Minas Gerais
Alô, Minas! leva cobertura de telefonia móvel e internet ao distrito de Posses de São Sebastião, em Campestre
O Governo de Minas, inaugurou, nessa segunda-feira (20/3), o sinal de telefonia móvel com tecnologia 4G no distrito de Posses de São Sebastião, no município de Campestre, no Sul de Minas. A antena foi implantada por meio do programa Alô, Minas!, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Prefeitura de Campestre.
Em cerimônia realizada no distrito, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, inaugurou a antena que irá beneficiar cerca de três mil moradores na região, ao lado do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, do prefeito de Campestre, Marquinho Turquinho, e demais autoridades municipais.
“As pessoas serão beneficiadas com mais conectividade e mais oportunidades de inclusão digital, conhecimento, geração de emprego e qualificação de renda. É o Governo de Minas levando desenvolvimento a todos os cantos de Minas Gerais”, afirmou a secretária.
Conectividade
De acordo com a secretária, o programa Alô, Minas!, ao expandir a conectividade para áreas rurais do estado, favorece a economia local, facilita o acesso a serviços públicos digitais e possibilita a utilização de internet com qualidade pela população.
“Em parceria com as prefeituras, o programa converge os esforços do Estado em promover a transformação digital em todo o território mineiro. Até o momento, 43 antenas já foram ativadas e mais de 35 mil pessoas beneficiadas”, destacou Luísa Barreto.
O prefeito de Campestre, Marquinho Turquinho, celebrou a parceria entre o Estado e o município: “Posses de São Sebastião é um distrito importante, com várias famílias, e aqui não existia comunicação, por isso é gratificante ativar esse sinal. Estávamos aguardando essa tecnologia há mais de 10 anos”.
O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, Rodrigo Diniz, disse que a instalação da antena não teria sido possível sem o trabalho conjunto do Estado e da prefeitura de Campestre, que fez a cessão do terreno de forma célere para a instalação da antena.
“Através do Programa Alô, Minas, estamos trabalhando para levar a conexão de internet e a rede de telefonia móvel para as localidades e distritos mineiros que antes não tinham acesso a esses serviços. Isso não trará só benefícios econômicos, mas também sociais, como o acesso a serviços públicos digitais e o aumento da qualidade de vida da população”, ressaltou.
Transformação Digital
Segundo a gestora técnica do Alô, Minas!, Izabela Rodrigues, a iniciativa pretende, ainda, promover o desenvolvimento industrial e comercial, propiciar condições para a manutenção dos investimentos atuais e a realização de novos investimentos no setor produtivo e tecnológico.
“No contexto de transformação digital acelerada, a instalação desta antena é uma conquista muito significativa para os moradores do distrito de Posses de São Sebastião. Sabemos o quão importante é a conectividade para a qualidade de vida, para os negócios, para as atividades diárias e para o acesso a serviços públicos digitais”, concluiu.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.