ESPORTES
Palmeiras realiza último treino antes do duelo com o Sampaio Corrêa, pela 2ª fase da Copinha
O Palmeiras encerrou a preparação para a partida contra o Sampaio Corrêa, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece nesta quinta-feira (12), às 17h15 (de Brasília), no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. O treino desta tarde de quarta-feira foi realizado no CT do Mirassol.
A atividade comandada pela comissão técnica de Paulo Victor Gomes iniciou com um trabalho de bola parada, alternando entre faltas laterais e escanteios. Na sequência, os jogadores participaram de uma dinâmica de fase ofensiva, com ênfase na conexão entre defesa e ataque. Por fim, o grupo foi dividido em times de cinco atletas para um coletivo em campo reduzido.
O zagueiro Talisca atuou nas três partidas do Verdão na Copinha, sendo titular nas duas primeiras. Além de comentar o desempenho do time até o momento e projetar o duelo pela segunda fase, o defensor falou sobre sua polivalência, já que entrou na etapa final do jogo contra o Rio Preto-SP como lateral direito.
“Iniciamos a competição muito bem, mas sabemos que o nível irá só aumentar daqui para frente. Temos que correr mais, entrar ainda mais focados em campo. Estudamos o adversário e sabemos como temos que nos comportar em campo para conseguir a classificação”, disse o atleta.
“Aprendemos no Palmeiras que um jogador de alto nível precisa saber realizar várias funções, podendo se adaptar de acordo com o que o jogo pede. Apesar de ser zagueiro de origem, me sinto confortável na lateral e já estou acostumado a ser esse terceiro homem da defesa”, finalizou Talisca.

O confronto decisivo desta quinta terá transmissão do SporTV. O Palmeiras vai em busca do bicampeonato da Copinha, após conquistar o título de forma inédita e invicta em 2022. O time alviverde culminou a campanha vitoriosa na última edição com uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, realizada no Allianz Parque – Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes) balançaram as redes.
Fonte: Agência Esporte
ESPORTES
Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.
Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.
Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.
Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.
A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.
Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.
Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”
A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.
-
EMOÇÕES4 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES4 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



