Fio do Bigode

Prefeito Censura Emidinho Madeira Sobre Repasse de Emendas

Publicados

em

O deputado federal Emidinho Madeira (PL) apareceu nas redes sociais na última quinta-feira (16/11) cobrando um repasse de emenda parlamentar para as entidades de Carmo do Rio Claro. De acordo com o prefeito da cidade, Felipe Cariello (PSD) o parlamentar se equivocou na informação.

Embora a emenda tenha sido paga como afirmou Emidinho, para realizar a transferência de fundos é necessário toda uma burocracia legal e qualquer gabinete parlamantar  tem conhecimento dessas questões. Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito ela convidou o deputado para visitar o seu gabinete e disse “Não precisa gravar vídeos no trevo da cidade, pode entrar, a prefeitura estã de portas abertas.”

Carielo afirmou que a prefeitura já repassou mais de 9 milhões de reais para as entidades carmelitanas nesses 3 anos de gestão e que as emendas parlamantares são bem vindas, mas que não representam a manutenção institucional dos orgãos. O repasse específico cobrado pelo deputado ainda depende do plano de trabalho, que não foi apresentado na prefeitura, confirmou o prefeito.

Leia Também:  ChatGPT escreve projeto de lei para deputado em Santa Catarina

Ele ainda questionou o deputado sobre um vídeo gravado há um tempo atrás anunciando a conquista de uma Patroladora para o munícipio, mas que essa máquina nunca chegou em Carmo do Rio Claro!

As emendas parlamantares são divididas em quatro tipos e feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e da relatoria. As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado. As de bancada são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais. Embora é uma das ferramentas mais utilizadas por políticos para angariar votos, elas representam uma porcentagem insignificante da manutenção da coisa pública.

R$ 100.000,00 reais, por exemplo, para uma entidade por um mandato de 4 anos, é mesmo que algo em torno de R$2.000,00 reais por mês, suficiente para pagar um funcionário ou comprar um equipamento.

Vejo o vídeo!

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Bolsonaro pode reverter a inelegibilidade? Veja os possíveis recursos

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Brumadinho vai receber recursos para fortalecimento de equipes de saúde e assistência social

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA