Minas Gerais
Ação ambiental em Curvelo prevê devolução voluntária de animais silvestres
Operação realizada nas próximas terça e quarta-feira (29 e 30/3), em Curvelo, região Central de Minas, prevê a devolução de tartarugas, papagaios, pássaros e outros animais silvestres, não legalizados e criados em domicílios, ao órgão ambiental. O objetivo é que possam ser reabilitados e devolvidos aos seus habitats naturais, sempre que possível, garantindo, assim, o bem-estar deles e o equilíbrio do meio ambiente.
A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e coordenada pela Superintendência Regional Central Metropolitana (Supram) da Semad ocorrerá na Praça da Estação, no Centro de Curvelo, onde será estacionada uma van. Haverá a presença de um veterinário para examinar e recolher as espécies entregues.
Elas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. A expectativa é a de que, nos dois dias de ação, cerca de 40 animais sejam entregues voluntariamente pela sociedade.
Benefícios
“O cidadão que fará a entrega do animal não será autuado e, ainda, receberá um documento da Semad, comprovando a devolução voluntária, além de informações referentes ao local onde o bicho será reabilitado”, explica o diretor regional de fiscalização da Supram Central, Bruno Zuffo.
Ele enfatiza que criar animal silvestre (não legalizado) fora do seu habitat natural é crime, sob pena de multa e apreensão do bicho. “Se há uma denúncia, a pessoa com esse tipo de criação em casa pode ser autuada. Ao devolver voluntariamente aos órgãos responsáveis, não há punição”.
A operação está prevista no Plano Anual de Fiscalização Ambiental da Semad de 2022 e visa conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural, tanto para o bem-estar do bicho quanto para o equilíbrio do meio ambiente.
Serviço
Operação de entrega voluntária de animais silvestres
Data: 29 e 30/3 (terça e quarta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Praça da Estação – Centro de Curvelo
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásClubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro



