Informação
Passos entra na “Onda Vermelha”

MINAS CONSCIENTE
Por Valéria Faleiros
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, recorreu hoje pela manhã às redes sociais para anunciar que a partir das 22 horas desta quarta-feira, 20, a cidade adota postura mais severa em relação ao enfrentamento da Covid-19. O município aderiu ao Plano Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais, e com isso, entra para a fase chamada de “Onda Vermelha” que permite o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. A medida deve se estender por um prazo de nove dias.
A decisão foi tomada após reunião entre os prefeitos da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e levou em consideração a alta taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes da Covid-19 nos hospitais da região.
Os prefeitos se reuniram nesta terça-feira e juntos decidiram pela adesão ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O plano tem a finalidade de orientar os municípios na retomada segura das atividades econômicas e é baseado em dados econômicos e de saúde pública. Considera ainda as taxas de ocupação dos leitos destinados a Covid-19 nos hospitais que são referência no tratamento da doença.
Dos municípios integrantes da AMEG, quinze se encontram enquadrados na “Onda Vermelha”. São eles: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e Vargem Bonita. Para esses, a recomendação do presidente da Associação é de que seja adotado decreto municipal para restringir o funcionamento das atividades econômicas e comerciais.
Em vídeo postado no Facebook, o prefeito Diego Oliveira pediu a compreensão da população de Passos e justificou a sua decisão. “Cidadão passense, respeite o decreto, obedeça o que vai estar preconizado ali para que possamos fazer com que esses números absurdos que está a nossa UTI possam diminuir”, declarou.
No Boletim Epidemiológico publicado no final da tarde de hoje, a Santa Casa de Passos informou que 36% dos leitos de enfermaria e 113% dos leitos da UTI se encontram ocupados pelos pacientes da Covid-19. De domingo para cá, mais 20 leitos de outras especialidades foram colocados à disposição para o atendimento aos pacientes com diagnóstico positivo para o coronavírus.
Veja quais as atividades que podem funcionar na “Onda Vermelha”
PERMITIDO – Agropecuárias (plantio, colheita, cultivo e criação de animais); Alimentos (produção e comércio); Bancos, seguros, casas lotéricas e similares; Construção Civil (incluindo o comércio varejista de materiais de construção); Comércio Atacadista de madeiras, ferragens, ferramentas e materiais elétricos; Fábricas, produção e manutenção de energia elétrica, extração mineral e equipamentos industriais; Saúde (farmácias, produtos veterinários, clínicas e outros tipos de consultas); Telecomunicação, comunicação e imprensa; Transporte, Veículos e Correios; Comércio de Combustível e Gás Liquefeito; Comércio de Roupas e Acessórios para uso Profissional e EPI’s; Hotéis, Pousadas e afins; Atividades Jurídicas, Administrativas e Contábeis; Atividades de Vigilância, Segurança Privada; Educação Superior (somente aulas práticas de cursos de saúde com atendimento ao público).
NÃO PERMITIDO – Antiguidades e Objetos de Arte; Armas e Fogos de Artifício; Artigos Esportivos e Jogos Eletrônicos; Produtos Agrícolas, Plantas e Floriculturas; Móveis, Tecidos e afins; Departamento e Variedades; Livros, Papelarias, Discos e Revistas; Vestuário; Design e Decoração; Formação de Condutores; Jóias e Bijuterias; Salões de Beleza e Estética; Ensino Extracurricular; Atividades Fotográficas e similares; Representações Comerciais e Agentes do Comércio; Publicidade; Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas; Atividades Esportivas e Clubes Sociais; Agenciamento de Viagens e Serviços de Reservas; Atividades ligadas ao Patrimônio Cultural e Ambiental; Ensino Curricular (Educação Superior, Nível Técnico e Tecnólogo); Atividades de Recreação e Lazer; Ensino Curricular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Aluguel de Objetos Pessoais e Domésticos; Eventos; Atividades de Recreação e Lazer; Cinema.
Foto: Prefeito de Passos, Diego Oliveira, atende recomendação feita pelo presidente da AMEG e lança decreto restringindo funcionamento do comércio.
#minas consciente #passos #onda vermelha


Brasil e Mundo
Empresas têm até esta sexta para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única do décimo terceiro salário até 30 de novembro. Como a data cai em um sábado, o pagamento deve ser antecipado pelos empregadores para esta sexta-feira (29).
O benefício institui a Gratificação de Natal para os trabalhadores com contrato de trabalho fixo ou temporário. O pagamento deve ser feito em parcela única durante o ano até 30 de novembro ou em até duas vezes.
Neste caso, a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. O abono anual também é pago a alguns segurados do INSS. A quantia paga varia de acordo com a quantidade de meses em que o segurado foi contemplado com o benefício do INSS.
Mais de a 33,6 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) já receberam a primeira metade da parcela do décimo terceiro salário de forma antecipada, entre 24 de abril e 08 de maio. Enquanto, a segunda parcela do abono foi distribuída entre 24 de maio e 7 de junho deste ano.
Aqueles beneficiários do INSS que tiveram a concessão do benefício após o pagamento da primeira e segunda parcelas, ou seja, depois de junho de 2024, recebem o abono anual a partir desta segunda-feira (25) até 6 de dezembro, conforme o calendário oficial de 2024.
O calendário de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).
O INSS informa que serão pagos R$ 1,5 bilhão para a gratificação natalina das pessoas que começaram a receber depois de junho deste ano. Para consultar o pagamento do benefício, os segurados do INSS devem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e visualizar o extrato de pagamento diretamente no aplicativo após fazer login no portal Gov.br.
É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício. Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Leia também: “Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS