Informação
Mutirão recolhe 18 toneladas de materiais inservíveis

Por Valéria Faleiros
O Mutirão de Limpeza realizado nesta sexta-feira, 5, na cidade de Passos recolheu 18 toneladas de materiais inservíveis só no primeiro dia de trabalho, conforme informações obtidas junto ao Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). O trabalho contou com a participação de uma grande equipe formada por mais de 150 servidores da Prefeitura Municipal de Passos que atuam nassecretarias: de Saúde, Obras e Meio Ambiente.
O mutirão de limpeza chegou como uma resposta da administração municipal em relação ao combate à dengue na cidade. No último Levantamento de Índice Rápido Para Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), o Índice de Infestação Predial (IIP) verificado em Passos foi de 5.0% eindicou um alto risco para uma epidemia de dengue.
Conforme Thiago Salum, diretor de Saúde Coletiva e atual coordenador da Zoonoses, o Mutirão de Limpeza teve início nesta sexta-feira, no bairro Bela Vista I. Foram recolhidos três caminhões truck de materiais inservíveis. O mutirão percorreu alguns quarteirões do bairro que fazem ligação com a Avenida Jk e Rua Bahia. Além da Rua dos Piantinos e Rua Pará. Neste final de semana o trabalho prossegue até completar os 55 quarteirões selecionados para alimpeza no referido bairro.
“O agente de endemias vai fazer uma visita e vai pedir para as pessoas fazerem a limpeza, o controle, e para que providenciem a retirada de todo material que possa acumular água que se encontra na casa. Logo em seguida, o caminhão da prefeitura estará passando na rua e levando esse material para o descarte em local apropriado”, explicou Thiago.
Um comunicado também foi preparado pela prefeitura com o objetivo de orientar a população para o momento da visita dos agentes, certificando que eles estarão devidamente uniformizados e portando documento funcional ede identificação com foto.
O coordenador da Zoonoses citou também que elaborou a pedido do prefeito Diego Oliveira um Plano de Trabalho Emergencial para ocombate à dengue no município. Esse plano estabelece cronograma e diversas açõesemergenciais como, por exemplo, realização de mutirão de limpeza, instalação de placas de sinalização “Proibido Jogar Lixo”, além de limpeza de terrenos, praças públicas, esquinas elocais com acúmulo de lixo.
“O dono do imóvel ou terreno particular que se recusar fazer a limpeza será notificado pelo fiscal urbanístico e vai receber um prazo, caso não cumpra o seu dever dentro do prazo estabelecido, terá que pagar uma multa”, adiantouThiago.
“Estamos no momento sazonal das arboviroses. A proliferação aumenta demais nesta época do ano com o calor, chuvas, e a gente sabe que a população de Passos por costume não limpa terrenos, não faz a limpeza de suas casas. Vivemos em um município infestado, a proliferação está muito alta de pernilongos, dentre eles, o Aedes aegypti”, afirmou o coordenador justificando todo esse movimento de combate à dengue.
O Mutirão de Limpeza iniciado hoje em Passos deve prosseguir até o dia 09 de abril. Cada bairro da cidade tem uma data já estabelecida para o recolhimento dos materiais inservíveis. A população deve se preparar acompanhando as datas nas tabelas abaixo.


Brasil e Mundo
Empresas têm até esta sexta para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única do décimo terceiro salário até 30 de novembro. Como a data cai em um sábado, o pagamento deve ser antecipado pelos empregadores para esta sexta-feira (29).
O benefício institui a Gratificação de Natal para os trabalhadores com contrato de trabalho fixo ou temporário. O pagamento deve ser feito em parcela única durante o ano até 30 de novembro ou em até duas vezes.
Neste caso, a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. O abono anual também é pago a alguns segurados do INSS. A quantia paga varia de acordo com a quantidade de meses em que o segurado foi contemplado com o benefício do INSS.
Mais de a 33,6 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) já receberam a primeira metade da parcela do décimo terceiro salário de forma antecipada, entre 24 de abril e 08 de maio. Enquanto, a segunda parcela do abono foi distribuída entre 24 de maio e 7 de junho deste ano.
Aqueles beneficiários do INSS que tiveram a concessão do benefício após o pagamento da primeira e segunda parcelas, ou seja, depois de junho de 2024, recebem o abono anual a partir desta segunda-feira (25) até 6 de dezembro, conforme o calendário oficial de 2024.
O calendário de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).
O INSS informa que serão pagos R$ 1,5 bilhão para a gratificação natalina das pessoas que começaram a receber depois de junho deste ano. Para consultar o pagamento do benefício, os segurados do INSS devem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e visualizar o extrato de pagamento diretamente no aplicativo após fazer login no portal Gov.br.
É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Leia também: “Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS