Minas Gerais
Agricultura familiar de São João del-Rei é beneficiada em programa de incentivo
O município de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, é um dos beneficiados com o Programa Alimenta Brasil, que tem como objetivo incentivar a agricultura familiar e viabilizar o acesso à alimentação. Por meio da iniciativa, serão destinados ao município cerca de R$ 1 milhão para a compra de alimentos da agricultura familiar no ano de 2023.
No mês de novembro, 30 agricultores familiares do município foram cadastrados no programa. Mas, a previsão é a de que sejam beneficiadas mais de 80 famílias. Eles apresentaram apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) – antiga Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
Assistência
A Emater-MG atua no programa, desenvolvendo ações de assistência técnica e extensão rural aos agricultores e suas organizações. O coordenador técnico estadual da Emater-MG, Raul Machado, destacou a segurança alimentar como um forte viés do programa. Para ele, o Alimenta Brasil também traz um grande incentivo para a agricultura familiar.
“É muito interessante para o produtor, pois não tem a concorrência usual do mercado. A partir do momento que o agricultor está apto, ele tem sua cota de participação garantida, necessitando apenas se programar para entregar o produto que será oferecido”, diz.
O assessor de Programas Sociais da prefeitura, Ronildo Assis, também ressaltou a presença da empresa como fator determinante para o programa. “A Emater-MG possui uma capilaridade na zona rural, que nos interessa para o contato com o público-alvo de nossas ações”.
O Alimenta Brasil é uma iniciativa do governo federal. Os produtos adquiridos por meio do programa serão destinados às instituições assistenciais devidamente legalizadas, estabelecimentos da rede pública de ensino e saúde, bancos de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias. O programa tem cinco modalidades. Por meio de Termo de Adesão, o município desenvolverá a modalidade Compra com Doação Simultânea.
Segundo Aline Gonçalves, secretária de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, a parceria com a Emater-MG é fundamental para o sucesso do programa no município. “A Emater é o órgão que chega diretamente nos produtores, presente em cada ação realizada por eles e com conhecimento de preços e produtos”.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.