Minas Gerais
Araxá recebe segunda etapa da Copa do Mundo de mountain bike neste fim de semana
Em mais uma ação do Governo de Minas para projetar Minas para o mundo, a cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, sedia, de sexta a domingo (19 a 21/4), a segunda etapa da Whoop UCI Mountain Bike World Series, circuito mundial da modalidade.
O torneio é realizado no Grande Hotel Termas de Araxá. As tratativas para que a cidade recebesse o evento teve início durante a edição 2023 da feira de turismo ITB Berlim, na Alemanha, e um Protocolo de Intenções foi assinado, em Paris, em novembro, pelo vice-governador Mateus Simões e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, com a Warner Bros. Discovery Sports, uma das organizadoras do campeonato.
A implementação de uma política pública de atração de eventos para Minas Gerais tem contribuindo para o crescimento expressivo do turismo no estado, que, segundo dados do Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG), teve o melhor desempenho turístico do país no primeiro bimestre deste ano, com alta de 7,6% em comparação ao mesmo período de 2023.
A Copa do Mundo de mountain bike em Araxá é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Cultura e Turismo e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e do Centro Universitário UniBH, com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do Sebrae Minas.
Ineditismo
É a primeira vez que o campeonato será disputado no estado. A iniciativa é eixo estratégico da promoção internacional de Minas Gerais.
Além de projetar a cidade de Araxá, também promove o Circuito Nascentes das Gerais e Canastra e as rotas de cicloturismo do estado.
“Cerca de 30% das rotas de cicloturismo do Brasil estão em Minas Gerais. Internacionalizar nossas pistas de mountain bike é o objetivo nesse evento mundial e de grande projeção do Destino Minas no cicloturismo, turismo de aventura e natureza”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua Turismo), revelam que, em 2021, mais 363 mil turistas estiveram no Brasil a lazer e tiveram como motivação praticar ou assistir esportes.
A pesquisa demonstra a importância do segmento para o setor, fortalecendo a atividade turística que, por sua vez, impulsiona a geração de emprego e renda em todas as regiões mineiras.
Competição
Durante a competição, que conta com atletas olímpicos, serão disputadas as modalidades de Cross Country Olímpico (XCO) e de Short Track (XCC).
Para os apaixonados por esporte, os olhos estarão no circuito totalmente renovado, com 3,8 mil quilômteros de extensão. Afinal, pedalando em meio à exuberante natureza do local, estarão cerca de 300 dos melhores atletas do mundo – vindos de cerca de 40 países –, competindo pelo título da etapa nas icônicas trilhas da cidade mineira.
“A sede da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024 em Araxá consolida Minas Gerais como referência em eventos esportivos da modalidade. Serão dias de muito pedal e atletas renomados, que esperamos ser inspiração para nossos jovens”, ressalta o subsecretário de Estado de Esportes, Tomás Mendes.
“A realização em Araxá dessa etapa do UCI Mountain Bike World Series é uma oportunidade extraordinária de demonstrar o potencial de negócios criados pelo cicloturismo e pelo turismo de aventura, que o Sebrae Minas tem apoiado em diversas regiões do nosso estado”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva
Ele cita como exemplo de sucesso desse apoio a Rota Cicloturística Bahia-Minas, nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
“Viabilizamos a capacitação dos pequenos negócios locais e o mapeamento de narrativas, de forma que a rota estivesse estruturada para receber turistas, gerando empregos e renda para a comunidade”, acrescenta.
O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, lembra a importância de a competição ser disputada pela primeira vez em terras mineiras. “Ter uma etapa do UCI Mountain Bike World Series realizada em Araxá é destacar nosso estado internacionalmente”.
Ainda segundo ele, a Codemge reconhece a relevância e visibilidade que o evento vai trazer para Minas Gerais, e apoia o UCI Mountain Bike World Series por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo.
“Estaremos presentes no estande de Minas. São iniciativas como essa que auxiliam na promoção do turismo e consequentemente no desenvolvimento do nosso estado, fortalecendo a economia e a geração de oportunidades e negócios”, afirma.
Circuito
O evento reserva mais do que a competição dentro das pistas. No entorno do circuito no Grande Hotel Termas de Araxá, um verdadeiro festival está à disposição de quem for ao bairro do Barreiro acompanhar as disputas mundiais: praça de alimentação, shows e feira de produtos estão entre as atrações.
“Estar presente em um evento desse porte, que une esporte, cultura e turismo, dialoga diretamente com os preceitos de qualidade que orientam o projeto acadêmico do UniBH. E vem em um momento ímpar, em que estamos preparando o terreno para trazer para Minas Gerais grandes novidades na área da gastronomia. Participar do evento é uma oportunidade única que o apoio da Codemge está nos proporcionando”, comemora o diretor do Centro Universitário Uni-BH, Pedro Coutinho.
Programação
As duas primeiras provas da Whoop UCI Mountain Bike World Series ocorrem nesta sexta-feira (19/4), às 14h e 14h35, com a realização do Short Track (XCC) para as categorias Sub-23 Feminina e Sub-23 Masculina, respectivamente.
No sábado (20/4), mais três provas serão realizadas: a Elite Feminina e Elite Masculina no XCC, competindo às 12h e 12h35, respectivamente, e a Sub-23 Masculina encerra o dia com o primeiro Cross Country Olímpico (XCO) do evento, às 15h.
O domingo (21) tem no XCO para a Sub-23 Feminina a primeira prova, às 10h30. Enquanto o XCO da Elite Feminina acontece às 13h15, o XCO da Elite Masculina encerra o evento a partir das 15h30.
O organizador local da Copa do Mundo e da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), Rogério Bernardes, conta que está muito feliz com a edição inédita da competição em Minas: “esse é um grande sonho que nasceu há mais de 20 anos, quando realizamos nossa primeira prova de mountain bike em Araxá. Estamos também confiantes de que será uma grande festa do ciclismo. Só temos a agradecer a todos que nos deram apoio e acreditaram em nosso evento, como o Governo do Estado e suas diversas secretarias”.
Evento para agradar ao público de todos as idades, a Whoop oferece também feira de exposições com mais de 40 marcas exibindo e vendendo produtos para amantes do ciclismo, além de uma praça de alimentação com serviço completo e diversas atrações.
Na parte de bebidas, estandes exclusivos para venda de sucos, cervejas tradicionais e artesanais também têm espaço.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.