ESPORTES
Cruzeiro goleia o América e entra no G4 do Brasileirão

O Cruzeiro mostrou mais uma vez o porquê de ter um ótimo início de Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Maior de Minas foi até a Arena Independência e goleou o América por 4 a 0. Com uma dedicação e aplicação tática altíssima dos atletas, o Cruzeiro soube como superar o rival, que entrou na partida pressionado por estar na lanterna do Brasileirão, e construiu a goleada com grande participação coletiva. Henrique Dourado abriu o placar no primeiro tempo, Marlon ampliou na segunda etapa, e Gilberto, que entrou em campo no segundo tempo, transformou a vitória em goleada com mais dois gols.
O primeiro tempo na Arena Independência teve alternância de domínios. O Cruzeiro começou bem o clássico, surpreendendo o rival com uma escalação composta por três volantes e também a titularidade de Henrique Dourado, pela primeira vez desde o seu retorno à Toca da Raposa. Após um início ofensivo do Cruzeiro, o América teve sua primeira oportunidade aos 10 minutos, mas Rafael Cabral cresceu para cima de Mikael, que recebeu bom passe dentro da área e se encontrava livre, mas o goleiro celeste levou a melhor e salvou a pátria estrelada. Na sequência, o rival conseguiu outra grande chance com Aloísio, que chutou forte de fora da área e acertou o travessão.
Passado esse momento, o Cruzeiro conseguiu anular melhor as investidas do América e foi tomando o controle da partida. Aos 32 minutos, em uma trama pelo lado direito que envolveu Luciano Castán e Wesley, o atacante cruzou no segundo poste e encontrou Bruno Rodrigues, que cabeceou dentro da pequena área buscando ajeitar para Henrique Dourado, que, livre, estufou as redes. A Nação Azul, que esgotou a carga de 10% de ingressos do Independência no setor visitante, fez a festa nas arquibancadas. E, assim, o Cruzeiro conseguiu se manter melhor no clássico até o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o rival se jogou ao ataque buscando o gol de empate. Mas com o passar dos minutos, o Cruzeiro foi retomando o domínio e, aos 24 minutos, chegou ao segundo gol. Em nova tabela pela direita, William visualizou bem a área e cruzou no segundo poste. O outro lateral cruzeirense penetrou bem para ser fatal: Marlon cabeceou com perfeição para o fundo das redes, fazendo 2 a 0 para o Cruzeirão Cabuloso.
A partir daí, as mexidas de Pepa afirmaram ainda mais a superioridade cruzeirense. Um dos atletas que entrou no decorrer do segundo tempo foi o centroavante Gilberto. Minutos após o América acertar a trave novamente em sua melhor oportunidade na segunda etapa, o Cruzeiro ampliou o placar. Aos 38, Gilberto aproveitou bom cruzamento de Igor Formiga, que também entrara no segundo tempo, e anotou de cabeça o terceiro gol do time celeste.
Com o rival atordoado, o Cruzeiro mostrou que sua eficácia foi o fator preponderante do clássico. Aos 45 minutos, Gilberto transformou o triunfo celeste em goleada. Em rápida troca de passes após a retomada da posse, a Raposa chegou com rapidez ao ataque e Gilberto não perdoou, chutando cruzado para vencer novamente o goleiro americano.
Absoluto, o Cruzeiro confirmou a goleada por 4 a 0, encerrando um incômodo jejum de sete clássicos sem vitória sobre o América. Ademais, o ótimo triunfo fez o time celeste se manter na parte de cima da tabela do Brasileirão, fechando a 6ª rodada com 12 pontos e na quarta colocação da competição.
Agora, a Raposa dá uma pausa nos trabalhos do Campeonato Brasileiro para focar na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 19h30, o time comandado por Pepa inicia as oitavas de final e vai encarar o Grêmio. A partida de ida está marcada para a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Já no Brasileirão, o próximo adversário será o Cuiabá, no dia 22 de maio.
FICHA DA PARTIDA: América 0x4 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
DATA: 14/05/2023
LOCAL: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO).
ASSISTENTES: Kleber Lucio Gil (CBF/SC) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN).
GOLS: Henrique Dourado, aos 32min do 1ºT, Marlon, aos 24min do 2ºT, e Gilberto, aos 38min e aos 45min do 2ºT (Cruzeiro).
ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Bruno Rodrigues, aos 32min do 1ºT, William, aos 24min do 2ºT, Igor Formiga, aos 38min do 2ºT, e Filipe Machado, aos 45min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Ricardo Silva e Aloísio (América).
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura (Wallisson) e Ramiro (Matheus Jussa); Wesley (Stênio), Bruno Rodrigues e Henrique Dourado (Gilberto).
Técnico: Pepa
AMÉRICA
Matheus Cavichioli; Marcinho (Iago Maidana), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho (Emmanuel Martinez) e Benitez; Felipe Azevedo (Mateus Gonçalves), Aloísio (Wellington Paulista) e Mikael (Renato Marques).
Técnico: Vagner Mancini
Fonte: Esportes


CIDADES
Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado, o jornalista, Alex Cavalcante, ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, o clube paranaense avança com um projeto que promete transformar o cenário esportivo da região. Nesta primeira fase, o Coritiba SAF firmará parceria com sete escolinhas sociais, todas com um diferencial inovador: a filiação será realizada sem custo de franquia, royalties ou mensalidades para o poder público, em contrapartida o clube exige o atendimento com qualidade para as crianças que serão assistidas pelo projeto. Esse formato foi resultado direto das negociações entre Alex Cavalcante e a diretoria do clube, garantindo acesso gratuito ao projeto para centenas de jovens talentos.
Quem representou o Coritiba nas visitas às cidades mineiras foi Christian Korgut, gerente das escolas “Coxa” e diretor do futebol feminino do clube. Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol – incluindo passagens pela Europa –, Christian ficou impressionado com o potencial do Sul de Minas. Ele acredita que a região oferece um celeiro de atletas promissores e merece ser explorada com um projeto estruturado e profissional. Além disso Korgut destaca a preocupação do Coritiba na formação cidadã e contribuição social.
Sicoob Sarom: O Diferencial que Conquistou o Coritiba
Um dos pontos altos da visita foi a reunião com o Sicoob Sarom, em São Roque de Minas. A cooperativa de crédito será parceira exclusiva do Coritiba SAF na cidade, oferecendo suporte financeiro e estrutural ao projeto. Durante sua passagem por São Roque, Christian Korgut conheceu a atuação do Sicoob na transformação social e conversou com lideranças da instituição, incluindo João Leite (Joãozinho), presidente do Sicoob Sarom; Tadeu, diretor de contabilidade e financeiro; Lucas, vice-presidente; Fernando, diretor administrativo; Fabián, secretário de esportes da cidade, além de Zezinho, da secretaria de esportes.
O impacto positivo do modelo de gestão e educação financeira aplicado pelo Sicoob foi tão grande que Christian pretende levar essa metodologia para todas as escolas de futebol que gerencia no Paraná. A parceria reforça a visão do Coritiba de que esporte e educação devem caminhar juntos na formação de cidadãos e atletas.
São José da Barra Sai na Frente e Outras Cidades Confirmam Parceria

Visita Técnica ao Estádio municipal de Furnas – Alex Cavalcante – Jailsom, Christian Korgut e Éric Maguila
A primeira cidade mineira a assinar o convênio foi São José da Barra, com um trabalho de destaque do diretor de esportes Erick Maguila, do vice-prefeito Jailsom e do prefeito Marcelinho Silva, ambos não mediram esforços para firmar o convênio. O apoio do poder público foi essencial para a concretização da parceria e serve de exemplo para outros municípios interessados.
Além de São José da Barra, outras cidades já confirmaram adesão ao projeto, incluindo Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Paíns e São Roque de Minas. Municípios como Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União estão em fase de avaliação e devem dar um retorno em breve.
A expansão não para por aí: já está em planejamento a maior inauguração de escolinhas do projeto, com agenda prevista para mais 15 cidades na Zona da Mata e no Norte de Minas. A expectativa é que, nesta primeira fase, o Coritiba SAF consiga atender até 4 mil alunos no estado de Minas Gerais.
Um Projeto Esportivo com Visão Empresarial e Social

Fernando, Zezinho, Tadeu, Christian, Alex, Guilherme, Lucas, Fabian, Igor
A chegada do Coritiba SAF a Minas Gerais vai muito além do futebol. O modelo adotado une desenvolvimento esportivo, inclusão social e fortalecimento econômico, tornando-se um projeto de referência para todo o país. Com apoio de instituições sólidas como o Sicoob Sarom e o engajamento de lideranças regionais, o clube paranaense amplia sua atuação e reforça seu compromisso com o futuro do esporte brasileiro.
O Sul de Minas já entrou no radar do Coritiba. Agora, o próximo passo é transformar essa oportunidade em uma história de sucesso dentro e fora dos gramados.
“Com mais de uma década trabalhando com esporte e mais de 30 anos como atleta amador, entendo que o esporte vai muito além da prática em si. Não basta apenas dizer que apoia o esporte; é preciso compreender as leis de incentivo, diferenciar esporte de rendimento e de lazer e, principalmente, enxergá-lo como uma ferramenta de formação cidadã. O verdadeiro impacto do esporte se dá quando ele está integrado a políticas públicas de saúde, educação e segurança. Nosso objetivo é estruturar projetos que realmente transformem vidas, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento esportivo e social das cidades.” – Alex

Representante das EScolas Coxa em Minas , Alex Cavalcante, o presidente do Sicoob Sarom, Joãozinho Leite e o gerente das escolas Coxa, Christian Korgut
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas