Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Abertas as inscrições para capacitação de profissionais no Programa Miguilim 

Published

on

As inscrições para a capacitação de profissionais de educação e de saúde que irão atuar no Programa Miguilim – Saúde Ocular dos Estudantes estão abertas até o dia 17/6. Iniciativa conjunta das secretarias de Estado da Saúde (SES/MG) e de Educação (SEE/MG), o programa busca preparar profissionais para abordar questões relacionadas à saúde ocular entre os estudantes de toda a rede pública de Educação Básica.

Profissionais da saúde e da educação da rede pública de ensino básico podem se inscrever por meio deste link para participar da Turma 1. A formação acontecerá de 18/6 a 18/7, com um total de 5 mil vagas disponíveis.

O curso, com uma carga horária de 20 horas, será ministrado on-line, na Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG e abrange temas como normativas gerais, estratégias de promoção e prevenção da saúde ocular, procedimentos de triagem, fluxos de atendimento e registro de atividades. Será exigido um aproveitamento mínimo de 70% para a certificação dos cursistas, que será emitida na mesma plataforma.

Leia Também:  Observatório do Esporte abre inscrições para o curso Paradesporto escolar

Programa Miguilim

O Programa Miguilim é uma iniciativa da SES/MG e SEE/MG, instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. Por meio do programa, será possível ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas em todo o estado.

O programa visa a realização de triagem auditiva e visual no ambiente escolar, favorecendo a identificação precoce de alterações auditivas e visuais, além de ampliar a abrangência na atenção especializada para a realização de exames oftalmológicos e auditivos e consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia.

Além dos exames clínicos especializados, o Miguilim também prevê a concessão de óculos para todos os educandos que tenham indicação, de forma a propiciar a melhor acuidade visual possível.

O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governador e vice-governador eleitos participam de reunião solene na Assembleia Legislativa

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA