Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Minas Gerais

Arsae desenvolve ferramenta para acesso e avaliação de informações operacionais de 641 municípios mineiros

Publicados

em

Na busca pelo desenvolvimento de instrumentos e atividades regulatórias inovadoras e eficientes, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) desenvolveu, por meio de dashboard, painéis visuais que apresentam um conjunto de informações com indicadores e métricas, um armazém de dados nomeado Panoramas Municipais. Com essa ferramenta, é possível visualizar diversas informações operacionais dos 641 municípios regulados pela Agência, em nível municipal ou de suas localidades.   

Segundo a Gerência de Informações Operacionais da Arsae-MG (GIO), que desenvolveu o projeto, inicialmente houve a concepção do armazém de dados como módulo constituinte do Sistema de Informações Regulatórias (SIR). Dessa forma, foram carregadas e relacionadas diversas categorias de informações operacionais e econômicas enviadas pelos prestadores de serviço, segundo a Resolução Arsae-MG nº 114/2018.  

“Em etapa posterior ao desenvolvimento deste armazém de informações, foram vislumbradas diversas possibilidades pautadas em, por exemplo, visualizar os dados disponíveis de forma georreferenciada, disponibilizar aos servidores da Agência a visualização do histórico de indicadores de desempenho operacional, elaborar croquis dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, agregar as informações em níveis de município e localidades, entre outras”, explica o analista Fiscal e de Regulação da GIO, Henrique Santos.  

Leia Também:  OGE/MG realiza terceira edição da Ouvidoria Móvel Mineirão

Nos casos de dupla concessão, onde há mais de um prestador no município, como ocorre com Copasa e Copanor em 34 municípios, foram elaborados relatórios individuais. 

Para compor o relatório, foram selecionados indicadores e  informações considerados mais relevantes para caracterizar a prestação dos serviços, organizados nas seguintes categorias: Informações gerais, Localidades sob concessão, Indicadores de universalização dos serviços, Indicadores de eficiência operacional, Indicadores da continuidade dos serviços prestados, Indicadores de adesão e disponibilidade de tarifa social, Indicadores de desempenho de atendimento aos usuários, Indicadores de desempenho operacional do sistema de esgotamento sanitário, Indicadores de desempenho operacional do sistema de abastecimento de água, entre outros.  

De acordo com a Luciana Campos, coordenadora Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização de Serviços (CRO), o painel desenvolvido possibilita ainda a exportação das informações em formato PDF e, por consequência, acesso e avaliação dos indicadores de forma interna para as diversas equipes da Arsae-MG.  

“Desta forma, é possível concluir que a ferramenta desenvolvida facilita o acesso dos servidores da Arsae-MG às informações operacionais e econômicas em único ambiente, a fim de subsidiar análises preliminares e nortear as atividades regulatórias ideais para cada um dos municípios regulados pela Agência”. 

Leia Também:  Escolas estaduais apresentam pesquisas científicas na 24ª UFMG Jovem

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Divulgadas informações para a realização de exames admissionais de nomeados em concurso da Educação 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA