Minas Gerais

Artesãos mineiros têm faturamento inédito em eventos apoiados pelo Governo de Minas 

Publicados

em

Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), da Diretoria de Artesanato do Sebrae Minas, a expedição “Viagem para as Origens”, pelo interior de Minas Gerais, e a exposição “Arte dos Mestres”, em São Paulo, apresentaram faturamento expressivo na última edição, além da prospecção de negócios futuros.

Os artesãos mineiros que expuseram produtos faturaram cerca de R$ 360 mil em vendas diretas imediatas, durante os dois eventos realizados em agosto e em setembro.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o apoio à realização de tais eventos evidencia o comprometimento do Executivo com a manutenção do artesanato e preservação da cultura tradicional do estado. “Minas Gerais é uma potência quando se trata de produção artesanal e precisamos incentivar para que essa parte da nossa história tenha mais visibilidade e incentivos. Isso é papel do governo e tem sido feito com muito afinco, afinal, além de preservar nossas tradições, a produção artesanal também gera renda, empregos e impulsiona a nossa economia”.

Leia Também:  Órgãos de controle do Governo de Minas descobrem dano de R$ 28 mi aos cofres públicos

Os eventos

Sebrae / Divulgação

A exposição “Arte dos Mestres”, organizada pela ONG Artesol com curadoria de Josiane Masson e Marco Aurélio Pulcherio, teve o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos mestres de tradição popular do Brasil e recebeu público diversificado.

Já na expedição “Viagem para a Origem”, os lojistas partiram de Belo Horizonte e seguiram a rota que abrangeu as cidades de Araçuaí, Diamantina, Minas Novas, Ponto dos Volantes e Turmalina, até alcançarem Teófilo Otoni.

Durante seis dias, o grupo teve a oportunidade de explorar de perto a produção de bonecas de cerâmica, conhecer os artesanatos de bordados, tecelagem e peças confeccionadas com materiais como capim dourado, sempre-vivas, fibra, madeira e couro.

Em novembro e em dezembro haverá novas exposições. Artesãos interessados em participar serão selecionados por meio de Chamamento Público da Diretoria de Artesanato Mineiro da Sede. Confira a descrição abaixo:

“16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras”

Data: 15 a 19/11

Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, Brasília-DF

Descrição: O Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, estará presente no 16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em estande exclusivo para a comercialização dos produtos artesanais mineiros. Serão disponibilizadas cerca de 18 vagas para artesãos e entidades de artesanato selecionados por meio de Edital de Chamamento Público previsto para o final de setembro.

Leia Também:  Educadores ambientais de todo o país podem se inscrever para curso da Semad

“34ª Feira Nacional de Artesanato”

Data: 6 a 10/12

Local: Expominas, Belo Horizonte/MG.

Descrição: O Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, estará presente com cerca de 40 vagas para artesãos e entidades de artesanato selecionados por meio de Edital de Chamamento Público previsto para outubro, para a comercialização dos produtos artesanais mineiros em estande exclusivo. Reunindo toda a expressão do “fazer artesanal” a feira é considerada a maior e a mais importante do gênero em Minas Gerais e uma das maiores da América Latina.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas que reforçam ações de conservação e turismo ecológico
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA