ESPORTES

Grêmio derrota o Fluminense e volta a vice-liderança do Brasileirão

Publicados

em

O Grêmio entrou em campo na tarde deste domingo, 13,  na Arena, para enfrentar o Fluminense, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Bitello e Ferreira, o Tricolor bateu a equipe carioca por 2 a 1, somando três pontos na competição, resultado este que deixar a equipe de Renato Portaluppi na vice-liderança, com 33 pontos.

A partida começou movimentada, com chances criadas pelos dois lados. O Fluminense ameaçou com uma enfiada de bola de Samuel Xavier para Cano, que chutou cruzado, obrigando Gabriel Grando a fazer grande defesa. Mas o Tricolor respondeu com um lance de Suárez para Ferreira, que acionou Bitello mais à direita. O meia cruzou na pequena área, mandando forte demais, impossibilitando o camisa 9 alcançar.

Com maior posse de bola, os visitantes seguiram impondo seu ritmo nos espaços que o Grêmio acabava por dar. Aos 12’, chegaram novamente com perigo, quando Keno, de frente para Grando, mandou a gol, mas o goleiro gremista segurou. A resposta do time de Renato Portaluppi veio de imediato, com Ferreira chutando no canto esquerdo, mas Fábio também bloqueou.

A pressão adversária resultou em gol aos 19 minutos de bola rolando, quando Keno recebeu na esquerda e mandou na área. Cano se antecipou à zaga e desviou para o fundo das redes.

O Grêmio não se abalou e conseguiu igualar a contagem aos 24’, com Bitello, que recebeu um passe dentro da área de Suárez e chutou cruzado na saída do goleiro, sem chances de defesa, empatando o jogo na Arena. Quase que o Tricolor ampliou aos 34’, com Suárez acionado na área, mas o uruguaio foi flagrado em posição de impedimento e o lance anulado.

Leia Também:  Criação de órgão de direito privado na saúde volta a ser debatida

A equipe carioca teve nova chance em bola parada, com uma cobrança de falta da entrada da área: Arias cobrou em curva, mandando por sobre a meta.

E a virada veio. Após boa trama pela direita, a bola chegou a Ferreira dentro da área, que recebeu, cortou para a perna direita e finalizou, mandando no canto direito do gol adversário. Grêmio 2 a 1, com 45 minutos jogados.

Na etapa complementar, o Tricolor iniciou pressionando, tanto que criou uma boa chance logo aos 6’, quando Suárez tramou com João Pedro Galvão, mas a zaga fez o corte. Na sequência, depois de recuperar a bola no erro adversário, Ronald teve a chance de finalizar, mas perdeu o ângulo e acionou o uruguaio, que finalizou – o goleiro carioca defendeu. Outra boa chance gremista nasceu pela direita, com um cruzamento de Fábio. Suárez tentou desviar, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 22’, em lance de contra-ataque, Bitello deu um passe para Ronald que saiu em velocidade e cruzou, mas a bola bateu no defensor e saiu. Na sequência, foi a vez de Pepê arriscar, batendo de longe, mas para fora.

Mas em uma das chegadas adversárias ao ataque, Cano foi acionado novamente na boca do gol e mandou para as redes – o lance foi anulado por impedimento de Keno, na origem da jogada. Logo de imediato, o mesmo aconteceu com os gremistas. Depois de um cruzamento da esquerda, Martinelli desviou, enganando o goleiro Fábio – a bola acabou no gol, mas o lance foi anulado pelo VAR, analisando a posição de Suárez, que participou da jogada. Segundo arbitragem, impedido.

Leia Também:  Grêmio treina em Fortaleza e finaliza preparativos para jogo deste sábado

Com o resultado, o Grêmio soma três pontos e chega a 33 na competição, reassumindo a vice-liderança.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 FLUMINENSE

Competição: Série A do Campeonato Brasileiro – 19ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Dia e hora: 13 de agosto, domingo, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

Cartões amarelos: Villasanti, Fábio, Suárez (GRE); Samuel Xavier, Marlon, Fernando Diniz, Daniel, André (FLU)
Gols: Cano, aos 18’/1ºT, para o Fluminense; Bitello, aos 24’/1ºT, e Ferreirinha, aos 45’/1ºT, para o Grêmio

Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Ronald (Lucas Besozzi), Bitello (Luan) e Ferreira (Gustavo Martins); João Pedro Galvão (Pepê) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Daniel (Leo Fernández) e Ganso (Yony González); Arias, Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

Publicados

em

 

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.

Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.

Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.

Leia Também:  São Paulo empata fora de casa com o Fortaleza

Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.

A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.

Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.

Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:

Leia Também:  Bahia garante vitória sobre o Red Bull Bragantino e mantém vice-liderança no Brasileirão

“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”

A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA