Minas Gerais
Ambulatório médico é dedicado ao atendimento à população do campo em Viçosa, na Zona da Mata

Uma iniciativa para cuidar da saúde de agricultores familiares em Viçosa, na Zona da Mata mineira, está chamando atenção. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem oferecido serviço de atendimento médico específico para moradores da zona rural do município. Trata-se do Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da População do Campo.
Criado há dois anos por um professor e médico da UFV, o serviço garante consultas a esse público, a partir de consultas agendadas pelo escritório local da Emater-MG, que seleciona e identifica o paciente. A marcação de consultas é feita por meio do telefone (31) 3891-2331 do escritório da empresa na cidade. Os atendimentos são feitos sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30.
“No ambulatório, são atendidos casos de doenças e problemas de saúde que o próprio agricultor ou agricultora considere causado ou agravado por sua condição de trabalho no campo”, explica a técnica da Emater-MG do município, Karina Lopes, que participa do projeto.
A extensionista cita casos como os de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, problemas respiratórios, digestivos, de pele, ósseos, musculares e articulares, emocional e mental. Enfermidades relacionadas ao uso de agrotóxicos e outros fatores de risco, inerentes às atividades rurais, também entram no rol de atendimentos. Além disso, acrescenta Karina, dificuldades sociais e culturais para a realização de tratamentos e outros procedimentos são considerados para os agendamentos.
Realização das consutas
As consultas médicas são feitas em prédio da prefeitura municipal destinado aos serviços de saúde municipais. Podem usufruir do ambulatório pessoas da agricultura familiar, portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); aposentados rurais (segurado especial); diarista rural (pessoas contratadas para serviços domésticos e agropecuários); além de indivíduos da ativa com carteira assinada para serviços agropecuários; e afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por acidente, em decorrência atividades do ofício. O serviço também é aberto a filhos de agricultores com idade até 18 anos, desde que estejam incluídos nas categorias acordadas.
Os atendimentos, iniciados pelo então professor do Departamento de Medicina e Enfermagem, Leandro David Wenceslau, médico de família e comunidade, atualmente estão a cargo do médico e coordenador do projeto Victor Kelles Tupy da Fonseca. Ele conta com equipe de alunos de medicina da UFV e médicos residentes. Para Kelles, esse é um projeto de mão dupla, em termos de resultados, pois ao mesmo tempo em que beneficia agricultores, traz mais experiência para os médicos participantes. “Nos permite aprender e atender com mais qualidade, demandas da população do campo”, diz Victor.
A técnica Karina ressalta a importância da parceria, que ajuda a desafogar as demandas do Programa de Saúde da Família (PSF) no município. “São atendidas 24 pessoas por mês, no ambulatório, e isso ajuda a evitar aglomeração nos atendimentos do PSF. Os médicos são preparados para examinar os pequenos produtores. Falam na mesma linguagem do produtor e têm preparo para atender a essa classe social”, destaca.
No ambulatório, a Emater-MG também atua no suporte pós-consulta, abordando questões de segurança alimentar; saneamento (construção de fossas evapotranspiradoras); escoamento correto dos dejetos e uso do filtro de água para consumo humano. Temas como nutrição e uso de equipamento de proteção individual (EPI) para aplicar defensivos agrícolas integram a lista.
MelhorInovação 2021
O trabalho da Emater-MG com o Departamento de Medicina da UFV foi um dos projetos regionais da empresa, premiado pelo concurso interno MelhorInovação 2021. O concurso tem por objetivo destacar as melhores iniciativas que valorizem profissionais e clientes da extensão rural pública mineira.
A Emater-MG é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fórum recebe investimento de 51 milhões