ESPORTES
Marrocos despacha Portugal e vai para semi-final da Copa do Mundo

O Marrocos se tornará o primeiro time africano a competir nas semifinais da Copa do Mundo da FIFA™ depois de uma vitória corajosa por 1 a 0 sobre Portugal no Al Thumama Stadium.
Youssef En-Nesyri foi o herói do Atlas Lions, atingido por lesão, com um excelente cabeceamento no primeiro tempo que deu continuidade ao conto de fadas do time no Catar 2022.
Os marroquinos sempre seriam estranhos contra a estrelada Seleção das Quinas , e suas chances aumentaram ainda mais antes do pontapé inicial com a notícia de que os principais zagueiros Nayef Aguerd e Noussair Mazraoui haviam sido descartados por lesão.
Pior ainda, o guerreiro ferido Romain Saiss – outro forte na defesa – tentou jogar, mas acabou sendo forçado a chorar no início do segundo tempo, segurando o tendão da coxa fortemente amarrado. Mas, embora isso tenha deixado os marroquinos segurando seus rivais europeus peso-pesado, eles aguentaram.
Portugal teve seus momentos em ambos os lados do intervalo, com Bruno Fernades balançando a barra, Yassine Bounou fazendo algumas defesas soberbas para impedir João Félix e Cristiano Ronaldo, e Pepe cabeceando ao lado nos acréscimos, quando parecia mais fácil marcar.
Mas o Atlas Lions também poderia ter marcado mais do que aquela cabeçada solitária e importante de El-Nesyri, e ninguém pode questionar que esta equipe – recém-saída de aumentar seu recorde defensivo líder do torneio com mais uma folha limpa – vale bem a pena lugar nas últimas quatro.
Eles vão, no entanto, competir nessa semifinal sem Walid Cheddira, que recebeu dois cartões amarelos em 60 segundos e foi expulso aos 93 minutos, enfraquecendo ainda mais as opções de Regragui para o encontro histórico de quarta-feira.
momento chave
Haverá gols melhores nesta Copa do que os de En-Nesyri. É improvável, no entanto, que haja um marcado de um salto mais poderoso – um que Ronaldo, novamente no banco, teria sem dúvida se orgulhado – do que o produzido pelo atacante marroquino.
Diogo Costa não vai querer olhar para trás, depois de ter feito uma investida imprudente da baliza na tentativa vã de chegar a um cruzamento longo e especulativo. Mas todo o crédito vai para o centroavante por um salto perfeitamente cronometrado e um cabeceamento poderoso que provocou cenas de alegria muito além deste estádio de balanço.
Estatística chave
Marrocos era a quarta nação africana a chegar às quartas de final da Copa do Mundo, seguindo os passos de Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010). Ninguém da Mãe Continente, no entanto, havia chegado às últimas quatro – até agora!
Fonte: Agência Esporte


ESPORTES
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte

Belo Horizonte – Depois de conquistar dezenas de vitorias para o Brasil dentro das quadras, o campeão olímpico Maurício do Vôlei agora comanda outro tipo de jogo — e com alcance nacional. Desde que assumiu a presidência da Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte na Câmara dos Deputados, o parlamentar do PL-MG iniciou uma verdadeira maratona de articulações, levando o debate da Lei para além dos muros do Congresso.
Com agendas já confirmadas no Nordeste e no Sul do país, o primeiro grande saque fora de Brasília aconteceu no Rio de Janeiro, na sede do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Agora o deputado traz a comissão nesta segunda-feira (07/07), para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde acontece o Seminário “A Importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a Construção de Políticas Públicas Eficientes”.
O evento, que começa às 10h e vai até as 16h, será transmitido ao vivo pelo canal da Comissão no YouTube . Toda a comunidade esportiva está convidada a participar — presencialmente ou virtualmente. E o melhor: não precisa de inscrição prévia. Um formulário será disponibilizado no local para emissão de certificado aos participantes.
Quadra cheia de craques do esporte e do pensamento
A Comissão levará a público um verdadeiro revezamento de ideias: serão dois tempos de debates — manhã e tarde — com palestrantes de peso que discutem temas como o impacto social do esporte, a descentralização das modalidades, a importância do investimento privado via renúncia fiscal e os riscos iminentes com o possível fim da atual legislação.
Nomes como Rafael Diniz (Educação Física S/A), Leonardo Rocha (CBMM), Rafael Sanches (Cemig), Lucélia Morioka (Copasa), Alexandre Seixas (Instituto Mais Ação), Maurício Barra (JF Vôlei) e representantes da Vale S.A. farão parte do evento — cada um com 15 minutos para atacar, levantar ou defender suas ideias sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.
Seminário em Belo Horizonte é só o começo
Para Maurício, essa é só a primeira etapa de um circuito que pretende percorrer o Brasil inteiro, ouvindo quem vive o esporte no dia a dia: atletas, técnicos, gestores, empresas e instituições sociais. “Estamos construindo uma política pública sólida, eficiente e democrática. É hora de ouvir quem está na ponta e construir um novo ciclo de incentivo que seja mais justo e mais forte para todos”, defende o deputado.
Com a responsabilidade de relatar o PLP 234/24 — que pode alterar as diretrizes da atual Lei de Incentivo —, a Comissão presidida por Maurício pretende levantar os principais pontos críticos e oportunidades de melhoria, fortalecendo o esporte como instrumento de transformação social, geração de oportunidades e promoção da cidadania. Os deputados Orlando Silva (RJ) e Domingos Sávio (MG) confirmaram presença, além do subsecretário de esportes do Estado de Minas, Tomás Mendes.
Por: Alex Cavalante – Repórter do GmaisBRazil e Colunista da JovempanItajubá – siga https://www.instagram.com/alexcavalcanteg?igsh=NjZ3cW02dG84MnBo&utm_source=qr
Abaixo Link para acompanhar o seminário da LIE
https://youtube.com/live/cLKyLDqnR5c?feature=share
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024