ESPORTES

Grêmio é superado pelo Avaí na 8ª rodada do Brasileirão Feminino

Publicados

em

As Gurias Gremistas entraram em campo na tarde deste domingo, 23, no Estádio Salézio Kindermann, na cidade de Caçador, Santa Catarina, para enfrentar o Avaí Kindermann, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro A1. O Tricolor acabou superado pelo placar de 2 a 1 pelas donas da casa e não somou pontos na competição, permancencendo com 10 conquistados. O gol gremista foi assinalado por Raquel Fernandes, na etapa complementar. Brendha e Vero Riveros marcaram para as mandantes.

Os primeiros minutos da partida foram equilibrados e muito disputados, com as donas da casa tentando impor seu ritmo nos instantes iniciais, mas as gremistas estavam bem defensivamente e cortaram o perigo por vezes. O Tricolor logo respondeu às ameaças catarinenses e chegou bem próximo dos 8’, quando Dani Ortolan sofreu uma falta na intermediária de ataque. Em jogada ensaiada, Rafa Levis cobrou, mas a defesa jogou para escanteio. Na cobrança, Caty colocou na marca penal e a arqueira conseguiu a defesa.

Buscando novamente o campo de ataque, o Avaí ameaçou logo de imediato, com um lançamento dentro da área, mas Vivi Holzel afastou o perigo. O time do técnico Felipe Endres não ficou atrás e chegou com Shashá. Depois de boa jogada, a bola veio aos pés da atacante, que chutou rasteiro, mas a goleira Catalina fez a defesa.

Com 25 minutos do primeiro tempo, o comandante gremista precisou fazer sua primeira mudança na equipe: Mónica Ramos sentiu e foi substituída por Lais Giacomel.

Passados 30’, Caty recebeu na meia esquerda, fez boa jogada individual e finalizou, mas mandou por sobre a meta adversária. A melhor chance gremista veio 5 minutos depois, quando Raquel recebeu cruzamento e ajeitou para Caty, que ajeitou e mandou a gol, carimbando a trave – por detalhe a bola não entrou. Em resposta o time catarinense chegava com Siméia, que recebeu uma bola na meia direita, mas foi flagrada em posição de impedimento.

Leia Também:  América-MG goleia o Red Bull Bragantino fora de casa no Brasileirão

Aos 40’, o Grêmio criou outra grande chance, quando Rafa Levis, da entrada da área, chutou colocado, obrigando Catalina a fazer grande defesa e salvar o Avaí de sofrer o primeiro gol. Depois da cobrança do escanteio, a bola chegou a Jessica Peña, que finalizou de primeira, mas a arqueira catarinense defendeu novamente.

Na reta final, Dani Ortolan foi acionada e finalizou a gol, mandando para as redes, mas a atacante gremista estava impedia e o lance foi anulado pela arbitragem. Caty também tentou de longa distância e Catalina segurou mais uma vez.

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar.

A partida seguiu truncada no segundo tempo. O Avaí quem levou a melhor aos 3 minutos de bola rolando, quando após erro defensivo, a bola chegou a Brendha, que tirou da goleira e mandou para as redes, colocando as donas da casa na frente no marcador. O Tricolor tentou responder de imediato com Raquel Fernandez, que fez um cruzamento da esquerda, mas a goleira Catalina fez a defesa.

O técnico Felipe Endres fez mais uma mudança no time, tirando Natane para a entrada de Cássia, antes dos 10 minutos iniciais.

As Gurias Gremistas tentaram tramar boa jogada pela ponta direita, com Cássia, Shashá e Raquel, mas a defesa catarinense cortou. Logo na sequência, Shashá desceu novamente pela lateral e cruzou, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.

Leia Também:  Athletico-PR é derrotado pelo Sportivo Ameliano-PAR na Arena da Baixada pela Sul-Americana

Com 20’ jogados, o Tricolor chegou novamente, mas desta vez em cobrança de escanteio. Caty colocou na boca do gol e Dani Ortolan subiu, mas dividiu com a goleira, que afastou o perigo.

A partir da metade do segundo tempo, as gremistas tiveram outra boa chance em um lance de Raquel Fernandes e Dani Ortolan, que por detalhe não marcou. Em resposta, o Avaí Kindermann fez Vivi Holzel trabalhar, operando boa defesa no chute da atacante adversária.

Foi ais 37 minutos que o Tricolor chegou ao empate com Raquel Fernandes, que recebeu um passe e em condições, driblou a marcação e mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual em Santa Catarina.

As últimas mudanças na equipe foram feitas: Caty, Dani Ortolan e Shashá deram lugar a Lari Sanchez, Emmily Karla e Duda Pedra.

Na reta final, Raquel inverteu o jogo e serviu Emmily Karla, que finalizou, obrigando Catalina a espalmar para escanteio. Cássia também tentou, mas parou na arqueira catarinense.

Mas o Avaí conseguiu efetividade na última bola do jogo. Em cobrança de falta, a bola explodiu na trave e sobrou para Vero Riveros, que marcou o gol da vitória das mandantes.

Final de jogo: Avaí Kindermann 2×1 Grêmio.

Com o resultado, o Tricolor não soma pontos na competição e segue na 11ª posição.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

Publicados

em

 

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.

Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.

Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.

Leia Também:  Palmeiras goleia Avaí Kindermann por 4 a 0 e se destaca no Brasileirão feminino em meio a protesto contra assédio no esporte

Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.

A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.

Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.

Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:

Leia Também:  Fortaleza embarca para enfrentar o São Paulo pela 24ª rodada do Brasileiro

“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”

A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA