ESPORTES
Confira o ranking de jogadores com mais assistências no Catar-2022

Veja os jogadores que mais deram passes para gol na Copa do Mundo e relembre as assistências mais impressionantes das edições anteriores do torneio.
Catar-2022: mais passes para gol
Bruno Fernandes (POR): 3 assistências
Harry Kane (ING): 3 assistências
Andrija Zivkovic (SER): 2 assistências*
Christian Pulisic (EUA): 2 assistências*
Davy Klaassen (HOL): 2 assistências*
Denzel Dumfries (HOL): 2 assistências*
Diogo Dalot (POR): 2 assistências
Dusan Tadic (SER): 2 assistências*
Ivan Perisic (CRO): 2 assistências
João Félix (POR): 2 assistências
Jordi Alba (ESP): 2 assistências*
Kylian Mbappé (FRA): 2 assistências
Lionel Messi (ARG): 2 assistências
Ousmane Dembélé (FRA): 2 assistências
Phil Foden (ING): 2 assistências
Theo Hernández (FRA): 2 assistências
Vinícius Junior (BRA): 2 assistências*
* Seleções já eliminadas
Quem deu mais de 3 assistências em cada Copa (desde 1966)
-
1966: Siegfried Held, Uwe Seeler (4), António Simões, José Torres (3)
-
1970: Pelé (5), Tostão (4), Hristo Bonev, Reinhard Libuda, Gerd Muller, Rivellino (3)
-
1974: Robert Gadocha (5), Johan Cruyff, Dragan Dzajic, Uli Hoeness (3)
-
1978: Rob Rensenbrink, Rene van de Kerkhof (3)
-
1982: Pierre Littbarski (5), Zico (4)
-
1986: Diego Maradona (5), Igor Belanov (4), Dominique Rocheteau (4), Stéphane Demol (3)
-
1990: Andreas Brehme, Jozef Chovanec, Lubo Moravcik (3)
-
1994: Thomas Hassler (5), Tomas Brolin (4), Gheorghe Hagi (4), Sergi (3)
-
1998: Dennis Bergkamp, Youri Djorkaeff, Tahar El-Khalej, Brian Laudrup, Ronaldo, Juan Sebastián Verón (3)
-
2002: Michael Ballack (4), David Beckham, Francisco De Pedro, Hasan Sas, Ronaldinho, Bernd Schneider, Christian Ziege (3)
-
2006: Francesco Totti (4), Luís Figo, Andrea Pirlo, Juan Román Riquelme, Bastian Schweinsteiger (3)
-
2010: Kaká, Dirk Kuyt, Thomas Müller, Mesut Özil, Bastian Schweinsteiger (3)
-
2014: Juan Cuadrado, Toni Kroos (4), Karim Benzema, André Schürrle (3)
-
2018: Nenhum jogador deu mais que duas assistências
-
Você sabia?
-
Apesar da lesão sofrida durante o México-1970, Hirsto Bonev teve uma média de um passe para gol a cada 68 minutos. O búlgaro e o marroquino Tahar El-Khalej são os únicos jogadores que não participaram das finais de mata-mata.
-
Reinhard Libuda tinha o apelido de “Stan”, em homenagem à ponta histórica inglesa Stanley Matthews.
-
Andreas Brehme, Sergi e Christian Ziege, todos laterais esquerdos, são os únicos degensores que registram mais de duas assistências em uma mesma Copa.
-
Lionel Messi precisou de apenas 13 minutos para criar um gol em sua estreia no Mundiais, em 2006. O camisa 10 é o único jogador que deu assistências em cinco edições diferentes do torneio. Grzegorz Lato, Diego Maradona e David Beckham conseguiram esse feito em três Copas.
-
Thomas Müller venceu a Chuteira de Ouro na África do Sul graças ao desempate por assistências. Quatro jogadores terminaram empatados, com cinco gols, mas o alemão deu mais passes (3) que Diego Forlán, Wesley Sneijder e David Villa (1, cada).
-
Toni Kross passou a ser chamado de “Garçom” pela torcida brasileira por conta da criatividade mostrada nas primeiras fases do torneio de 2014. O meia alemão marcou duas vezes e deu um passe para gol no histórico 7 a 1 sobre os anfitriões nas semifinais daquele ano .
-
Assista no FIFA+
-
Fonte: Agência Esporte


CIDADES
Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado, o jornalista, Alex Cavalcante, ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, o clube paranaense avança com um projeto que promete transformar o cenário esportivo da região. Nesta primeira fase, o Coritiba SAF firmará parceria com sete escolinhas sociais, todas com um diferencial inovador: a filiação será realizada sem custo de franquia, royalties ou mensalidades para o poder público, em contrapartida o clube exige o atendimento com qualidade para as crianças que serão assistidas pelo projeto. Esse formato foi resultado direto das negociações entre Alex Cavalcante e a diretoria do clube, garantindo acesso gratuito ao projeto para centenas de jovens talentos.
Quem representou o Coritiba nas visitas às cidades mineiras foi Christian Korgut, gerente das escolas “Coxa” e diretor do futebol feminino do clube. Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol – incluindo passagens pela Europa –, Christian ficou impressionado com o potencial do Sul de Minas. Ele acredita que a região oferece um celeiro de atletas promissores e merece ser explorada com um projeto estruturado e profissional. Além disso Korgut destaca a preocupação do Coritiba na formação cidadã e contribuição social.
Sicoob Sarom: O Diferencial que Conquistou o Coritiba
Um dos pontos altos da visita foi a reunião com o Sicoob Sarom, em São Roque de Minas. A cooperativa de crédito será parceira exclusiva do Coritiba SAF na cidade, oferecendo suporte financeiro e estrutural ao projeto. Durante sua passagem por São Roque, Christian Korgut conheceu a atuação do Sicoob na transformação social e conversou com lideranças da instituição, incluindo João Leite (Joãozinho), presidente do Sicoob Sarom; Tadeu, diretor de contabilidade e financeiro; Lucas, vice-presidente; Fernando, diretor administrativo; Fabián, secretário de esportes da cidade, além de Zezinho, da secretaria de esportes.
O impacto positivo do modelo de gestão e educação financeira aplicado pelo Sicoob foi tão grande que Christian pretende levar essa metodologia para todas as escolas de futebol que gerencia no Paraná. A parceria reforça a visão do Coritiba de que esporte e educação devem caminhar juntos na formação de cidadãos e atletas.
São José da Barra Sai na Frente e Outras Cidades Confirmam Parceria

Visita Técnica ao Estádio municipal de Furnas – Alex Cavalcante – Jailsom, Christian Korgut e Éric Maguila
A primeira cidade mineira a assinar o convênio foi São José da Barra, com um trabalho de destaque do diretor de esportes Erick Maguila, do vice-prefeito Jailsom e do prefeito Marcelinho Silva, ambos não mediram esforços para firmar o convênio. O apoio do poder público foi essencial para a concretização da parceria e serve de exemplo para outros municípios interessados.
Além de São José da Barra, outras cidades já confirmaram adesão ao projeto, incluindo Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Paíns e São Roque de Minas. Municípios como Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União estão em fase de avaliação e devem dar um retorno em breve.
A expansão não para por aí: já está em planejamento a maior inauguração de escolinhas do projeto, com agenda prevista para mais 15 cidades na Zona da Mata e no Norte de Minas. A expectativa é que, nesta primeira fase, o Coritiba SAF consiga atender até 4 mil alunos no estado de Minas Gerais.
Um Projeto Esportivo com Visão Empresarial e Social

Fernando, Zezinho, Tadeu, Christian, Alex, Guilherme, Lucas, Fabian, Igor
A chegada do Coritiba SAF a Minas Gerais vai muito além do futebol. O modelo adotado une desenvolvimento esportivo, inclusão social e fortalecimento econômico, tornando-se um projeto de referência para todo o país. Com apoio de instituições sólidas como o Sicoob Sarom e o engajamento de lideranças regionais, o clube paranaense amplia sua atuação e reforça seu compromisso com o futuro do esporte brasileiro.
O Sul de Minas já entrou no radar do Coritiba. Agora, o próximo passo é transformar essa oportunidade em uma história de sucesso dentro e fora dos gramados.
“Com mais de uma década trabalhando com esporte e mais de 30 anos como atleta amador, entendo que o esporte vai muito além da prática em si. Não basta apenas dizer que apoia o esporte; é preciso compreender as leis de incentivo, diferenciar esporte de rendimento e de lazer e, principalmente, enxergá-lo como uma ferramenta de formação cidadã. O verdadeiro impacto do esporte se dá quando ele está integrado a políticas públicas de saúde, educação e segurança. Nosso objetivo é estruturar projetos que realmente transformem vidas, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento esportivo e social das cidades.” – Alex

Representante das EScolas Coxa em Minas , Alex Cavalcante, o presidente do Sicoob Sarom, Joãozinho Leite e o gerente das escolas Coxa, Christian Korgut
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’