ESPORTES

Seleção Brasileira faz foto oficial da maior delegação da história em Copas do Mundo Feminina

Publicados

em

A Seleção Brasileira registrou, nesta quinta-feira (27), a foto oficial da delegação da Copa do Mundo Feminina 2023. Este é o maior grupo de toda a história em competições femininas. Além das 23 atletas, o grupo é composto por 37 profissionais entre presidência, comissão técnica e apoio.

“Este é um grupo muito empenhado e comprometido com o trabalho dentro e fora de campo para que a Seleção Brasileira tenha o melhor desempenho possível na Copa do Mundo Feminina. Estar aqui e ver o empenho de todos os profissionais e atletas me dá a certeza que estamos no caminho certo”, destaca Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF.

Foto oficial Seleção FemininaFoto oficial Seleção Feminina | Foto: Thais Magalhães

Soma-se ao feito histórico o fato de ser a delegação com a maior presença feminina na história da Seleção Brasileira. Entre os 37 profissionais, há 18 mulheres atuando nas áreas técnica, administrativa, médica, comunicação e segurança. Um aumento significativo se comparado ao grupo que disputou a Copa do Mundo Feminina 2019, quando contou com a presença de quatro mulheres entre comissão técnica e apoio.

Leia Também:  Minas alcança 197 mercados e se destaca como terceiro maior exportador do país

Além do ineditismo no número de profissionais, a Seleção Brasileira agregou a sua delegação profissionais em diversos âmbitos com foco no desempenho dentro e fora de campo. Entre as novas funções agregadas ao time estão os observadores na área técnica, dois médicos e massagistas no âmbito da saúde, e seguranças na parte de apoio.

Confira os profissionais que compõem a Seleção Brasileira Feminina:

Presidente Ednaldo Rodrigues
Chefe de Delegação – Jorge Pagura
Coordenadora de Seleções Femininas – Ana Lorena Marche
Técnica – Pia Sundhage
Auxiliares técnicos – Lilie Persson e Anders Johansson
Supervisoras – Mayara Bordin e Sthefânia Lacerda
Preparador de goleiras – Thiago Mehl
Preparadora física – Ivi Casagrande
Fisiologista – Rodrigo Morandi
Psicóloga – Marina Gusson
Analistas de desempenho – André Batista e Vanessa da Silva
Observadores técnicos – Ann-Helen Grahm e Jonas Urias
Médicos – André Pedrinelli e Paula Benayon
Fisioterapeutas – Ariane Falavínia e Gustavo Nakaoka
Roupeiros – André dos Santos e Fábio da Silva
Massagistas – Marcelo Climenes e Diego da Silva
Diretor de Comunicação – Rodrigo Paiva
Assessoras de Imprensa – Laura Zago e Ayana Simões
Fotógrafa – Thais Magalhães
CBF TV – Fábio Gomes e Joílson Marconne
Assessor da Presidência – Roberto Oliveira
Analista de Marketing – Isadora Barbosa
Planejamento – Renata Mattos
Chef de Cozinha – Eduardo Rezende
Seguranças – Carlos Chazan, Bruna Grisolia e Marcella Sant’anna

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

Publicados

em

 

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.

Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.

Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.

Leia Também:  Brasil é o país com mais phishing por WhatsApp no mundo, diz Kaspersky

Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.

A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.

Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.

Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:

Leia Também:  Bragantino já classificado para Libertadores, encara o Vasco que precisa “fazer contas” para permanecer na Série A

“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”

A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA