Minas Gerais

Autorizada a primeira fase das melhorias na estrada que liga Casa Branca, em Brumadinho, a Nova Lima, na BR-040

Publicados

em

Em uma importante iniciativa para a infraestrutura e a mobilidade da região, o Governo de Minas e as Instituições de Justiça autorizaram o início da primeira fase do projeto de melhorias na estrada que liga os bairros de Casa Branca, em Brumadinho, ao Jardim Canadá, em Nova Lima. A via também é um dos principais acessos de ligação entre Brumadinho e a BR-040.

Os trabalhos iniciais são referentes a elaboração de projetos de engenharia e de arquitetura. O valor é de R$ 4.172.683,00 e o prazo para entrega dos documentos é de um ano e cinco meses. Toda a execução, conforme decisão da justiça, cabe à Vale.

O projeto é custeado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho e foi definido após a Consulta Popular realizada na região atingida.

A estrada, com extensão aproximada de 10,7 quilômetros, liga Casa Branca a portaria do Parque Estadual do Rola Moça, localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, às margens da BR-040, importante acesso para a conexão com a capital mineira e as cidades históricas da região Central do estado. Por consequência, a via é fundamental para as áreas turísticas, rurais e distritos de Brumadinho, como cachoeiras, restaurantes, condomínios, sítios e pousadas.

Leia Também:  Audiência vai reforçar importância de amparar a primeira infância

A iniciativa abrange desde a reforma e o recapeamento da estrada até a implementação de medidas de drenagem superficial, sinalização de tráfego, sinalização turística da via, da trilha para pedestres e ciclistas, com o objetivo de adequar o local ao modelo de estrada parque, ou seja, com características turísticas. Além disso, três mirantes, nomeados como Mirante dos Planetas, Mirante do Jatobá e Mirante dos Veados, serão estruturados ao longo do trajeto. Esses pontos de observação vão oferecer uma visão panorâmica da região e proporcionar um ambiente propício para turistas, ciclistas e pedestres desfrutarem das belezas naturais.

As melhorias na estrada que liga Casa Branca ao Jardim Canadá representam um marco significativo no desenvolvimento da região, promovendo a valorização do turismo local, a segurança viária e a melhoria na qualidade de vida dos moradores. A expectativa é de que, com a conclusão desse projeto, a região se torne ainda mais atrativa para visitantes e residentes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Brumadinho e municípios vizinhos.

Após a conclusão dos projetos de engenharia e arquitetura, será possível obter uma estimativa mais precisa do valor total da obra e do prazo de execução.

Leia Também:  Artista que vivia em situação de rua em BH visita suas obras pela primeira vez

Reparação Socioeconômica

O projeto “Melhorias da Estrada que Liga Casa Branca – Jardim Canadá – Brumadinho” compõe o Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

Dentro desta frente de reparação está reservado R$ 1,5 bilhão para execução de projetos de fortalecimento dos serviços públicos em Brumadinho (Anexo I.4). Até o momento, foram definidos 37 projetos para o município, 14 deles já estão em execução, incluindo a obra na estrada.

Destes 37 projetos, 28 foram definidos após a Consulta Popular. O processo participativo foi realizado nos 26 municípios atingidos pelo rompimento, em novembro de 2021, como uma das ações de reparação. Mais de 10 mil pessoas apontaram áreas prioritárias para receberem investimentos de reparação.

O andamento destes projetos é acompanhado pela auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes, Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  BDMG amplia financiamento a empresas lideradas por mulheres no estado
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA