Minas Gerais

Atualização dos rebanhos fortalece vigilância sanitária em todo o estado

Publicados

em

Mobilizando mais de 400 mil produtores rurais em todo o estado, a campanha de atualização dos rebanhos é uma importante medida que contribui para fortalecer a vigilância sanitária, tornando o serviço veterinário oficial mais ágil e eficiente. Executada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o procedimento segue até 30/6.

Todos os produtores rurais de Minas Gerais deverão atualizar os dados de seus rebanhos. A obrigação vale para os criadores de bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes.

A atualização deve ser feita pelo Portal do Produtor Rural, clicando aqui. Caso o produtor ainda não tenha acesso ao Portal, é necessário se cadastrar, seguindo as instruções neste link. Para mais informações, o produtor pode procurar o escritório do IMA em sua região, nesta página.

Ao cumprir os procedimentos de atualização dos rebanhos, o produtor deve declarar a vacinação contra raiva de bovinos, bubalinos, asininos, equinos, muares, caprinos e ovinos.

Monitoramento

Leia Também:  Curso gratuito de cuidados com saúde vocal do professor está com inscrições abertas

De acordo com o fiscal do IMA, médico veterinário Natanael Lamas Dias, o cadastro atualizado fornece subsídios para monitoramento dos rebanhos, fortalecendo as atividades de vigilância, principalmente, em casos de emergências sanitárias. “A partir do dia 1º de julho de 2023, os produtores que não realizaram a atualização do rebanho poderão ser impedidos de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento oficial para trânsito animal e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros) e também ficarão impedidos de terem acesso a Ficha Sanitária até que ocorra a atualização do cadastro das explorações pecuárias”, alerta.

Exploração pecuária é o grupamento de uma ou mais espécies de animais sob a responsabilidade do produtor dentro de um estabelecimento rural, organizada por sexo e faixa etária. E a Ficha Sanitária Animal é um documento no qual estão descritos os dados sanitários de uma exploração pecuária.

Fortalecimento da vigilância sanitária

Em abril, o Governo de Minas anunciou a campanha da atualização de rebanhos durante a abertura da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Leia Também:  Esposa do apresentador Faustão atualiza fãs sobre seu estado de saúde: ‘Internado’

A imunização de rebanhos contra a febre aftosa em Minas foi suspensa a partir de 2023, o que representou uma conquista histórica para os criadores de gado mineiros.

A Seapa estima uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões por ano, para o setor produtivo de Minas, considerando os gastos com imunizantes e pessoal para aplicação, entre outros custos.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Rede estadual promove ações de recomposição de aprendizagens com os alunos durante todo o ano letivo

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Esposa do apresentador Faustão atualiza fãs sobre seu estado de saúde: ‘Internado’

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA