Minas Gerais

Arsae-MG firma convênios para regular e fiscalizar mais dois prestadores

Publicados

em


A Arsae-MG assinou, nessa terça-feira (22/3), dois convênios visando à regulação de mais dois prestadores. Um deles com representantes da Prefeitura de Araújos – titular do serviço -, município no qual a empresa Sanarj é a responsável e, o outro, com a Prefeitura de Nova Lima para a regulação das atividades da Samotracia, empresa prestadora dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na região do Alphaville. 

Em ambos os casos, os prestadores não possuíam um órgão regulador e foram os municípios que procuraram a Arsae-MG a fim de formalizarem o convênio, por reconhecerem a capacidade técnica da autarquia. Após os encaminhamentos, foram assinados os convênios, que terão duração de cinco anos, podendo haver a renovação. 

“Sabemos que a Agência faz uma regulação eficiente, então é isso que estamos buscando, pois pretendemos melhorar a prestação do serviço, já que essa é uma das maiores reivindicações da população. Temos alguns gargalos, como o problema do abastecimento, a falta de resposta por parte do prestador, e o processo de revisão tarifária, que não acontece desde 2003, inviabilizando investimentos”, afirma a secretária de Meio Ambiente de Araújos, Diuly Nunes Mesquita.

Leia Também:  Governo direciona mais de R$ 170,4 mi em convênios para o agro mineiro

Procedimento

O chefe de gabinete da Arsae-MG, Gustavo Medeiros, explica como é feita a regulação e a fiscalização. Ele ressalta que os dados precisam vir do prestador e que se torna fundamental, neste primeiro momento, entender a realidade da prestação do serviço no município.

“Precisamos fazer um check-list com as informações que serão os insumos básicos para nortear a atuação da Agência, e auxiliar o município para que de fato consigamos fazer uma regulação que traga resultados”, pontua. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Epamig firma parceria com a empresa Carapreta para pesquisas com forrageiras no semiárido mineiro

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Arsae-MG aprova Agenda Regulatória 2023-2024 com formato bienal inédito

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA