ESPORTES
Flamengo goleia o Coritiba e estreia com o pé direito no Brasileirão

Na estreia do Brasileirão 2023, o Flamengo iniciou sua caminhada com o pé direito vencendo o Coritiba por 3 a 0 na tarde deste domingo (16), no Maracanã. Os gols da equipe rubro-negra foram marcados por Ayrton Lucas, Gabi (de pênalti) e Pedro. Agora, equipe rubro-negra muda o foco para a Libertadores, onde enfrenta o Ñublense na próxima quarta-feira (19), com Jorge Sampaoli já a beira do campo.
O jogo
Com olhos atentos de Sampaoli, presente no Maraca, o Flamengo começou a partida buscando a troca de passes no campo ofensivo. Aos sete minutos, Ayrton Lucas recebeu no bico esquerdo da área e arriscou o chute. O goleiro espalmou para o lado. Foi a primeira boa chegada do time rubro-negro.
Não demorou muito para o Mengão abrir o placar com um golaço! Gerson tocou de cabeça para Ayrton Lucas na esquerda. Com liberdade, o lateral arriscou o chute e a bola entrou no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0. Mais um belo gol do nosso “beijinho”!
Após o gol, o Mais Querido teve mais tranquilidade para trabalhar a bola de pé em pé, buscando inverter as jogadas de um lado para o outro. Aos 42’, Matheus França aproveitou a sobra de bola na frente da área e soltou a bomba. A bola explodiu na trave.
No finalzinho da primeira etapa, o Fla por muito pouco não amplia o marcador. Matheus França aproveitou o erro na saída de bola do Coritiba e tocou para Everton Ribeiro. O camisa 7 arriscou o chute rasteiro e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Ele mesmo cobrou escanteio na área e Matheus França cabeceou com perigo. O Rubro-Negro foi para o intervalo com a vantagem e jogando um bom futebol.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com a mesma pegada e valorizando a posse de bola no campo ofensivo em busca de espaço na defesa do Coritiba. Aos 9’, Gerson desceu em velocidade pela direita, fez o corte no marcador e foi derrubado dentro da área. O árbitro assinalou o pênalti. Gabigol foi para a cobrança e mandou no ângulo, sem chance para o goleiro: 2 a 0.
Após ficar um longo tempo fora dos gramados por conta de lesão no joelho, Bruno Henrique entrou na partida no lugar de Cebolinha e foi ovacionado pela Nação. Posteriormente, Marinho e Pedro também entraram nos lugares de Matheus França e Gabi, respectivamente.
Nos acréscimos, o Mengão fez o terceiro! Marinho cobrou falta na área, a bola bateu na zaga e sobrou para Pedro, que fez o giro e tocou para Victor Hugo devolver na frente para o camisa 9 dar um toque com categoria para o fundo das redes: 3 a 0. Fim de jogo no Maraca com festa da Nação Rubro-Negra. Estreia com o pé direito no Brasileirão!
Próximo compromisso
O Mais Querido volta a campo na próxima quarta-feira (19) para enfrentar o Ñublense, às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Conmebol Libertadores.
Escalação do Flamengo
Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Igor Jesus), Gerson e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Matheus França (Marinho), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Gabi (Pedro).
Escalação do Coritiba
Gabriel; Natanael, Chancellor, Kuscevic e Victor Luis; Bruno Gomes, Júnior Urso e Liziero; William Pottker (Kaio César), Alef Manga e Rodrigo Pinho (Robson).
Técnico: Antônio Oliveira.
Ficha técnica
Flamengo 3×0 Coritiba – 1ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Local: Maracanã, RJ
Data e hora: 16/04/2023 às 16h
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
Cartões amarelos: Gabi (FLA), Júnior Urso (COR), William Potker (COR), Fabrício Bruno (FLA), Marinho (FLA) e Zé Roberto (COR)
Gols: Ayrton Lucas (11’1ºT), Gabi (10’2ºT) e Pedro (49’2ºT).
Fonte: Esportes


CIDADES
Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado, o jornalista, Alex Cavalcante, ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, o clube paranaense avança com um projeto que promete transformar o cenário esportivo da região. Nesta primeira fase, o Coritiba SAF firmará parceria com sete escolinhas sociais, todas com um diferencial inovador: a filiação será realizada sem custo de franquia, royalties ou mensalidades para o poder público, em contrapartida o clube exige o atendimento com qualidade para as crianças que serão assistidas pelo projeto. Esse formato foi resultado direto das negociações entre Alex Cavalcante e a diretoria do clube, garantindo acesso gratuito ao projeto para centenas de jovens talentos.
Quem representou o Coritiba nas visitas às cidades mineiras foi Christian Korgut, gerente das escolas “Coxa” e diretor do futebol feminino do clube. Profissional com mais de 20 anos de experiência no futebol – incluindo passagens pela Europa –, Christian ficou impressionado com o potencial do Sul de Minas. Ele acredita que a região oferece um celeiro de atletas promissores e merece ser explorada com um projeto estruturado e profissional. Além disso Korgut destaca a preocupação do Coritiba na formação cidadã e contribuição social.
Sicoob Sarom: O Diferencial que Conquistou o Coritiba
Um dos pontos altos da visita foi a reunião com o Sicoob Sarom, em São Roque de Minas. A cooperativa de crédito será parceira exclusiva do Coritiba SAF na cidade, oferecendo suporte financeiro e estrutural ao projeto. Durante sua passagem por São Roque, Christian Korgut conheceu a atuação do Sicoob na transformação social e conversou com lideranças da instituição, incluindo João Leite (Joãozinho), presidente do Sicoob Sarom; Tadeu, diretor de contabilidade e financeiro; Lucas, vice-presidente; Fernando, diretor administrativo; Fabián, secretário de esportes da cidade, além de Zezinho, da secretaria de esportes.
O impacto positivo do modelo de gestão e educação financeira aplicado pelo Sicoob foi tão grande que Christian pretende levar essa metodologia para todas as escolas de futebol que gerencia no Paraná. A parceria reforça a visão do Coritiba de que esporte e educação devem caminhar juntos na formação de cidadãos e atletas.
São José da Barra Sai na Frente e Outras Cidades Confirmam Parceria

Visita Técnica ao Estádio municipal de Furnas – Alex Cavalcante – Jailsom, Christian Korgut e Éric Maguila
A primeira cidade mineira a assinar o convênio foi São José da Barra, com um trabalho de destaque do diretor de esportes Erick Maguila, do vice-prefeito Jailsom e do prefeito Marcelinho Silva, ambos não mediram esforços para firmar o convênio. O apoio do poder público foi essencial para a concretização da parceria e serve de exemplo para outros municípios interessados.
Além de São José da Barra, outras cidades já confirmaram adesão ao projeto, incluindo Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Paíns e São Roque de Minas. Municípios como Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União estão em fase de avaliação e devem dar um retorno em breve.
A expansão não para por aí: já está em planejamento a maior inauguração de escolinhas do projeto, com agenda prevista para mais 15 cidades na Zona da Mata e no Norte de Minas. A expectativa é que, nesta primeira fase, o Coritiba SAF consiga atender até 4 mil alunos no estado de Minas Gerais.
Um Projeto Esportivo com Visão Empresarial e Social

Fernando, Zezinho, Tadeu, Christian, Alex, Guilherme, Lucas, Fabian, Igor
A chegada do Coritiba SAF a Minas Gerais vai muito além do futebol. O modelo adotado une desenvolvimento esportivo, inclusão social e fortalecimento econômico, tornando-se um projeto de referência para todo o país. Com apoio de instituições sólidas como o Sicoob Sarom e o engajamento de lideranças regionais, o clube paranaense amplia sua atuação e reforça seu compromisso com o futuro do esporte brasileiro.
O Sul de Minas já entrou no radar do Coritiba. Agora, o próximo passo é transformar essa oportunidade em uma história de sucesso dentro e fora dos gramados.
“Com mais de uma década trabalhando com esporte e mais de 30 anos como atleta amador, entendo que o esporte vai muito além da prática em si. Não basta apenas dizer que apoia o esporte; é preciso compreender as leis de incentivo, diferenciar esporte de rendimento e de lazer e, principalmente, enxergá-lo como uma ferramenta de formação cidadã. O verdadeiro impacto do esporte se dá quando ele está integrado a políticas públicas de saúde, educação e segurança. Nosso objetivo é estruturar projetos que realmente transformem vidas, criando oportunidades concretas para o desenvolvimento esportivo e social das cidades.” – Alex

Representante das EScolas Coxa em Minas , Alex Cavalcante, o presidente do Sicoob Sarom, Joãozinho Leite e o gerente das escolas Coxa, Christian Korgut
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS