ESPORTES
Croácia x Marrocos: Será o adeus de Luka Modric?

O meia croata provavelmente vai vestir a camisa da sua seleção pela última vez em uma Copa, e ele quer se despedir com o 3º lugar do Mundial.
Croácia e Marrocos, o jogo que vai definir o terceiro e quarto lugares da Copa do Mundo FIFA 2022, no Qatar, acontece neste sábado, 17 de dezembro, ao meio-dia do horário de Brasília (18h do horário local).
Muito provavelmente, essa partida também vai marcar a despedida de Luka Modric do torneio. Na ocasião da partida contra o Marrocos, mas no confronto que aconteceu ainda na fase de grupos, o meia croata se pronunciou sobre o futuro na seleção. “Seria incrível ganhar o título mundial. Depois disso, eu poderia me propor”.
No entanto, o destino não permitiu que Luka Modric encerrasse a sua carreira com o maior triunfo do futebol mundial. A derrota por 3 a 0 contra a Argentina, na semifinal, acabou com o sonho dos croatas, que agora enfrentaria Marrocos pela decisão do terceiro lugar.
Mesmo assim, o camisa 10 da Croácia tem construído uma trajetória profissional cheia de triunfos e sucessos que o fizeram ser um dos maiores jogadores da história do futebol.
Na Copa de 2022, ele comprovou isso mais uma vez. Após um início pouco convincente no Mundial, a Croácia não parecia mais ser o mesmo tempo do Mundial de 2018. Porém, poucas semanas após o início da competição, a equipe de Zlatko Dalic chegou a estar a apenas um degrau na grande decisão.
Estreia pela seleção
A primeira convocação principal do então jovem Luka Modric para a seleção principal aconteceu em 24 de fevereiro de 2006, na lista do técnico Zlatko Kranjčar, após uma experiência do meia nas pernas de base da Croácia.
Pouco mais de três meses depois, o técnico levou Modric para o Mundial na Alemanha. O primeiro gol dele com a camisa quadriculada ocorreu em agosto daquele mesmo ano, em um amistoso contra a Itália, que havia vencido a Copa naquele ano, que terminou com um triunfo croata por 2 a 0.
Dois anos mais tarde, Modric participou da Euro de 2008, convertendo um pênalti contra a anfitriã Áustria e se tornando, aos 22 anos e 73 dias de idade, o mais jovem jogador a marcar um gol pela Croácia na história do torneio continental.
A trajetória na Euro 2008 terminou nas quartas, contra a Turquia, nos pênaltis. No fim daquele Euro, Modric figurou na seleção dos melhores da competição, como o melhor em sua posição.
Na Euro 2012, Luka Modric foi umas das sensações, mesmo que a sua seleção não tenha passado da fase de grupos.
Mesmo assim, suas exibições foram tão convincentes que o meio acabou sendo contratado pelo Real Madrid. Desde 2006, Modric vem conquistando grandes feitos.
Ele venceu a Liga dos Campeões da UEFA cinco vezes com o Real Madrid, além de vários títulos nacionais, e levou a seleção da Croácia ao vice-campeonato da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, tendo conquistado a Bola de Ouro de melhor jogador aquele Mundial.
Antes de 2018, a percepção do mundo do futebol sobre Luka Modric não era a mesma que hoje. Em 2012, a ida dele para Madri não foi vista com os melhores olhos, mesmo que ele tenha anteriormente contribuído, com suas ótimas exibições,

2018: Luka chega ao topo do mundo
Graças aos troféus que ganhou como estrela do Real (cinco vezes a Liga dos Campeões da UEFA, quatro vezes o Mundial de Clubes da FIFA, três vezes o Campeonato Espanhol, e muito mais), Luka Modric formou um currículo incomparável no futebol mundial.
Apesar disso, poucos previram uma atuação que ele viria a ter no Mundial da Rússia, em 2018. Aos 33 anos, a meia croata mostrou ter chegado no topo da sua atuação, ao converter um pênalti e ser escolhido o Homem do Jogo logo na estreia , uma vitória por 2 a 0 sobre a Nigéria.
Na segunda partida, ele confirmou mais uma vez a forma sensacional que estava, ao marcar um golaço com um chute a mais de 20 metros de distância, na vitória contra a Argentina. Com seus gols, assistências e dribles, ele convenceu todo o mundo do seu talento – acompanhado de uma seleção sólida, unida e forte.
Pela primeira vez na história, a Croácia chegou à final de uma Copa do Mundo, tendo a França como adversária. No fim, Mbappé e seus colegas levantaram a taça, mas Luka Modric foi o escolhido o melhor jogador daquele Mundial.
Copa-2022: Despedida em grande estilo
Hoje, com 161 jogos (até a partida contra Marrocos), Modric é um ícone da sua seleção – uma equipe que transmite o mesmo caráter e mentalidade da meia. A Croácia foi eliminada na semifinal, no duelo de gigantes entre Modric e Messi, o que não impedirá que o mundo do futebol se despeça do meia croata, em muito provavelmente última surpresa em Copas, dando a ele todas as honras que merece.
Fonte: Agência Esporte


CIDADES
Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado, o jornalista, Alex Cavalcante, ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, o clube paranaense avança com um projeto que promete transformar o cenário esportivo da região. Nesta primeira fase, o Coritiba SAF firmará parceria com sete escolinhas sociais, todas com um diferencial inovador: a filiação será realizada sem custo de franquia, royalties ou mensalidades para o poder público, em contrapartida o clube exige o atendimento com qualidade para as crianças que serão assistidas pelo projeto. Esse formato foi resultado direto das negociações entre Alex Cavalcante e a diretoria do clube, garantindo acesso gratuito ao projeto para centenas de jovens talentos.
Quem representou o Coritiba nas visitas às cidades mineiras foi Christian Korgut, gerente das escolas “Coxa” e diretor do futebol feminino do clube. Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol – incluindo passagens pela Europa –, Christian ficou impressionado com o potencial do Sul de Minas. Ele acredita que a região oferece um celeiro de atletas promissores e merece ser explorada com um projeto estruturado e profissional. Além disso Korgut destaca a preocupação do Coritiba na formação cidadã e contribuição social.
Sicoob Sarom: O Diferencial que Conquistou o Coritiba
Um dos pontos altos da visita foi a reunião com o Sicoob Sarom, em São Roque de Minas. A cooperativa de crédito será parceira exclusiva do Coritiba SAF na cidade, oferecendo suporte financeiro e estrutural ao projeto. Durante sua passagem por São Roque, Christian Korgut conheceu a atuação do Sicoob na transformação social e conversou com lideranças da instituição, incluindo João Leite (Joãozinho), presidente do Sicoob Sarom; Tadeu, diretor de contabilidade e financeiro; Lucas, vice-presidente; Fernando, diretor administrativo; Fabián, secretário de esportes da cidade, além de Zezinho, da secretaria de esportes.
O impacto positivo do modelo de gestão e educação financeira aplicado pelo Sicoob foi tão grande que Christian pretende levar essa metodologia para todas as escolas de futebol que gerencia no Paraná. A parceria reforça a visão do Coritiba de que esporte e educação devem caminhar juntos na formação de cidadãos e atletas.
São José da Barra Sai na Frente e Outras Cidades Confirmam Parceria

Visita Técnica ao Estádio municipal de Furnas – Alex Cavalcante – Jailsom, Christian Korgut e Éric Maguila
A primeira cidade mineira a assinar o convênio foi São José da Barra, com um trabalho de destaque do diretor de esportes Erick Maguila, do vice-prefeito Jailsom e do prefeito Marcelinho Silva, ambos não mediram esforços para firmar o convênio. O apoio do poder público foi essencial para a concretização da parceria e serve de exemplo para outros municípios interessados.
Além de São José da Barra, outras cidades já confirmaram adesão ao projeto, incluindo Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Paíns e São Roque de Minas. Municípios como Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União estão em fase de avaliação e devem dar um retorno em breve.
A expansão não para por aí: já está em planejamento a maior inauguração de escolinhas do projeto, com agenda prevista para mais 15 cidades na Zona da Mata e no Norte de Minas. A expectativa é que, nesta primeira fase, o Coritiba SAF consiga atender até 4 mil alunos no estado de Minas Gerais.
Um Projeto Esportivo com Visão Empresarial e Social

Fernando, Zezinho, Tadeu, Christian, Alex, Guilherme, Lucas, Fabian, Igor
A chegada do Coritiba SAF a Minas Gerais vai muito além do futebol. O modelo adotado une desenvolvimento esportivo, inclusão social e fortalecimento econômico, tornando-se um projeto de referência para todo o país. Com apoio de instituições sólidas como o Sicoob Sarom e o engajamento de lideranças regionais, o clube paranaense amplia sua atuação e reforça seu compromisso com o futuro do esporte brasileiro.
O Sul de Minas já entrou no radar do Coritiba. Agora, o próximo passo é transformar essa oportunidade em uma história de sucesso dentro e fora dos gramados.
“Com mais de uma década trabalhando com esporte e mais de 30 anos como atleta amador, entendo que o esporte vai muito além da prática em si. Não basta apenas dizer que apoia o esporte; é preciso compreender as leis de incentivo, diferenciar esporte de rendimento e de lazer e, principalmente, enxergá-lo como uma ferramenta de formação cidadã. O verdadeiro impacto do esporte se dá quando ele está integrado a políticas públicas de saúde, educação e segurança. Nosso objetivo é estruturar projetos que realmente transformem vidas, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento esportivo e social das cidades.” – Alex

Representante das EScolas Coxa em Minas , Alex Cavalcante, o presidente do Sicoob Sarom, Joãozinho Leite e o gerente das escolas Coxa, Christian Korgut
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro