Minas Gerais
Ação ambiental em Curvelo prevê devolução voluntária de animais silvestres

Operação realizada nas próximas terça e quarta-feira (29 e 30/3), em Curvelo, região Central de Minas, prevê a devolução de tartarugas, papagaios, pássaros e outros animais silvestres, não legalizados e criados em domicílios, ao órgão ambiental. O objetivo é que possam ser reabilitados e devolvidos aos seus habitats naturais, sempre que possível, garantindo, assim, o bem-estar deles e o equilíbrio do meio ambiente.
A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e coordenada pela Superintendência Regional Central Metropolitana (Supram) da Semad ocorrerá na Praça da Estação, no Centro de Curvelo, onde será estacionada uma van. Haverá a presença de um veterinário para examinar e recolher as espécies entregues.
Elas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. A expectativa é a de que, nos dois dias de ação, cerca de 40 animais sejam entregues voluntariamente pela sociedade.
Benefícios
“O cidadão que fará a entrega do animal não será autuado e, ainda, receberá um documento da Semad, comprovando a devolução voluntária, além de informações referentes ao local onde o bicho será reabilitado”, explica o diretor regional de fiscalização da Supram Central, Bruno Zuffo.
Ele enfatiza que criar animal silvestre (não legalizado) fora do seu habitat natural é crime, sob pena de multa e apreensão do bicho. “Se há uma denúncia, a pessoa com esse tipo de criação em casa pode ser autuada. Ao devolver voluntariamente aos órgãos responsáveis, não há punição”.
A operação está prevista no Plano Anual de Fiscalização Ambiental da Semad de 2022 e visa conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural, tanto para o bem-estar do bicho quanto para o equilíbrio do meio ambiente.
Serviço
Operação de entrega voluntária de animais silvestres
Data: 29 e 30/3 (terça e quarta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Praça da Estação – Centro de Curvelo


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar