ESPORTES
Vinícius Júnior e Rodrygo marcam, e Real Madrid vence Al Ahly

O Al Ahly teve seus momentos no primeiro tempo, mas a categoria do Real Madrid prevaleceu. Nesta quinta (08.02), o campeão europeu se impôs diante de um gigante africano, venceu por 2 a 0 e garantiu sua vaga na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em Marrocos.
Em busca de seu quinto título mundial, o Real vai enfrentar no sábado (11) o Al Hilal, da Arábia Saudita, na decisão. Já o Al Ahly vai desafiar o Flamengo horas antes por um lugar no pódio, na disputa pelo terceiro lugar.
Os jogos serão transmitidos ao vivo e de graça no FIFA+ no Brasil e em mais de 50 territórios. Se a sua região é elegível, clique aqui e assista. As partidas também ocorrerão em tempo real na Central de Jogos do FIFA+ .
O clube egípcio fez um bom primeiro tempo, resistiu à pressão inicial do Real, equilibrou as ações em campo e foi para o ataque. Seus jogadores gostaram de muita habilidade e coragem e tiveram chances de abrir o placar.
Mas um erro em saída de bola acabou abrindo a porta para time espanhol no finalzinho do primeiro tempo. Vinícius Júnior foi bastante oportunista, reagiu rapidamente, ficou cara a cara com o goleirão Mohamed Elshenawy e tocou com muita calma, de cavadinha. Esse foi o primeiro gol sofrido pelo Al Ahly após quatro partidas invicto pelo Mundial.
Depois, o cenário madridista ficou ainda melhor no início da segunda etapa, quando Luka Modric, para variar, acertou um passe incrível nos pés de Rodrygo, no meio da defesa. O brasileiro ficou livre na área, bateu bem, mas Elshenawy fez grande defesa. No rebote, o prodígio uruguaio Valverde estava atento para dominar, limpar e fazer 2 a 0.
O Al Ahly, porém, não esmoreceu. Continuou no jogo e conseguiu diminuir cerca de 20 minutos depois, numa cobrança certeira de pênalti de Ali Maaloul. A ponta Hussein Elshahat havia sido derrubada na área pelo francês Eduardo Camavinga depois de aplicar belo drible.
Elshenawy ainda defendeu um pênalti batido por Luka Modric aos 87 minutos para impedir que o Real desgarrasse no placar. Nos acréscimos, porém, já exausto, o tempo egípcio viu o Real articular uma sinuosa trama dentro da área que terminou com a assistência de Dani Ceballos para Rodrygo fazer o terceiro. Depois, em sua primeira participação, o reserva Sergio Arribas definiu a contagem.

Momento-chave
Foi a falha na saída de bola do Al Ahly que permitiu ao Real Madrid sair na frente com Vini Júnior. O time egípcio estava bem em campo, mas a partir dali teve de correr atrás do prejuízo contra um esquadrão formado por jogadores das grandes comissárias.
Em números
– Nas últimas quatro vezes em que jogou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Real Madrid foi campeão. A única jornada malsucedida para os merengues foi em 2000, na primeira edição do torneio, no Brasil, quando terminou superados pelo Corinthians na fase de grupos e terminaram com a terceira posição.
– A quinta final jogada pelo Real será um recorde, deixando para trás justamente seu arquirrival Barcelona.
– O Al Ahly jogou a semifinal do Mundial de Clubes pela quinta fez e conheceu sua quinta derrota nessa etapa. Nunca um time europeu
– Essa foi a 21ª partida do Al Ahly pelo Mundial, o que dá uma boa noção de seu gigantismo no futebol africano. Presença constante no torneio, o tempo já ganhou dez vezes o torneio continental, sendo que sete desses troféus foram erguidos de 2005 a 2021
Fonte: Agência Esporte


ESPORTES
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte

Belo Horizonte – Depois de conquistar dezenas de vitorias para o Brasil dentro das quadras, o campeão olímpico Maurício do Vôlei agora comanda outro tipo de jogo — e com alcance nacional. Desde que assumiu a presidência da Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte na Câmara dos Deputados, o parlamentar do PL-MG iniciou uma verdadeira maratona de articulações, levando o debate da Lei para além dos muros do Congresso.
Com agendas já confirmadas no Nordeste e no Sul do país, o primeiro grande saque fora de Brasília aconteceu no Rio de Janeiro, na sede do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Agora o deputado traz a comissão nesta segunda-feira (07/07), para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde acontece o Seminário “A Importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a Construção de Políticas Públicas Eficientes”.
O evento, que começa às 10h e vai até as 16h, será transmitido ao vivo pelo canal da Comissão no YouTube . Toda a comunidade esportiva está convidada a participar — presencialmente ou virtualmente. E o melhor: não precisa de inscrição prévia. Um formulário será disponibilizado no local para emissão de certificado aos participantes.
Quadra cheia de craques do esporte e do pensamento
A Comissão levará a público um verdadeiro revezamento de ideias: serão dois tempos de debates — manhã e tarde — com palestrantes de peso que discutem temas como o impacto social do esporte, a descentralização das modalidades, a importância do investimento privado via renúncia fiscal e os riscos iminentes com o possível fim da atual legislação.
Nomes como Rafael Diniz (Educação Física S/A), Leonardo Rocha (CBMM), Rafael Sanches (Cemig), Lucélia Morioka (Copasa), Alexandre Seixas (Instituto Mais Ação), Maurício Barra (JF Vôlei) e representantes da Vale S.A. farão parte do evento — cada um com 15 minutos para atacar, levantar ou defender suas ideias sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.
Seminário em Belo Horizonte é só o começo
Para Maurício, essa é só a primeira etapa de um circuito que pretende percorrer o Brasil inteiro, ouvindo quem vive o esporte no dia a dia: atletas, técnicos, gestores, empresas e instituições sociais. “Estamos construindo uma política pública sólida, eficiente e democrática. É hora de ouvir quem está na ponta e construir um novo ciclo de incentivo que seja mais justo e mais forte para todos”, defende o deputado.
Com a responsabilidade de relatar o PLP 234/24 — que pode alterar as diretrizes da atual Lei de Incentivo —, a Comissão presidida por Maurício pretende levantar os principais pontos críticos e oportunidades de melhoria, fortalecendo o esporte como instrumento de transformação social, geração de oportunidades e promoção da cidadania. Os deputados Orlando Silva (RJ) e Domingos Sávio (MG) confirmaram presença, além do subsecretário de esportes do Estado de Minas, Tomás Mendes.
Por: Alex Cavalante – Repórter do GmaisBRazil e Colunista da JovempanItajubá – siga https://www.instagram.com/alexcavalcanteg?igsh=NjZ3cW02dG84MnBo&utm_source=qr
Abaixo Link para acompanhar o seminário da LIE
https://youtube.com/live/cLKyLDqnR5c?feature=share
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado