Minas Gerais

Agência RMBH esclarece novos procedimento para emissão do Documento de Arrecadação Estadual

Publicados

em

A emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) referente aos serviços solicitados na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) voltou a ser de responsabilidade do empreendedor desde o início de 2024.

Em função disso, a autarquia preparou uma documentação de apoio para facilitar a emissão do documento. Os links de acesso estão disponíveis aqui. 

A emissão do DAE está relacionada ao processo de geração de documentos para o pagamento de tributos estaduais, taxas e outros valores devidos ao Governo de Minas.

Quando uma pessoa ou empresa tem obrigações financeiras junto ao governo estadual, como o pagamento de impostos estaduais, taxas de licenciamento, ou qualquer outra obrigação tributária estadual, ela deve gerar um DAE correspondente.

No âmbito da Agência RMBH, esse documento é emitido para os serviços de exame e emissão de Diretriz Metropolitana ou Integrada, e para o exame e emissão de anuência Metropolitana, por meio da diretoria de Regulação Metropolitana, conforme prevê a Resolução Conjunta SECIR/Agência RMBH Nº 01, de 15 de Março de 2018.

Leia Também:  Defesa Civil de Minas Gerais atua em municípios atingidos por novos temporais com granizo

“A intenção de que o próprio interessado possa emitir o documento é agilizar ainda mais o processo, já que ele tem acesso ao documento no instante da solicitação. Anteriormente, o documento era solicitado através do site e podia ser retornado em até dois dias úteis após a solicitação”, explica a gerente de Apoio à Ordenação Territorial da Agência RMBH, Ananda Camargo.

“Neste sentido, a Agência reafirma o compromisso de dar mais celeridade e menos burocratização aos processos internos”, pondera Ananda. O procedimento é importante para garantir o correto recolhimento de tributos e taxas, possibilitando o cumprimento das obrigações fiscais.

O DAE contém informações sobre o contribuinte, a natureza do tributo ou da taxa, o valor devido e a data de vencimento, e os valores são calculados com base na Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (Ufemg) do ano vigente. O pagamento é efetuado nos bancos autorizados, lotéricas ou por meio de meios eletrônicos, conforme as opções disponíveis.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Agência RMBH pelo e-mail [email protected]r.

Leia Também:  Secretaria de Saúde discute novos fluxos para acompanhamento da covid-19 no estado

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Condutores das categorias C, D e E têm novos prazos para a realização do exame toxicológico
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA