ESPORTES
Croácia x Marrocos: Será o adeus de Luka Modric?

O meia croata provavelmente vai vestir a camisa da sua seleção pela última vez em uma Copa, e ele quer se despedir com o 3º lugar do Mundial.
Croácia e Marrocos, o jogo que vai definir o terceiro e quarto lugares da Copa do Mundo FIFA 2022, no Qatar, acontece neste sábado, 17 de dezembro, ao meio-dia do horário de Brasília (18h do horário local).
Muito provavelmente, essa partida também vai marcar a despedida de Luka Modric do torneio. Na ocasião da partida contra o Marrocos, mas no confronto que aconteceu ainda na fase de grupos, o meia croata se pronunciou sobre o futuro na seleção. “Seria incrível ganhar o título mundial. Depois disso, eu poderia me propor”.
No entanto, o destino não permitiu que Luka Modric encerrasse a sua carreira com o maior triunfo do futebol mundial. A derrota por 3 a 0 contra a Argentina, na semifinal, acabou com o sonho dos croatas, que agora enfrentaria Marrocos pela decisão do terceiro lugar.
Mesmo assim, o camisa 10 da Croácia tem construído uma trajetória profissional cheia de triunfos e sucessos que o fizeram ser um dos maiores jogadores da história do futebol.
Na Copa de 2022, ele comprovou isso mais uma vez. Após um início pouco convincente no Mundial, a Croácia não parecia mais ser o mesmo tempo do Mundial de 2018. Porém, poucas semanas após o início da competição, a equipe de Zlatko Dalic chegou a estar a apenas um degrau na grande decisão.
Estreia pela seleção
A primeira convocação principal do então jovem Luka Modric para a seleção principal aconteceu em 24 de fevereiro de 2006, na lista do técnico Zlatko Kranjčar, após uma experiência do meia nas pernas de base da Croácia.
Pouco mais de três meses depois, o técnico levou Modric para o Mundial na Alemanha. O primeiro gol dele com a camisa quadriculada ocorreu em agosto daquele mesmo ano, em um amistoso contra a Itália, que havia vencido a Copa naquele ano, que terminou com um triunfo croata por 2 a 0.
Dois anos mais tarde, Modric participou da Euro de 2008, convertendo um pênalti contra a anfitriã Áustria e se tornando, aos 22 anos e 73 dias de idade, o mais jovem jogador a marcar um gol pela Croácia na história do torneio continental.
A trajetória na Euro 2008 terminou nas quartas, contra a Turquia, nos pênaltis. No fim daquele Euro, Modric figurou na seleção dos melhores da competição, como o melhor em sua posição.
Na Euro 2012, Luka Modric foi umas das sensações, mesmo que a sua seleção não tenha passado da fase de grupos.
Mesmo assim, suas exibições foram tão convincentes que o meio acabou sendo contratado pelo Real Madrid. Desde 2006, Modric vem conquistando grandes feitos.
Ele venceu a Liga dos Campeões da UEFA cinco vezes com o Real Madrid, além de vários títulos nacionais, e levou a seleção da Croácia ao vice-campeonato da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, tendo conquistado a Bola de Ouro de melhor jogador aquele Mundial.
Antes de 2018, a percepção do mundo do futebol sobre Luka Modric não era a mesma que hoje. Em 2012, a ida dele para Madri não foi vista com os melhores olhos, mesmo que ele tenha anteriormente contribuído, com suas ótimas exibições,

2018: Luka chega ao topo do mundo
Graças aos troféus que ganhou como estrela do Real (cinco vezes a Liga dos Campeões da UEFA, quatro vezes o Mundial de Clubes da FIFA, três vezes o Campeonato Espanhol, e muito mais), Luka Modric formou um currículo incomparável no futebol mundial.
Apesar disso, poucos previram uma atuação que ele viria a ter no Mundial da Rússia, em 2018. Aos 33 anos, a meia croata mostrou ter chegado no topo da sua atuação, ao converter um pênalti e ser escolhido o Homem do Jogo logo na estreia , uma vitória por 2 a 0 sobre a Nigéria.
Na segunda partida, ele confirmou mais uma vez a forma sensacional que estava, ao marcar um golaço com um chute a mais de 20 metros de distância, na vitória contra a Argentina. Com seus gols, assistências e dribles, ele convenceu todo o mundo do seu talento – acompanhado de uma seleção sólida, unida e forte.
Pela primeira vez na história, a Croácia chegou à final de uma Copa do Mundo, tendo a França como adversária. No fim, Mbappé e seus colegas levantaram a taça, mas Luka Modric foi o escolhido o melhor jogador daquele Mundial.
Copa-2022: Despedida em grande estilo
Hoje, com 161 jogos (até a partida contra Marrocos), Modric é um ícone da sua seleção – uma equipe que transmite o mesmo caráter e mentalidade da meia. A Croácia foi eliminada na semifinal, no duelo de gigantes entre Modric e Messi, o que não impedirá que o mundo do futebol se despeça do meia croata, em muito provavelmente última surpresa em Copas, dando a ele todas as honras que merece.
Fonte: Agência Esporte


ESPORTES
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte

Belo Horizonte – Depois de conquistar dezenas de vitorias para o Brasil dentro das quadras, o campeão olímpico Maurício do Vôlei agora comanda outro tipo de jogo — e com alcance nacional. Desde que assumiu a presidência da Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte na Câmara dos Deputados, o parlamentar do PL-MG iniciou uma verdadeira maratona de articulações, levando o debate da Lei para além dos muros do Congresso.
Com agendas já confirmadas no Nordeste e no Sul do país, o primeiro grande saque fora de Brasília aconteceu no Rio de Janeiro, na sede do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Agora o deputado traz a comissão nesta segunda-feira (07/07), para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde acontece o Seminário “A Importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a Construção de Políticas Públicas Eficientes”.
O evento, que começa às 10h e vai até as 16h, será transmitido ao vivo pelo canal da Comissão no YouTube . Toda a comunidade esportiva está convidada a participar — presencialmente ou virtualmente. E o melhor: não precisa de inscrição prévia. Um formulário será disponibilizado no local para emissão de certificado aos participantes.
Quadra cheia de craques do esporte e do pensamento
A Comissão levará a público um verdadeiro revezamento de ideias: serão dois tempos de debates — manhã e tarde — com palestrantes de peso que discutem temas como o impacto social do esporte, a descentralização das modalidades, a importância do investimento privado via renúncia fiscal e os riscos iminentes com o possível fim da atual legislação.
Nomes como Rafael Diniz (Educação Física S/A), Leonardo Rocha (CBMM), Rafael Sanches (Cemig), Lucélia Morioka (Copasa), Alexandre Seixas (Instituto Mais Ação), Maurício Barra (JF Vôlei) e representantes da Vale S.A. farão parte do evento — cada um com 15 minutos para atacar, levantar ou defender suas ideias sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.
Seminário em Belo Horizonte é só o começo
Para Maurício, essa é só a primeira etapa de um circuito que pretende percorrer o Brasil inteiro, ouvindo quem vive o esporte no dia a dia: atletas, técnicos, gestores, empresas e instituições sociais. “Estamos construindo uma política pública sólida, eficiente e democrática. É hora de ouvir quem está na ponta e construir um novo ciclo de incentivo que seja mais justo e mais forte para todos”, defende o deputado.
Com a responsabilidade de relatar o PLP 234/24 — que pode alterar as diretrizes da atual Lei de Incentivo —, a Comissão presidida por Maurício pretende levantar os principais pontos críticos e oportunidades de melhoria, fortalecendo o esporte como instrumento de transformação social, geração de oportunidades e promoção da cidadania. Os deputados Orlando Silva (RJ) e Domingos Sávio (MG) confirmaram presença, além do subsecretário de esportes do Estado de Minas, Tomás Mendes.
Por: Alex Cavalante – Repórter do GmaisBRazil e Colunista da JovempanItajubá – siga https://www.instagram.com/alexcavalcanteg?igsh=NjZ3cW02dG84MnBo&utm_source=qr
Abaixo Link para acompanhar o seminário da LIE
https://youtube.com/live/cLKyLDqnR5c?feature=share
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado