Minas Gerais
AmbientAÇÃO promove mobilização por hábitos sustentáveis na Cidade Administrativa
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), realizou, nessa terça (25/10), uma mobilização para divulgar o programa AmbientAÇÃO junto aos servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais. A ação faz parte do cumprimento da meta de implantar, até o final deste ano, o programa de gestão e educação ambiental nas secretarias do Governo de Minas.
“Retomamos o programa na Cidade Administrativa, mostrando a importância da reciclagem e do consumo consciente. Em 2021, tínhamos o programa implantado em 16 prédios públicos e, agora, já são 47”, observa a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
O subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Rodrigo Franco, também participou da ação na sede do Executivo estadual. “O Sisema é piloto – já tem o programa implementado – e, nos próximos meses, pretendemos implantar nos outros órgãos”, explica. O objetivo é reforçado pela secretária. “Se dermos o exemplo dentro de casa, as pessoas naturalmente também vão aderir às práticas sustentáveis adotadas por ele”, sinaliza Marília.Mobilização
Andrea Rosa Martins Fagundes, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), participou das atividades de mobilização e observou que o órgão onde ela trabalha já tem algumas ações implantadas. Ela, inclusive, já adota algumas iniciativas na vida pessoal como, por exemplo, a reciclagem de lixo. “No meu bairro tem coleta seletiva e eu faço a separação”, destaca. Na Cidade Administrativa, Andrea também tem sua própria xícara, evitando o uso de copos descartáveis, além de usar papéis rascunho para as anotações.
Outra participante, Fabiana Aparecida Ferreira Dias, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), disse que já conhecia o AmbientAÇÃO e também adota hábitos sustentáveis, observando a disposição correta do lixo na estação de trabalho. “Não usamos copo descartável, tenho minha caneca e em casa sempre separo o lixo por tipo e possibilidade de reciclar”, afirma.
O programa
O AmbientAÇÃO é um programa que visa formar uma cultura organizacional para incentivar o questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais sobre a dimensão ambiental de seus impactos no mundo, bem como seu potencial de reduzir esses impactos por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.
Como parte de sua reestruturação, realizada em 2020, o programa também trabalha com uma proposta de capacitação digital a distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até cinco estrelas nas modalidades água, energia, materiais, qualidade de vida e resíduos.
Público externo Expandir sua atuação é outro objetivo da iniciativa. Para isso, todo o formato de atuação foi reestruturado com uma proposta de capacitação digital a distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até cinco estrelas. Cada estrela representa uma das modalidades temáticas trabalhadas. A estrutura inclui também o fornecimento de um catálogo de ações para cada modalidade temática, acompanhado de guias práticos orientativos, visando dar autonomia às comissões setoriais para escolha das temáticas e ações que mais se adequem à realidade local.O catálogo conta atualmente com 103 sugestões de ações. Entre elas, estão a instalação de torneiras e descargas economizadoras, sensores de presença, fixação de peças gráficas educativas em pontos estratégicos, substituição de copos descartáveis, confecção de blocos de rascunho com papéis usados, feira de trocas de livros e roupas usadas, palestras e oficinas de reaproveitamento de material reciclável, implantação da coleta seletiva e destinação adequada de resíduos.
O fluxo do processo funciona em três etapas. Na primeira, a organização parceira assina um termo de cooperação técnica e constitui uma comissão setorial para cada edificação onde o programa será implantado. Anualmente, a comissão setorial cria um plano de ação, informando quais modalidades temáticas irá trabalhar, escolhendo no catálogo as ações a serem executadas e os indicadores a serem medidos e lançados.
Na terceira etapa, após aprovação do plano de ação pela Comissão Gestora, a comissão setorial compra as ações executadas e os indicadores monitorados ao longo do ano para somar pontos e alcançar a certificação.
A comissão setorial também pode criar novas ações, que não estão previstas no catálogo. E se essas ações se destacarem, elas poderão entrar para o catálogo no ano seguinte e serem replicadas por outras organizações.
Indicadores e monitoramentoCom a reformulação do Programa AmbientAÇÃO, o Sistema Integrado de Gestão AmbientAÇÃO (Siga) foi também reestruturado em uma plataforma que vai permitir o cadastro de ações e lançamento de indicadores para monitoramento. O Sistema permite, ainda, a gestão automatizada de todo o processo de certificação e ranking das organizações, com base em seu desempenho.
“Esse processo de certificação flexível, com um catálogo cada vez mais amplo, permite estender o atendimento a novos públicos. Assim, no futuro, o AmbientAÇÃO poderá ser implantado também em escolas, municípios, entidades privadas e do terceiro setor”, destaca a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.