Minas Gerais
Almanaque terá especial Dias das Mulheres transmitido do Palácio das Artes
O Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (8/3), é destaque na programação da Empresa Mineira de Comunicação (que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência), em parceria com a Fundação Clóvis Salgado.
O programa Almanaque, da Brasileiríssima, será transmitido ao vivo, das 16h às 18h, direto da sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A programação contará com atrações musicais como o Trio Amaranto, Nath Rodrigues e Carol Serdeira, entre outras participações. O evento tem entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da gravação.
A abertura do especial será de Christiana Renault, presidente do Servas. Violência contra a mulher e o universo das mulheres trans seguem na programação, com presença de várias especialistas, entre elas Andréa Cláudia Vacchiano, advogada e delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais. Na sequência, o feminismo negro e a maternidade solo estarão na pauta do debate que contará com a participação de uma das lideranças do quilombo Manzo, localizado na Zona Leste de Belo Horizonte, Makota Kidoialê.
Ainda no programa, tem bate-papo sobre o etarismo e a estética dos corpos femininos com a empreendedora, gestora no terceiro setor, mentora e palestrante Cris Kumaira, que também é secretária-geral adjunta do Governo de Minas. “São várias mulheres fortes que falam de sexualidade, trabalho e luta contra o racismo. E a EMC tem o papel de trazer as notícias e levantar ainda mais essas bandeiras”, destaca a diretora de captação, projetos e parcerias da EMC, Joana Coelho.
Para encerrar, o foco é na atração musical. O público confere, ao vivo, apresentações das cantoras Raquel Coutinho, Nath Rodrigues, Carol Serdeira, da instrumentista Bia Nascimento e o Amaranto, famoso trio que fez parcerias com grandes nomes da música, tais como Fernando Brant, Titane, Marina Machado e Murilo Antunes.
Serviço
Almanaque especial Dia Internacional da Mulher
Data: 8/3/2023 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
Aberto ao público e com transmissão, ao vivo, pela Rádio Inconfidência FM 100,9 Brasileiríssima e na plataforma de streaming EMCplay.
Programação:
Abertura – Christiana Renault, presidente do Servas
16h: Violências contra mulheres e mulheres trans
Convidadas: Andréa Cláudia Vacchiano, Juhlia Santos, Lua Zanella e Leilane Paegle
16h30: Feminismo negro e maternidade solo
Convidadas: Yone Gonzaga, Diva Moreira, Makota Kidoialê, Carô Rennó e Livia Teodoro.
17h: Etarismo e corpos femininos (estética e sexualidade)
Convidadas: Cris Kumaira, Natalia Dornelas, Maristela Rangel, Luciana Nepomuceno, Renata Chamilet e Carol Serdeira.
17h30 : Musical
Convidadas: Raquel Coutinho, Carô Rennó, Trio Amaranto, Nath Rodrigues, Cleo Ventura, Carol Serdeira e Bia Nascimento.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.