Minas Gerais
Abertas inscrições para curso gratuito de Educação Ambiental

Compartilhar informações, conceitos e definições fundamentais relacionados ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis é o objetivo do curso gratuito de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias. Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a capacitação na metodologia de educação a distância recebe inscrições até sexta-feira (11/3), por meio deste deste link.
Podem participar professores, analistas, gestores e dirigentes públicos, dirigentes de ONGs, alunos a partir de 16 anos do ensino médio e universitários.
O curso será disponibilizado na plataforma EAD Trilhas do Saber, a universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As atividades terão início em 15/3 e seguem até 24/4.
Jovens Mineiros Sustentáveis
De acordo com o analista ambiental da Semad e organizador do curso, Ricardo Cottini, a primeira turma em 2022 será parte integrante do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que irá desenvolver atividades de educação ambiental para alunos de escolas municipais do ensino fundamental.
“Uma das atividades é a aplicação do curso aos professores das escolas dos 73 municípios habilitados. Outras pessoas também podem fazer o curso, bem como professores de outros municípios mineiros e mesmo de outros estados”, afirma.
O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ressalta que o programa Jovens Mineiros Sustentáveis compreende a capacitação dos professores na temática educação ambiental, além da realização de atividades práticas com os alunos. De acordo com ele, “a capacitação oferecida pela Semad, aportará informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados, favorecendo o trabalho do professor em sala de aula”.
Curso
O curso de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias alcançou uma importante marca em sua segunda turma de 2021. Com 2.942 inscrições realizadas em oito estados brasileiros, o curso registrou adesão recorde dentre todas as edições do treinamento. O número representa aumento de 137% em relação à primeira turma do ano, que registrou 1.240 inscritos. Cerca de 4.500 pessoas das mais diversas categorias de público-alvo já participaram do curso.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, “o grande número de adesão registrado nas edições de 2021, demonstra o sucesso da capacitação oferecida pelo Governo de Minas, cuja pesquisa de avaliação, atingiu um grau de satisfação médio de 9 pontos em 10”.
Conteúdo
O material oferecido demonstra alguns exemplos de projeto e atividades voltadas para a educação formal e não formal e visa orientar os indivíduos quanto às relações com o ambiente, o contexto social em que vivem e mostrar como se desenvolve a educação ambiental dentro do contexto da gestão do meio ambiente.
Os conteúdos serão disponibilizados na plataforma Trilhas do Saber em formato interativo, com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. Serão oferecidos oito módulos: Conceitos; Objetivos; Princípios e Fundamentos da Educação Ambiental; Histórico da Educação Ambiental; Metodologias Pedagógicas em Educação Ambiental; Processo de Gestão Ambiental e a Educação Ambiental; Material Complementar; Avaliação Final. O curso também oferece a ferramenta para checklist, que permite ao participante listar e acompanhar seus progressos nas atividades realizadas, exercícios avaliativos (disponíveis em formato de questionário) e, ainda, uma avaliação sobre a satisfação com o curso, estratégia de coleta de opiniões do participante que visa o aperfeiçoamento das ações educacionais ofertadas.
Aproveitamento
Para aprovação no curso será necessário a obtenção de 60% do total de pontos distribuídos, estando o certificado disponível aos participantes que atenderem aos requisitos para aprovação. O certificado poderá ser impresso pelo link presente na seção de encerramento do curso, mesma área de disponibilização do material de todos os conteúdos.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor