Minas Gerais
Advocacia-Geral do Estado completa 20 anos e renova compromisso com a população mineira
Reconhecimento do empenho da instituição em favor da população mineira e renovação do compromisso de dedicação em favor da sociedade e da administração pública do Executivo de Minas Gerais marcaram a solenidade dos 20 anos da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), nesta terça-feira (11/7), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O evento celebrou o 20º aniversário da Emenda 56 à Constituição Mineira, que criou a AGE-MG por meio da unificação da Procuradoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral da Fazenda Estadual. Em seu discurso, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, ressaltou que, “ao longo desses 20 anos, a AGE-MG tem se pautado por valores sólidos, como a inovação, a defesa do interesse público, a ética, a equidade, a autonomia, a transparência e a integridade. Esses valores são os norteadores de nossa atuação diária e permeiam todas as ações realizadas por nossos colaboradores”.
O subprocurador-geral da República e primeiro advogado-geral do Estado após a Emenda 56, José Bonifácio Borges de Andrada, destacou a qualidade dos profissionais da AGE-MG. “O melhor quadro de advogados do Estado do Brasil é o de Minas. E digo por experiência própria: trabalhei em vários órgãos públicos, mas o corpo de advogados com eficiência, a competência e a dedicação do quadro de Minas Gerais eu não vi em nenhum outro estado”. Ele e os outros três ex-advogados do Estado – Onofre Alves Batista Júnior, Roney Luiz Torres Alves da Silva e Marco Antônio Rebelo Romanelli – foram homenageados com uma placa em agradecimento ao legado construído na AGE-MG.
Revista Jurídica
A solenidade ainda foi marcada pelo lançamento da Revista Jurídica da instituição, publicação anual que reúne artigos de renomados juristas.
A procuradora do Estado Ana Paula Araújo Diniz, coordenadora do Centro de Estudos Celso Barbi Filho, responsável pela produção da Revista Jurídica, reforçou a importância do aperfeiçoamento contínuo das diferentes unidades da administração pública.
“Desde a instituição dos órgãos que compõem a administração dos poderes do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário -, destaca-se a importância do aperfeiçoamento contínuo, no âmbito dos entes federados (União, Estado e Distrito Federal e Munícipios). Neste contexto, destaca-se a importância de escolas de governo, que orientam as perspectivas, nas práticas de capacitação, com foco na competência, considerando o processo de globalização das tecnologias digitais e informação e comunicação”.
A publicação é patrocinada pela Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas). A presidente da instituição, procuradora do Estado Célia Cunha Mello, destacou o empenho da categoria tanto na área do consultivo quanto do contencioso. “A AGE conseguiu vitórias importantes para os mineiros. Alcançamos uma mineração mais responsável, importante resultado da nossa dedicação à sociedade mineira, para mencionar apenas um exemplo recente e dramático. Fazemos uma atuação em prol do estado de Minas Gerais, mas, finalisticamente, do interesse público, dos interesses da sociedade civil”.
O reconhecimento da AGE em favor da administração pública e, consequentemente da população mineira, foi ressaltado pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador, Professor Mateus, que parabenizaram a instituição por meio de vídeos. Para assistir aos discursos na íntegra e outras informações sobre a solenidade, acesse advocaciageral.mg.gov.br.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.