Minas Gerais
Aquisições de veículos proporcionam avanços nas ações de proteção à fauna doméstica

O trabalho na defesa dos animais domésticos e no controle de zoonoses por meio do manejo ético e populacional de cães e gatos é alvo constante de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Uma dessas ações é a compra de veículos para suporte ao trabalho realizado por prefeituras, organizações não governamentais e consórcios intermunicipais.
Desde 2020, a compra de dez castramóveis e 17 veículos doados, por meio de convênio, já garantiu o atendimento a cerca de 60 mil animais domésticos. O investimento de R$ 2,3 milhões na compra dos veículos garante suporte às ações de proteção à fauna doméstica nos municípios atendidos.
Os veículos adquiridos têm a função de transportar equipamentos e materiais de apoio, transporte adequado de animais e demais necessidades. Além disso, os convênios firmados garantem, ainda, a doação de suprimentos, medicação, equipamentos e atendimento veterinário, incluindo internação, caso haja necessidade. Os recursos para viabilizar os convênios são de emendas parlamentares.
Beneficiados
Os municípios de Vermelho Novo, Congonhas, Ubá, Rio Branco, Santa Rita do Sapucaí, Nova Serrana, Bom Despacho, Juiz de Fora, Oliveira, Santa Vitória, Vale do Jequitinhonha e Alto Parnaíba já foram beneficiados com a doação dos carros, por meio das 15 ONGs conveniadas, consórcios intermunicipais ou entregues diretamente às prefeituras.
A Associação Protetores dos Animais de Rua de Congonhas (Parc) é uma das instituições que recebeu um veículo pick-up Saveiro, usado para resgate de animais. O termo de fomento firmado com o Estado contemplou, além do veículo, a aquisição de ração e medicamentos. O município já atendeu mais de 100 animais entre cães e gatos.
Segundo a vice-presidente e tesoureira da Parc, Edilene Maria Marcossi, a instituição realiza o trabalho de resgate de animais de rua doentes. “Esses animais são encaminhados para uma clínica veterinária e, após a internação, ou caso sejam dispensados, são levados para o canil/gatil da entidade para dar continuidade ao tratamento. Após curados, são castrados e disponibilizados para adoção”, explicou.
Para Edilene, a importância desse trabalho é enorme porque a associação é a única instituição do tipo em Congonhas. “A expectativa é a de que em alguns anos não tenhamos mais tantos animais abandonados e os que restarem estejam saudáveis e castrados”, disse.

Em Vermelho Novo, os servidores que trabalham com os animais domésticos realizam a aplicação de vacinas, castração, além de visitas às famílias que possuem animais, explica o secretário municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, Cleverson Marcos de Oliveira. “Com a chegada do veículo, as esquipes podem dar mais celeridade e abrangência às ações, possibilitando um volume maior de animais atendidos”, ressaltou.
Segundo o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a utilização dos veículos e o número de animais beneficiados por essas aquisições demonstram como a preocupação com fauna doméstica tem gerado uma convergência nas ações. “A Semad atua na coordenação dessas ações entre Estado, prefeituras e entidades de proteção, com vistas a melhorar a qualidade de vida dos animais em Minas Gerais. Os resultados demostram o acerto na execução das políticas públicas”, destaca.
Programa Bem-Estar Animal
O Programa Bem-Estar Animal, desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental da Semad, teve início em 2021 e contempla ações destinadas à população de cães e gatos abandonados e de tutores carentes. A expectativa do programa é alcançar todos os municípios do estado de Minas Gerais com a realização de procedimentos que vão além das ações de controle populacional de animais domésticos, como outros meios necessários à assistência de animais abandonados e em situação de maus-tratos.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas