Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Água tratada é garantida para 2 mil moradores de distrito em Catuti

Published

on

O distrito de Barreiro Branco, no município de Catuti, no Norte de Minas, é mais um beneficiado pelo programa Universaliza Minas.

As obras para ampliação do fornecimento de água tratada à população da localidade foram iniciadas pelas equipes da Copasa neste mês de fevereiro.

Com investimentos de R$ 600 mil, as intervenções irão contemplar a substituição de 6 mil metros de redes de distribuição, visando atender 2 mil pessoas, em 450 ligações prediais.

A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda este ano. Ao final, as estruturas implantadas serão integradas ao sistema de abastecimento de Mato Verde, que possui reservação de 1,2 mil metros cúbicos e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de 60 litros por segundo.

De acordo com o gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, cumprindo o propósito de gerar valor para as pessoas por meio da prestação de serviços com qualidade e eficiência, o programa Universaliza Minas propicia o acesso à água potável aos moradores de áreas rurais que ainda não usufruíam desse recurso. “Esse benefício proporciona melhorias para a saúde, para a qualidade de vida e o desenvolvimento regional”, ressalta.

Leia Também:  Chuvas prejudicaram 119 mil hectares de lavouras em Minas

O programa

O Universaliza Minas foi lançado pela Copasa em 2023 para viabilizar o acesso aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas rurais dos municípios onde a companhia atua.

O programa é mais um dos esforços firmados pela Copasa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Em sua área de atuação, a companhia já alcançou a marca de 99,4% dos imóveis com acesso à água tratada.

O índice mineiro já supera as metas de universalização dos serviços trazidas pelo Novo Marco, que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033.

O percentual de tratamento de esgoto da companhia alcançou 75% de esgoto devidamente coletado e tratado, sendo que a meta estabelecida é de 90% até 2033.

Apesar desse bom índice, a Copasa não atende todas as áreas dos municípios onde tem concessão, por isso, vai ampliar sua atuação, cumprindo com o primeiro item de seu estatuto social, que é planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem-estar social e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Leia Também:  Reajuste de 10,06% será pago a todos os servidores estaduais de Minas em maio

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade.

Para assegurar quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa realiza um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Reajuste de 10,06% será pago a todos os servidores estaduais de Minas em maio

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA