Minas Gerais
Ano letivo da rede pública estadual de ensino mineira termina nesta quarta-feira (20/12)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encerra o ano letivo, nesta quarta-feira (20/12), para os cerca de 1,6 milhão de estudantes da rede pública estadual de ensino.
Após o cumprimento dos 200 dias letivos e carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino, os estudantes terão um período para recompor as energias.
Em 2024, o início do ano letivo está previsto para o dia 5/2, data em que serão iniciadas as aulas em todas as 3.425 escolas da rede estadual.
O ano letivo de 2023 foi marcado por grandes avanços na organização das ações pedagógicas em toda rede estadual de ensino.
Destaque para ações que buscaram assegurar mais qualidade para o ensino possibilitando, principalmente, a Recomposição das Aprendizagens, considerando ainda as consequências do período pandêmico.
Conquistas
Neste encerramento, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reconhece o trabalho responsável e eficiente de cada Superintendência Regional de Ensino e de cada escola estadual.
“É com grande satisfação que encerramos o ano letivo de 2023, e já estamos preparados para novas propostas e ideias para o ano letivo de 2024, para cada vez sermos referência pedagógica e em qualidade de ensino em todo o país”, comenta.
“Ao longo de todo ano, tivemos a oportunidade de acompanhar, participar e dialogar com várias regionais, escolas, servidores e estudantes, para garantir o desenvolvimento das ações e das intervenções pedagógicas a serem alcançadas por cada escola”, complementa o secretário.
Já os quase 230 mil servidores que atuam nas escolas, seguem até a próxima sexta-feira (22/12) nas unidades de ensino, para finalizar os planos de intervenção pedagógica, assim como os resultados finais dos estudantes.
Calendário escolar 2024
No Calendário Escolar 2024 da rede pública estadual, o início do ano letivo está previsto para o dia 5/2, data em que serão iniciadas as aulas em todas as 3.425 escolas da rede estadual.
O início do ano escolar, quando é feito o trabalho de planejamento escolar, está programado para o dia 1/2. Já o término do ano letivo está previsto para o dia 13/12/2024.
O recesso escolar ao fim do primeiro semestre tem previsão para ocorrer entre os dias 22/7 até dia 2/8.
Já o recesso de outubro ocorre entre os dias 14 e 18/10/2024.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.