ESPORTES
O que cada seleção precisa fazer para se classificar na Copa do Mundo Feminina?
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™ está na sua segunda rodada e, com ela, começou a matemática das possíveis classificações para as oitavas, sendo que Espanha e Japão já garantiram suas vagas. Para facilitar, confira o que precisa acontecer para cada seleção preencher o mata-mata nos próximos jogos.
Grupo A
A definição das duas vagas foi emocionante, indo até o apito final do confronto entre Nova Zelândia e Suíça, que resultou na eliminação de uma das coanfitriãs da Copa. A Suíça foi o time mais consistente, terminando invicta e levando sem gols, enquanto a Noruega desencantou na última rodada, fez 6 a 0 sobre as Filipinas e saltou da lanterna para o segundo lugar.
Grupo B
Próximos jogos:
-
Irlanda x Nigéria – 31 de julho (3ª rodada)
-
Canadá x Austrália – 31 de julho (3ª rodada)
Austrália – A seleção anfitriã (e dona do palco da grande final) fica em situação de extrema pressão, precisando de uma vitória sobre o Canadá na última rodada. Um empate só renderia a vaga em caso de uma derrota por mais de um gol da Nigéria contra a eliminada Irlanda. Hoje as nigerianas têm um gol de saldo, enquanto as australianas estão com saldo zerado.
Canadá – Após o empate na estreia diante da Nigéria, o Canadá buscou uma vitória contra a Irlanda para chegar um pouco mais tranquilo à última rodada. A seleção só depende de seus esforços para se classificar: um empate é o bastante.
Nigéria – A grande vitória sobre a anfitriã Austrália , de virada, deixa as africanas em excelente posição. O tempo só precisa de um empate contra as irlandesas para ir às oitavas. Em caso de uma derrota, as africanas precisariam torcer por um triunfo canadense ou um empate sem gols na outra partida.
Irlanda – Zerada na pontuação após duas rodadas, a seleção estreante está eliminada.
Grupo C
Espanha e Japão sobraram em seus dois primeiros jogos, vencendo cada um a Costa Rica e a Zâmbia, com algumas das exibições mais impressionantes do torneio até aqui. Agora, na terceira rodada, as duas permaneceram disputando a liderança da chave.
Grupo D
Próximos jogos:
-
Haiti x Dinamarca – 1ª de agosto (3ª rodada)
-
China x Inglaterra – 1ª de agosto (3ª rodada)
Dinamarca – Depois da derrota para a Inglaterra, a Dinamarca precisa de um resultado melhor contra o Haiti do que o que a China obteve contra a Inglaterra.
Inglaterra – Se a China não vencer o Haiti, a Inglaterra estará classificada às oitavas.
China – Após vencer o Haiti, a China precisa de um resultado melhor contra a Inglaterra do que a Dinamarca obteve contra o Haiti.
Haiti – O Haiti ainda terá chance de classificar na próxima rodada, mas precisa derrotar a Dinamarca por dois gols de diferença e torcer para a Inglaterra ganhar da China.
Grupo E
Próximos jogos:
-
EUA x Portugal – 1º de agosto (3ª rodada)
-
Holanda x Vietnã – 1º de agosto (3ª rodada)
Estados Unidos – Os Estados Unidos só precisam de um empate na terceira rodada para se classificarem. Se vencerem e a Holanda também, as americanas só precisam manter a vantagem de saldo de gols (+2) para terminarem na ponta.
Holanda – Para se classificar já na segunda jornada, a Holanda só precisa de um empate.
Portugal – Estreante, a equipe lusitana ainda tem chances, mas a missão é bastante desafiadora: vencer os Estados Unidos na última rodada, se não quiser depender de uma combinação de resultado. Outro cenário seria um empate com os americanos acompanhados por um revés da Holanda contra o Vietnã.
Vietnã – Com duas derrotas, o Vietnã está eliminado.
Grupo F
Próximos jogos:
-
Jamaica x Brasil – 2 de agosto (3ª rodada)
-
Panamá x França – 2 de agosto (3ª rodada)
Brasil – A Seleção Brasileira precisa vencer a Jamaica para se classificar às oitavas de final, para não depender de outros resultados. Em caso de empate, o tempo ainda teria chance, mas precisaria que a França fosse derrotada pelo Panamá.
França – A França assume a liderança, superando a Jamaica devido ao número de gols marcados (dois contra um). Um empate diante das panamenhas na final da rodada já basta pela classificação.
Jamaica – A vitória contra o Panamá deixa o time caribenho em situação mais promissora na última rodada. Um empate com o Brasil é o suficiente para uma classificação histórica ao mata-mata.
Panamá – Zerado após duas derrotas, o estreante Panamá está eliminado.
Grupo G
Próximos jogos:
-
África do Sul x Itália – 2 de agosto (3ª rodada)
-
Argentina x Suécia – 2 de agosto (3ª rodada)
Suécia – A Suécia está classificada às oitavas.
Itália – Para se classificar sem depender do resultado de Argentina x Suécia, a Itália precisa vencer a África do Sul.
África do Sul – A África do Sul precisa vencer a Itália na última rodada e torcer para a Argentina não vencer a Suécia.
Argentina – A Argentina precisa vencer a Suécia na última rodada e torcer para a Itália não vencer a África do Sul.
Grupo H
Próximos jogos:
-
Marrocos x Colômbia – 3 de agosto (3ª rodada)
-
Coreia do Sul x Alemanha – 3 de agosto (3ª rodada)
Alemanha – A Alemanha precisa vencer a Coreia do Sul para se classificar sem depender de uma combinação de resultados. Uma derrota de Marrocos para a Colômbia também bastaria.
Colômbia – Um empate com o Marrocos é o bastante para as colombianas se classificarem às oitavas e com a primeira colocação do grupo. Nem mesmo uma derrota por quatro gols de diferença, porém, resultaria em sua eliminação.
Coreia do Sul – Derrotada pelo Marrocos, a Coreia do Sul ainda tem chances mínimas de classificar: precisa golear a Alemanha e torcer pela derrota de Marrocos.
Marrocos – O time africano aguarda o resultado da segunda rodada do grupo. Caso a Colômbia não vença hoje, as marroquinas seguiriam às oitavas em caso de triunfo no confronto direto pela jornada final.
Mais no site da FIFA
-
Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023
-
Tabela completa de jogos do Mundial: saiba onde assistir em streaming ou pela TV
-
Veja os gols e os melhores momentos de todos os jogos em clipes de dois minutos
Fonte: Esportes
ESPORTES
Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.
Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.
Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.
Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.
A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.
Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.
Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”
A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.
-
EMOÇÕES4 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES4 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



