Minas Gerais
Avaliação Intermediária 2024 já está sendo aplicada na rede estadual de ensino mineira

As escolas da rede estadual de Minas Gerais já estão aplicando a Avaliação Intermediária 2024. Essa avaliação desempenha um papel importante no sistema educacional, sendo projetada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para verificar o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos nos dois primeiros bimestres letivos. A aplicação da Avaliação Intermediária é obrigatória em todas as escolas da rede estadual, e será concluída até o dia 28/6, nos formatos digital e impresso, durante o turno de estudo dos estudantes na escola.
A avaliação fornece dados essenciais que auxiliam os professores na identificação de necessidades específicas dos estudantes e na implementação de intervenções pedagógicas adequadas para promover o contínuo desenvolvimento do aprendizado.
“A avaliação Intermediária sistêmica é uma ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Ela permite que nós, educadores, acompanhemos de perto o progresso dos nossos alunos no primeiro semestre, identificando suas forças e lacunas ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa avaliação nos subsidia informações valiosas sobre a eficácia das nossas estratégias de ensino, bem como sobre as necessidades individuais dos estudantes”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa.
A avaliação abrange estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. Os professores ou especialistas serão responsáveis pelo lançamento das respostas dos estudantes na aplicação impressa, utilizando o Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) ou o aplicativo leitor de respostas, até 2/7.
Avaliação Intermediária
A Avaliação Intermediária possui um caráter formativo, focando na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem e permitindo a coleta de dados para que os professores possam realizar intervenções e mediações necessárias. Isso possibilita qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de forma individualizada ao longo do ano letivo.
Na aplicação digital, os estudantes acessam os cadernos de prova através do aplicativo Conexão Escola ou do Portal Simave. Para a aplicação impressa, os diretores escolares podem fazer o download e a impressão dos cadernos de teste através do Simave. Os cadernos são compostos por itens de múltipla escolha, organizados com diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), garantindo uma avaliação abrangente das competências dos estudantes.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL17 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia