GERAL
PL do vereador Alex Cavalcante (PSDB) é aprovado por unanimidade e torna atividade física essencial em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS/Prefeito afirma que vai sancionar sem veto lei de autoria do presidente da câmara, Alex Cavalcante (PSDB)
A Câmara Municipal de Alpinópolis aprovou na noite de ontem (02/08) o PL 011/2021 de autoria do vereador Alex Cavalcante (PSDB). O projeto de lei reconhece e instituí a prática da atividade física e do exercício como essenciais a população, podendo ser realizados em espaços públicos, bem como em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade.
O presidente da Câmara e defensor do esporte justificou a autoria da lei.
“O projeto foi submetido a votação do plenário visando garantir a essencialidade da atividade física e do exercício físico especificamente, garantido o funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade. É uma forma de alinhar a saúde e a economia.” Argumentou Alex que concluiu.
“Entendo que a atividade física é fundamental para manter o corpo e a mente em equilíbrio e saudáveis é uma ferramenta que auxilia no controle da ansiedade e depressão, doenças cada vez mais comuns nessa pandemia.”
O projeto teve votos favoráveis dos nove vereadores da casa e foi encaminhado para o poder executivo, que sinalizou a sanção da lei.
“Cumprimento o presidente da Câmara pela iniciativa do projeto de lei e, de antemão, já asseguro que irei sancioná-lo sem nenhum veto. É fundamental encararmos a atividade física como medida necessária para melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo”. Declarou o prefeito municipal, Rafael Freire (PSB).
Na justificativa o projeto alerta que devem ser respeitadas as recomendações sanitárias, higiene e convívio social recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.
O projeto foi aprovado com emendas do relator Ditinho Nicézio (PR) e dos vereadores André Leonel (PSB) e Denílson Lima (PP).


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
ExpoQueijo 2025