Minas Gerais

Assessorias Estratégicas se reúnem para alinhamento de soluções conjuntas e melhorias dos serviços públicos

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) reuniu, nessa segunda-feira (18/3), as Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais (Aests), durante o 1º Encontro da Rede Estratégia de 2024. O encontro, realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), contou com a presença de cerca de 120 representantes de órgãos e entidades que possuam Assessorias Estratégicas ou unidades equivalentes.

O objetivo foi propiciar troca de experiências, debater desafios, compartilhar conhecimentos e buscar soluções conjuntas entre as Aests. A Rede Estratégia, coordenada pela Seplag-MG, busca fortalecer o trabalho das Assessorias Estratégicas, impactando no aumento da eficiência do Governo de Minas, no aprimoramento da prestação de serviços públicos e no estímulo ao desenvolvimento do Estado.

“Como unidades essenciais em cada órgão e entidade do Governo de Minas, as Aests compartilham desafios comuns e, ao mesmo tempo, desenvolvem soluções inovadoras que impressionam pela efetividade. Por esse motivo, dividir as dificuldades entre os participantes é fundamental, pois as respostas às demandas têm boas chances de surgirem da experiência de uma outra equipe, prontas para serem compartilhadas”, destacou Lucas Fainblat, da Assessoria de Desenvolvimento de Capacidades em Estratégia e Inovação da Seplag-MG, na abertura do evento.

Leia Também:  Concurso Internacional de Queijo Artesanal terá avaliação coordenada pela Epamig ILCT

Programação

Na pauta do encontro, foram incluídos o nivelamento e a atualização de informações importantes relativas ao dia a dia das Aests e apresentação do tema Automatização de Processos, feita pela equipe da Subsecretaria de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG.

Na ocasião, também foram compartilhadas iniciativas de sucesso no tema e oportunidades de atuação das inovações em automatização, além da exposição de gargalos e desafios para que essa ferramenta possa chegar ao alcance de cada vez mais servidores.

Propostas e projetos para 2024

No calendário da Rede Estratégia deste ano, está prevista a realização de mais seis encontros para troca de experiências, que irão mobilizar cerca de 540 participantes de Aests de todos os órgãos e entidades estaduais.

Também estão previstos seis cursos de capacitação, reunindo 12 turmas para certificação de cerca de 360 alunos em temas sugeridos pelas próprias Assessorias Estratégicas em diagnóstico realizado no fim de 2023. Estima-se, até o fim do ano, uma oferta total de 48 horas de capacitação por servidor inscrito.

Leia Também:  Minas garante transporte aéreo médico para pacientes em situações críticas

Rede Estratégia

A Rede Estratégia foi criada em fevereiro de 2023 para integrar as Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais. Hoje, existem 29 assessorias estratégicas (e unidades equivalentes), que conectam cada órgão e entidade do Estado à estratégia central do Governo de Minas.

São elas que elaboram o planejamento estratégico dos órgãos em que atuam, realizam a gestão e o monitoramento dos projetos acompanhados pelo governador, pelo vice-governador e por secretários de Estado, cabendo à Seplag-MG coordenar o conjunto dos trabalhos.

Com o lema “Ouvir para simplificar. Conectar para fortalecer”, a Rede Estratégia é formada por servidores e servidoras das Aests e unidades equivalentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro e pela equipe da Seplag-MG, além de colaboradores e parceiros que agregam conhecimento e soluções aos desafios vividos pelas Assessorias Estratégicas do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  UAI Ponte Nova incorpora novos serviços do Detran-MG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA