ESPORTES
Pereira: símbolo do esporte na região, completa 60 anos!
O treinador de futebol e futsal, Sérgio José Pereira, o Pereirão, celebra amanhã (05/12) 60 anos de idade. Ele está em Alpinópolis há exatos 25 anos e com tanto trabalho prestado à comunidade ganhou o carinhoso apelido de pai da molecada. Muitos desses moleques cresceram e hoje se tornaram homens de bem graças a formação […]

Pereira ao lado da esposa , da filha e do genro: arquivo pessoal.
O treinador de futebol e futsal, Sérgio José Pereira, o Pereirão, celebra amanhã (05/12) 60 anos de idade. Ele está em Alpinópolis há exatos 25 anos e com tanto trabalho prestado à comunidade ganhou o carinhoso apelido de pai da molecada.
Muitos desses moleques cresceram e hoje se tornaram homens de bem graças a formação que tiveram no esporte. Atualmente Pereira comanda o brilhante time de futsal feminino da cidade dos ventos, mas sua trajetória é extensa, com destaque para o comando técnico a frente do Atlético Clube de Três Pontas pela 2ª divisão do campeonato mineiro, como conta o amigo e empresário Vanderlei, organizador dos eventos esportivos da TV Alterosa.
“Em Três Pontas o Pereira fez grandes amizades. Tenho orgulho de ser um desses amigos. Ele é um grande profissional do esporte, exemplo de pai, homem e amigo. Conviver com ele no dia a dia é um experiência e tanto.” Descreveu Vanderlei.
Para Maurício Alves, ex-jogador profissional de futebol e atualmente braço direito do Euller (Filho do Vento), o treinador Sérgio Pereira é marcante em sua trajetória.
“Cheguei a Alpinópolis aos 6 anos de idade e vivi ali até 2001 quando o Pereira deu-me a oportunidade de fazer uma avaliação no América Mineiro. De lá pra cá passei em inúmeros clubes profissionais de futebol e hoje sou treinador, mas tudo começou com o Pereira. Se hoje levo o sustento para minha família através do futebol é porque no passado o Pereira estendeu a mão e acreditou no meu potencial. O Pereira tem muito conhecimento e foi uma das pessoas mais marcantes da minha trajetória”. Descreveu Mauricio.
Enumerar as conquistas e os depoimentos alusivos ao treinador Pereira levaria um longo tempo, mas podemos relembrar que ele foi o primeiro treinador a levar uma equipe alpinopolense para disputar um campeonato mineiro de futsal em 1997. Também foi o treinador que colocou o clube América de Monte Santo na 2ª divisão do campeonato mineiro.
“Pereira foi contratado pela prefeitura na época, 1988 e 89. Ele tinha um bom nome na região e veio pra nossa cidade. Chegamos as finais da Eptv e subimos para segunda divisão do mineiro de campo, sempre com o Pereira no comando. Ele é um exemplo, pena que por motivos de política nosso esporte acabou. Todos os momentos de glória de Monte Santo teve o Pereira como líder. Eu particularmente aprendi a jogar futebol com ele e cheguei a fazer um sucessinho aqui na região. O legado do Pereira é fantástico”. Confidenciou o ex-atleta e organizador do Festival brasileiro de futsal infanto-juvenil, Daniel.
Hoje na Câmara municipal ao lado da equipe de futsal feminino o treinador vai receber Moção de Aplausos e uma das atletas deixou uma mensagem.
“Queria muito estar nessa homenagem, mas infelizmente não poderei na cidade, então quero agradecer publicamente por tudo que o Pereira fez por mim e pelo time feminino que é nossa segunda família, um homem guerreiro que nunca deixo de lutar por aquilo que queria e sempre esteve do nosso lado independente de qualquer coisa. Saiba que nós do time feminino te amamos muito e que sempre estará nos nossos corações. Obrigada novamente Professor Pereira, um abraço de sua aluna Danyelle Mariane e de todas do time.”
Pereira é casado com a santa Creuza, competente educadora e tem uma filha, a agrônoma, Thaiany. Além das cidades citadas na matéria ele trabalhou em Furnas, Passos, Bom Jesus da Penha e Carmo do Rio Claro.
DEPOIMENTOS
“Parabéns Pereira pelos seus 60 anos. Aprendi muito com ele, além de ter sido meu primeiro treinador ele me ajudou muito na construção do meu caráter, eterno Bozo, influenciou muita gente e tenho orgulho de sido um dos atletas que representou a cidade no campeonato mineiro.” Disse Juliano Assis – Tidu. Ex-aluno e vendedor na Sanmariana.
“Pereira se transformou em um ícone do esporte na região. Eu e outros alunos aprendemos muito com Ele, que Deus conceda saúde para que ele consiga exercer por muito mais tempo essa brilhante carreira. Abraço do seu eterno aluno Ivan. Também fiz parte do elenco de 97, boas lembranças.” Disse Ivan Nicézio – Ex – aluno e fisioterapeuta.
“Parabenizo você Pereira, Uma pessoa admirável que muito constitui na minha vida e na minha formação. Muitas felicidades, saúde que você continue sendo um exemplo para as crianças de Alpinópolis”. Moisés, ex-jogador profissional na Europa.
Grande beijo no seu coração

Foto Alex Cavalcante – Carmo do Rio Claro – Escolinha Zico 10.

Mauricio, Euller e Perreia: Foto redes sociais.

Arquivo pessoal: Time de Alpinópolis que disputou o campeonato mineiro juvenil em 1997. Uberlândia.

Foto: Alex Cavalcante.Futsal feminino campeão da liga sul mineira em 2017.

Foto: Daniel e Pereira no Encontro brasileiro de futsal.
ESPORTES
Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.
Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.
Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.
Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.
A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.
Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.
Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:
“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”
A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais3 horas atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias




Você precisa estar logado para postar um comentário Login