Pesquisar
Close this search box.

Informação

Mutirão recolhe 18 toneladas de materiais inservíveis

Publicados

em

Por Valéria Faleiros

O Mutirão de Limpeza realizado nesta sexta-feira, 5, na cidade de Passos recolheu 18 toneladas de materiais inservíveis só no primeiro dia de trabalho, conforme informações obtidas junto ao Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ).   O trabalho contou com a participação de uma grande equipe formada por mais de 150 servidores da Prefeitura Municipal de Passos que atuam nassecretarias: de Saúde,  Obras  e Meio Ambiente.

O mutirão de limpeza chegou como uma resposta da administração municipal em relação ao combate à dengue na cidade.  No último Levantamento de Índice Rápido Para Infestação de Aedes aegypti (LIRAa),  o Índice de Infestação Predial (IIP) verificado em Passos foi de 5.0% eindicou um alto risco para uma epidemia de dengue.

Conforme Thiago Salum, diretor de Saúde Coletiva e atual coordenador da Zoonoses, o Mutirão de Limpeza teve início nesta sexta-feira,  no bairro Bela Vista I. Foram recolhidos  três caminhões truck de materiais inservíveis.  O mutirão  percorreu alguns  quarteirões do bairro  que fazem ligação  com a Avenida Jk  e Rua Bahia. Além da Rua dos Piantinos e  Rua Pará. Neste final de semana o trabalho prossegue até completar os  55 quarteirões  selecionados para alimpeza no referido bairro.

Leia Também:  PM REALIZA OPERAÇÃO E EFETUA PRISÕES E APREENSÕES DE VEÍCULOS

“O agente de endemias  vai fazer uma visita e vai pedir para as pessoas fazerem a limpeza, o controle, e para que providenciem  a retirada de todo material que possa acumular água que se encontra na casa. Logo em seguida, o caminhão da prefeitura estará passando na rua e levando esse material para o descarte em local apropriado”, explicou Thiago.

Um comunicado também foi preparado pela prefeitura com o objetivo de orientar a população para o momento da visita dos agentes, certificando que eles estarão devidamente uniformizados e portando documento funcional ede identificação com foto.

O coordenador da Zoonoses citou também que elaborou  a pedido do prefeito Diego Oliveira  um Plano de Trabalho Emergencial  para ocombate à dengue no município. Esse plano estabelece cronograma e diversas açõesemergenciais  como, por exemplo, realização de mutirão de limpeza,  instalação de placas de sinalização “Proibido Jogar Lixo”, além de limpeza de terrenos, praças públicas, esquinas elocais com acúmulo de lixo.

Leia Também:  Destaque na Beleza: Eduarda Rodrigues Receberá o Prestigioso Prêmio Pincel de Ouro no Rio de Janeiro

“O dono do imóvel ou terreno particular que se recusar fazer a limpeza será notificado pelo fiscal urbanístico e vai receber um prazo,   caso não cumpra o seu dever dentro do prazo estabelecido, terá que pagar uma multa”, adiantouThiago.

“Estamos no momento sazonal das arboviroses. A proliferação aumenta demais nesta época do ano com o calor, chuvas, e a gente sabe que a população de Passos por costume não limpa terrenos, não faz a limpeza de suas casas. Vivemos em um município infestado, a proliferação está muito alta de pernilongos, dentre eles, o Aedes aegypti,  afirmou o coordenador  justificando todo esse movimento de combate à dengue.

O Mutirão de Limpeza iniciado hoje em Passos deve prosseguir até o dia 09 de abril. Cada bairro da cidade  tem uma data já estabelecida para o recolhimento dos materiais inservíveis.  A população deve  se preparar acompanhando as datas nas tabelas abaixo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Informação

Retrospectiva 2021: entenda o que aconteceu neste ano tão imprevisível

Publicados

em


O ano está acabando, mas ainda há tempo para fazer uma retrospectiva dos maiores acontecimentos de 2021, a começar pelo início da vacinação brasileira contra a covid-19 em Janeiro, possibilitando a volta a atividades que foram interrompidas por conta da pandemia. Neste mesmo mês, ocorreu também a invasão do Capitólio em Washington por apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump, para forçar os parlamentares a não declararem a vitória do democrata Joe Biden, episódio que foi reprimido e considerado uma ameaça direta à democracia.
Em fevereiro, ocorreu a crise de oxigênio de Manaus, que resultou em uma sobrecarga de transferências hospitalares para regiões próximas e desencadeou a morte de milhares de pacientes, visto que o estado não possuía oxigênio para tratar os casos graves da doença – situação encaminhada ao Governo Federal com antecedência segundo o governador Wilson Lima . Durante tal situação, vários artistas se solidarizaram para doar os cilindros que os hospitais estavam precisando, além de providenciarem várias outras doações de materiais hospitalares na tentativa de sancionar o problema.
No mês seguinte, a notícia de que um navio cargueiro bloqueou o Canal de Suez, local onde passam os maiores navios cargueiros do mundo, fez com que o comércio mundial fosse bastante afetado ao provocar um engarrafamento de mais de 429 navios. Tal problema foi resolvido, mas deixou um prejuízo de aproximadamente 14 milhões de dólares e vários prejuízos -tanto para empresas quanto para a administração do canal.
Já em Maio, outra grande situação chamou a atenção mundial: os intensos conflitos da Faixa de Gaza pelo lado Israelense durante o mês sagrado muçulmano do Ramadâ e a resposta aos ataques pelo grupo palestino. Houve bombardeio de mísseis de ambos os lados, resultando em mais de 200 mortos e, após 11 dias, um cessar-fogo foi feito com mediação egípcia para que ambos possam manter-se estáveis. Nesse mesmo mês, o Brasil sofreu uma perda irreparável: a morte do humorista Paulo Gustavo, que estava internado por complicações com a covid.
Em Junho, um grande esquema foi montado em Goiás para a captura de um assassino em série, que estava aterrorizando moradores da região. Ele acabou sendo morto pelos policiais após 20 dias de intensas perseguições. Ainda neste mês, ocorreram protestos contra o atual governo em resposta às mais de 500 mil mortes pela covid-19 e pela defesa da vacinação.
No mês seguinte, o mundo parou o seu olhar para Tóquio, local onde estavam ocorrendo as Olimpíadas de 2020 e que encantou o mundo com o talento e brilho dos atletas. O Brasil alcançou seu maior desempenho da história na competição, acumulando 21 medalhas no total e ficando em 12° lugar na competição, tendo um desempenho espetacular também nas paralimpíadas, que aconteceram em Agosto, fazendo o Brasil atingir outra histórica marca: 22 medalhas no total, acabando em 7° lugar no geral e igualando a sua marca de Londres, em 2012. Vale ressaltar que o maior evento esportivo do mundo não aconteceu em 2020 pelo o fato da pandemia, sendo assim, adiado para 2021.
Em Setembro, o grupo extremista Talibã voltou ao poder no Afeganistão após a saída das tropas americanas da região e a Assembleia das Nações Unidas foi iniciada para debater vários assuntos presentes no mundo atual. Uma pauta que chamou bastante atenção foi a retirada das usinas de carvão do exterior por parte da China e a preocupação de vários países com a questão ambiental, assunto debatido com maior impacto na COP 26 em Novembro, sendo esta, a maior conferência climática do mundo. Neste mês, ainda ocorreu uma das maiores perdas para a música brasileira: a morte em uma queda de avião da cantora sertaneja, Marília Mendonça.
Por fim, dezembro chegou trazendo fortes chuvas na região Nordeste, atingindo mais fortemente a região da Bahia, provocando diversas enchentes que causaram a destruição de casas e a morte de mais de 18 pessoas. Outra pauta do mês foi a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, onde após várias discussões, começará em janeiro. 2021 foi um ano diferente, onde ocorreram tragédias e conquistas. Que 2022 venha para trazer paz, esperança e auxílio a quem necessita.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Você está ficando careca?
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA