Pesquisar
Close this search box.

G MAIS SAÚDE

Capitólio ZERA casos de Covid. Alpinópolis registra 415,3% de aumento em 2021. Passos e São José da Barra também tem aumento nos casos.

Publicados

em

Quando a pandemia começou no pós-carnaval de 2020 não faltaram especialistas para definir as medidas que seriam necessárias para resolver o problema naquela época.  Verdade é que muitos não levaram a sério as recomendações impostas pelos órgãos de saúde pública e em meio a uma crise mundial surgiram inúmeros salvadores da pátria na internet, que mesmo sem experiência alguma, e de forma muito amadora aproveitaram o cenário para se promoverem Brasil afora. Para se ter um comparativo das consequências do vírus e da falta de sensibilidade e decisões mais rígidas e equilibradas basta avaliar o aumento significativo da contaminação em algumas cidades da região.

Para relembrar o período pandêmico avaliamos os primeiros 9 meses de enfretamento do vírus, ou seja, todo o ano de 2020.  Alpinópolis registrou nesse período 202 casos e 5 óbitos. Na época foram instaladas barreiras sanitárias e intensificada a fiscalização. Em Passos, que tem o 11º melhor hospital do país foram registrados 1853 casos positivos e 31 óbitos no ano passado, lá também foram adotadas medidas de flexibilização do comércio e checagem de temperatura, etc. Fechamos a nossa lista com São José da Barra, com 123 casos e nenhum óbito no ano de 2020.

“No ano passado adotamos todas as medidas que estavam ao nosso alcance, e continuamos com o mesmo empenho esse ano. Nos preocupamos com a vida das pessoas e também com a saúde da economia. Tudo era muito novo e confiamos nos órgãos competentes de saúde pública para definir nosso plano de ação, o vírus é invisível e mata, o gestor precisa ter essa consciência. Ninguém vai conseguir ser herói, afinal estamos todos no mesmo barco, ou remamos juntos ou morremos na praia. Essa luta não será passageira. ” Analisou o vice-prefeito de São José da Barra, André Lemos.

Na contramão desse aumento de casos está Capitólio que sem holofotes e com trabalho conjunto entre empresários, moradores e Poder Público vem registrando O (zero) caso positivo e não tem nenhum paciente internado na Santa casa de Passos, esforço coletivo dando resultado. Além disso a cidade de 8.564 habitantes já testou o equivalente 1/3 da população. Na terra do Lago de Furnas medidas mais rígidas além do Minas Consciente já foram adotadas para que estes índices fossem alcançados, mesmo assim já morreram um total de 28 pessoas vítimas da COVID-19.

Leia Também:  G+ Saúde responde: Todo paciente com colesterol alto precisa de tratamento?

Até o fechamento dessa matéria (27/5) São José da Barra havia registrado 472 casos confirmados e 11 óbitos, um aumento de  282,95% em relação ao ano de 2020 . Já em Passos são 7096 casos positivos e 208 óbitos, calculando temos um percentual de 283,74%  de casos confirmados a mais que no período anterior. Em Alpinópolis, por exemplo, mesmo com Lockdown e fechamento do comércio os casos positivos AUMENTARAM assustadores 415,3% em 2021, um dos maiores índices da região, o dobro das cidades vizinhas em percentual.

Fotos em grupos de WhatsApp registram filas em supermercados e mostra aglomeração inevitável

Em Passos e São José da Barra o diálogo foi fundamental entre o poder público e classes interessadas. Fato é que mesmo tendo aumento de casos o trânsito para tomadas de decisões tem sido realizado na maioria das vezes de forma coletiva. Já em Alpinópolis uma guerra fria aqueceu os bastidores do poder, a cidade se dividiu e as consequências estão atingindo diretamente o imo das moradores.

Fato é que faltou exalçamento com a categoria de comerciantes vem gerando diversas contendas em grupo de WhatsApp e nas redes sociais. Ontem a noite um empresário influente na cidade desabafou.

“Posso até concordar com o Lockdown, afinal pode ser que amanhã alguém da minha família, ou eu mesmo possa estar na fila do hospital, mas não posso concordar com a maneira que foi feito o decreto. Privilegiando alguns e excluindo outros. Tem que pensar em todos. ” Salientou o empresário do setor de motos, Eduardo Ribeiro Lemos.

Leia Também:  Suposta assombração apareceu na praça do cemitério em Alpinópolis

O aumento de casos positivos e mortes em Alpinópolis é agonizante. Famílias estão sendo destruídas, a fiscalização não divulgou sequer uma nota com o número de multas e notificações feitas in loco. Não sabemos quantas festas clandestinas foram fechadas e nas redes sociais sobram denúncias de moradores com medo de perder o emprego, perder a esperança, perder a vida.

Essa semana Alpinópolis ultrapassou mil pessoas contaminadas pela Covid-19, em único dia registrou 30 casos positivos. Em 2021 a média da cidade é de 167 pessoas contaminadas por mês. O número de óbitos aumentou para 24 mortos, foram 19 vítimas da doença nesses primeiros 5 meses. A situação é grave. As filas em bancos e supermercados foram tema de muitos debates nas redes sociais. Prateleiras podem ficar vazias, a barriga também e a vida pede socorro.

O hospital local se reinventou e os seus gestores estão trabalhando diuturnamente para tentar conseguir vagas e salvar o máximo de vidas possível. Os profissionais de saúde também estão esgotados, para eles a guerra é mais severa. Sem recursos de última geração e com alguns profissionais em isolamento social é praticamente impossível exigir algo a mais desses soldados que estão na linha de frente. O cansaço é evidente, mas a batalha continua. A secretaria de saúde também se desdobra para conseguir vagas para os pacientes, mas ainda estamos longe desse pesadelo passar e a vida voltar ao normal. Do outro lado o comerciante está sem resposta, perdendo mercadorias, demitindo pais de família e com muita fé e conscientização para enfrentar toda essa crise. Todos estão sem respostas.

Infelizmente a compra das 19 mil doses de vacinas anunciadas em Alpinópolis há 2 meses atrás não se concretizou. A esperança continua no governo do Estado para que em breve toda a população esteja vacinada e para que o medo se transforme em recomeço.

Até lá contamos com as orações de todos!  Seja feita a vontade do único rei, Jesus Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

G MAIS SAÚDE

Alex Cavalcante visita Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis juntamente com o deputado Dalmo e apoiadores

Publicados

em

Na manhã do dia 21/01 o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro e o Presidente da Câmara de Alpinópolis , Alex Cavalcante, ambos do PSDB, realizaram uma visita técnica a Santa Casa de Alpinópolis. Acompanhados da advogada Maria Concebida de Jesus e do assessor Fernando Freire eles foram bem recebidos pelo provedor Juarez Vilela.
A comitiva conheceu a excelente estrutura do prédio e algumas das necessidades da instituição.
“Vamos buscar uma solução para questão do contrato com o IPSEMG e tentar viabilizar alguma demanda para atender uma usina fotovoltaica. Duas vias que podem interferir diretamente no caixa do hospital. ” Avaliou Dalmo Ribeiro.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O Dr. José Ronaldo fala sobre Colesterol e Aterosclerose
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA