade olhar para suas mulheres com ainda mais orgulho.”

Leia Também:  Ausência do Plano de Saúde de Divinópolis preocupa comissão

A realização do projeto contou com o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora de Capitólio, da ACIAC, do Sicoob Credicapi e do comércio local, parceiros que acreditaram no impacto transformador da valorização feminina.

O evento encerrou-se com sessão de autógrafos repleta de emoção, lágrimas, abraços e muitos aplausos. A noite ficará registrada como um marco na história de Capitólio — não apenas pelo lançamento de um livro, mas pela celebração de mulheres que, com coragem e propósito, continuam marcando caminhos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA